ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Sampaio Sales, S. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; dos Santos Lima, M. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; Paiva dos Santosr, R. (UESPI)
Resumo
A química é considerada por muitos uma matéria difícil, sem utilidade. Por isso é necessário motivar seu aprendizado, explorando as aulas com a química que está mais próxima dos alunos. Portanto, foi culminado este trabalho envolvendo 35 alunos de uma turma do 1° ano do Ensino médio, na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, na cidade de União- Piauí. Onde foram ministradas aulas demonstrativas/ expositivas, dinâmicas, feitas assim atividades no qual mensuraram o conhecimento dos alunos, assim este trabalho tem como objetivo tornar o ensino de química mais motivante, despertando interesse e curiosidade nos alunos.
Palavras chaves
Ensino de química; motivação; aulas laboratoriais
Introdução
Um dos desafios atuais do ensino de Química é fazer uma ligação entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos, com isso os alunos ficam desestimulados e acabam considerando a Química uma disciplina difícil, com temas muito complexos, o que exige muita memorização. (SANTANA, 2009) Assim a maneira unidirecional que é lecionada uma aula tradicional, no qual gera o desinteresse dos alunos é consequentemente um baixo rendimento escolar, gerando uma ineficiência no ensino. Além deste fator, as aulas tradicionais também são em sua maioria, dissociadas do cotidiano dos alunos, o que gera uma incompreensão da matéria, pois os estudantes podem não conseguir fazer relação com algo que lhes é comum, e o conteúdo acaba por se tornar abstrato. (KRASILCHIK, 2004) Mas, para que sejam alcançados os objetivos que justificam e motivam o ensino e o aprendizado de Química é necessário que sejam abandonadas às aulas baseadas na simples memorização de conceitos e fórmulas e explorar as aulas com a química que está mais próxima dos alunos e de suas realidades, pois a partir do momento em que o aluno percebe uma relação entre a sala de aula e o seu cotidiano, o interesse e a aprendizagem ocorrem e assim poderá ficar mais clara a importância da Química já que ela é parte integrante do cotidiano. (CHASSOT, 1990)
Material e métodos
Este trabalho foi realizado com 35 alunos do 1° primeiro Ano do Ensino médio, na Unidade Escolar Barão de Gurguéia na cidade de União- Piauí. A escolha da culminância desse trabalho foi à dificuldade encontrada pelos alunos na sua aprendizagem. As etapas das atividades foram dadas da seguinte forma: aula expositiva/ demonstrativa, para envolver a participação dos alunos através de debates sobre os conteúdos abordados nas aulas, atividades práticas laboratoriais feitas no pátio da escola, para mostrar as possibilidades de um trabalho extraclasse, utilizou-se de recursos tais como, o uso de novas tecnologias, visando o cotidiano estudantil e não apenas do lazer; por fim, atividades para medir o conhecimento e a aprendizagem, para quantificar o rendimento geral da turma.
Resultado e discussão
É notável que as relações de ensino- aprendizagens necessitam de reformulações.
Esse processo de ensino visou que a motivação existe ainda de forma precária. A
realização das atividades propostas no experimento buscou representar para os
alunos além dos conhecimentos da disciplina de Química, um panorama de quem são
os profissionais atuantes na área e como eles trabalham em especial os métodos
que utilizam. Durante a execução das atividades práticas observou-se um grande
entusiasmo por parte dos alunos, foi possível perceber nitidamente a admiração
dos estudantes à medida que elas estavam sendo realizadas. No decorrer da
realização dos experimentos os alunos interagiam perguntando e intervindo de
forma construtiva para a evolução do conhecimento. A experimentação no ensino
das ciências é muito útil no ensino de Química, pois esta as tornou as aulas
mais dinâmicas, o que contribuiu para um crescimento no aprendizado dos alunos.
Assim a motivação não é mais uma responsabilidade somente dos alunos (embora
também continue sendo deles), mas também um resultado da educação que recebem e,
em nosso caso, de como lhes é ensinada a ciências, possuindo após a metodologia
um rendimento de maior motivação da turma de 80%.
Representa os alunos fazendo experimento de pátio como método de motivação para estes.
Conclusões
Logo, o uso de diferentes recursos didáticos está cada vez mais usual no ensino de química. A busca por novos instrumentos de ensino, assim como o uso da experimentação no ensino de química, favoreceu o processo de aprendizagem aliado aos aspectos motivacionais.
Agradecimentos
A Deus, UESPI e amigos.
Referências
CHASSOT, Áttico. A educação no ensino de química. Ijuí:: Editora da Unijuí, 1990.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004. 195 p.
SANTANA, E.M.; Rezende, D.B. (2007). A influência de Jogos e atividades lúdicas no Ensino e Aprendizagem de Química. Anais do VI Encontro de Pesquisa em ensino de Ciências, Florianópolis, Brasil, 2009.