ESTRATÉGIA PARA CONTEXTUALIZAR A QUÍMICA ATRAVÉS DO LICOPENO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Amantéa, G.P. (UTFPR) ; Stroher, G.R. (UTFPR) ; Rodrigues, A.C. (UTFPR) ; Souza, A.H.P. (UEM) ; Gohara, A.K. (UEM) ; Matsushita, M. (UEM) ; Neves, G.Y.S.N. (FAFIMAN) ; Souza, N.E. (UEM) ; Stroher, G.L. (UTFPR)

Resumo

O licopeno, um antioxidante, pode auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. O objetivo deste trabalho foi explicar, com palestras, os antioxidantes, licopeno, benefícios destes a saúde, alimentos fontes, formas de ingestão (preparo de alimentos e capsulas) e radicais livres para alunos, servidores e professores do Ensino Fundamental, contextualizando a química nestes conceitos. Para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos foi realizado um questionário, o qual mostrou resultados porcentuais de erros, ou seja, falta de aprendizado inferior a 32%. Com isso, notamos que o projeto pode ser capaz de amenizar futuros problemas de saúde e/ou proporcionar melhor qualidade de vida incorporando a química de forma positiva aos participantes.

Palavras chaves

antioxidante; radical livre; ensino de química

Introdução

A qualidade de vida é ligada a adoção de hábitos saudáveis, a qual deve ser instigada desde a infância, pois nessa fase são formados os hábitos alimentares, bem como o hábito de praticar atividades físicas. Além disso, a química é vista no final do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio, sem muitas vezes aproveitar para contextualizar e inserir a interdisciplinaridade de moléculas como o antioxidante licopeno, capaz de prevenir doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares, catarata, declínio do sistema imune, disfunções cerebrais (BOJÓRQUEZ et al., 2013; DUZZIONI et al., 2010; SHAMI et al.,2004). Assim, boas fontes de licopeno estão em alimentos de coloração natural vermelho alaranjadas, como o tomate, morango, cereja, goiaba vermelha (MATIOLI et al., 2003). O trabalho teve como objetivo explicar, com palestras, os antioxidantes, o licopeno, os benefícios destes a saúde, alimentos fontes, formas de ingestão (formas de preparo de alimentos e capsulas) e a ação negativa dos radicais livres a saúde para alunos, servidores e professores do EF, com intuito de contextualizar a química nestes conceitos.

Material e métodos

A palestra, apresentada com o auxílio de kit multimídia, foi desenvolvida para alunos, professores e servidores do EF da rede pública da cidade de Apucarana, Estado do Paraná, Brasil. A palestra focou os antioxidantes, licopeno, alimentos fontes de licopeno tanto na melhor forma de ingeri-los quanto na de prepará-los para melhor absorção pelo organismo humano, os benefícios da prática de esportes, de bons hábitos alimentares em geral e da perda de vícios (fumo e alcoolismo), as necessidades de ingerir os alimentos e não as capsulas comercializadas contendo licopeno, e os malefícios dos radicais livres. No término, aplicou-se um questionário (Quadro 1) para constatar se houve aprendizagem do assunto por parte dos alunos. A somatória de questionários respondidos pelos alunos foi igual a 519, sendo 130 do 6º ano, 133 do 7º ano, 136 do 8º ano e 120 do 9º ano. Os resultados foram submetidos à Anova, teste de Tukey, p<0,05, com o auxílio do software ASSISTAT, versão 7.7.

Resultado e discussão

Nas Q1 e Q5 a somatória das média de acertos foi significativamente igual para todos os alunos, com exceção do 9º ano que apresentou média inferior. Na Q2 os alunos do 6º ano obtiveram as maiores médias de acertos e o 9º ano a menor média. A Q3 apresentou as menores médias de acertos do questionário e os resultados foram significativamente iguais para todos os anos. Na Q4, os alunos do 8º ano obtiveram a maior média de acertos, enquanto os alunos do 9º ano obtiveram a menor média. Os alunos do 9º ano, embora sejam os mais velhos, apresentaram as menores médias de acertos em todas as questões, com exceção da Q3. Com relação aos erros do questionário, pode-se observar nas Q1, Q2, Q4 e Q5 que todos os anos obtiveram médias baixas, sendo que a Q5 apresentou média de erros nula. No entanto, Q3 foi a maior média de erros de todo o questionário. As Q4 e Q5 apresentaram as médias de isentos de opinião nulas, com exceção do 9º ano na Q5. Na Q3 a média de isentos de opinião foi a maior dentre todas as questões, entretanto essa média é significativamente menor em relação aos acertos e erros obtidos na questão. Avaliando os resultados porcentuais dos erros cometidos nas diferentes questões, temos que a Q3 obteve o valor maior com 31,2%, seguida por Q2 com 4,0%, por Q1 com 2,9%, por Q4 com 2,7% e Q5 com 0,0%. Estes resultados são satisfatórios uma vez que alguns participantes disseram errarem a Q3 por falta de atenção na leitura. Contudo, neste trabalho se conseguiu interligar a química com os alimentos e a saúde de forma positiva. Esta contextualização com o cotidiano dos participantes é fundamental para despertar maior interesse nos alunos tanto para o aprendizado da química quanto para aumentar a quantidade de futuros profissionais na área.

Quadro 1

Questionário aplicado aos alunos de Ensino Fundamental.

Tabela 1

Resultados obtidos em função de acertos, erros e sem opinião sobre as perguntas do Quadro 1.

Conclusões

Contudo, o trabalho focou nos antioxidantes, licopeno, alimentos, prática de esportes, bons hábitos alimentares em geral, nos radicais livres, e nos benefícios da perda de vícios em drogas, ligando a química a estes conceitos. As questões aplicadas sobre o quanto foi possível o aprendizado mostrou erro inferior a 32% nas respostas, resultado este satisfatório. Com isso, notamos que o projeto pode ser capaz de amenizar futuros problemas de saúde e/ou proporcionar melhor qualidade de vida, além de inserir os conhecimentos de química como aliada, e importante para algumas escolhas cotidianas.

Agradecimentos

Bolsista da UTFPR – Brasil, CNPQ (bolsa)e UEM.

Referências

BOJÓRQUEZ, R. M. C.; GALLEGO, J. G.; COLLADO, P. S. Propriedades funcionales y benefícios para la salud del licopeno. Nutrición hospitalaria, 2013.
DUZZIONI, A. G.; FRANCO, A. G.; DUZZIONI, M.; SYLOS, C. M. Determinação da atividade antioxidante e de constituintes bioativos em frutas cítricas. Alimentos e nutrição, 2010.
MATIOLI, G.; RODRIGUES-AMAYA, D. B. Microencapsulação do licopeno com ciclodextrinas. Ciência e tecnologia de alimentos, 2003.
SHAMI, N. J. I. E.; MOREIRA, E. A. M. Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição, 2004.
ZANCUL, M.S.; DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E. Considerações sobreações atuais de educação alimentar e nutricional para adolescentes. Alimentação e Nutrição, Araraquara, 2007.

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