ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Rubem, C.M. (INC/BC/UFAM) ; Lopes, A.P. (INC/BC/UFAM)
Resumo
O presente trabalho objetiva mostrar a importância de metodologias diversificadas, em especial jogos e dinâmicas, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências do 8º ano. Utilizou-se aplicação de questionários antes e depois da abordagem de cada conteúdo, sendo um jogo e uma dinâmica em cada turma, observando que foram de grande relevância, pois de 35% a 40% dos alunos, relataram que trouxeram aprendizagem, 32% conhecimentos, de 15% a 20% esclarecimentos nas suas dúvidas, e 13% um bom relacionamento com seus colegas. Mostrando que os métodos utilizados contribuíram no processo de ensino-aprendizagem, e que os alunos aprendem, não só através de aulas teóricas, mas também por meio de aulas práticas, com o uso de recursos didáticos.
Palavras chaves
Aprendizagem; Jogos e dinâmicas; Metodologia didática
Introdução
O referido trabalho aborda formas metodológicas como: jogos e dinâmicas, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Para tanto, fez-se necessário compreender o significado de metodologia. De acordo com Ferreira (2000), são conjunto de métodos ou técnicas, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e na sua aplicação. Pode ser fundamentado em aulas expositivas e demonstrativas (MIZUKAMI, 1986). Assim, pode-se dizer que o professor sendo o mediador do ensino, pode promover em sala de aula um ambiente desafiador de modo que os alunos possam ter um bom desenvolvimento em sua aprendizagem. Um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, avaliação de conteúdos já desenvolvidos e como revisão ou síntese de conceitos importantes, são os jogos (CUNHA, 2004). Além disso, kishimoto (2009) diz que, é significativo, possibilitando a autodescoberta, a assimilação e a integração com o mundo por meio de relações e de vivencias. Tem se também, as dinâmicas de grupo, que são atividades curtas que empregam alguma técnica específica, motivadoras, envolventes, que podem ser aplicadas quando se busca estabelecer em bases definitivas uma filosofia formativa que se pretende imprimir na escola ou empresa (ANTUNES, 1999, p.17). Neste contexto, o presente trabalho objetiva: mostrar a importância da metodologia diferenciada, tais como: jogos e dinâmicas, a serem trabalhadas dentro da sala de aula na disciplina de ciências, visando proporcionar um ambiente favorável que contribua não somente para a melhoria do ensino, mas na construção do processo de aprendizagem dos discentes.
Material e métodos
Neste trabalho envolveu-se como sujeitos participantes, 30 alunos de duas turmas do 8 ͦ ano, na disciplina de Ciências, no turno vespertino. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas. O tipo de pesquisa executada no desenvolvimento do trabalho foi à pesquisa-ação, que de acordo com Santos (2005), “obriga ao investigador ter um estreito relacionamento com a realidade, na qual juntamente com os participantes, envolvem-se no trabalho de forma cooperativa”. Assim desempenhando um papel ativo na própria realidade dos fatos observados. O trabalho foi executado em etapas: 1) juntamente com a docente da disciplina de ciências escolheram-se dois conteúdos a serem abordados (a espécie Humana e o corpo humano); 2) fez-se a confecção dos materiais didáticos metodológicos (jogos das cartas e da trilha, dinâmicas da arvore do conhecimento e do repolho); 3) aplicação do 1º. questionário (perguntas abertas e fechadas) para cada conteúdo (a espécie Humana e o corpo humano) antes da abordagem dos mesmos; 4) abordagem dos conteúdos e execução dos jogos e dinâmicas; 5) aplicação do 2º. questionário com as mesmas perguntas do primeiro para cada conteúdo abordado; 6) tabulação dos dados e análise dos resultados.
Resultado e discussão
Com relação ao conteúdo sobre Espécie Humana, (Tabela 1) observou-se, que no primeiro questionário na 1ª e 2ª pergunta houve de 55% a 57% de resposta erradas, em comparação com o segundo (aplicado após o conteúdo e as atividades metodológicas), que foi de 18% a 27% das respostas incorretas. Verificou-se também, que os alunos já tinha um conhecimento prévio da relação do homem com o meio ambiente, pois 93% responderam positivamente sobre essa questão no primeiro questionário. Analisando os dados do segundo conteúdo O Corpo Humano (Tabela 2), obtiveram-se, 35% a 58% de respostas incorretas no 1º questionário aplicado e de 13% a 30% no segundo. Com isso, nota-se que as atividades desenvolvidas trouxeram uma contribuição significativa no aprendizado dos alunos. Segundo Libâneo (1994) as técnicas, recursos ou meios de ensino são complementos da metodologia, colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino. Na finalização das atividades, os alunos descreveram sobre as atividades desenvolvida em sala, onde nas respostas dos mesmos (Figura 1) percebeu-se que, as atividades aplicadas como recursos foram de grande relevância para processo de ensino-aprendizagem, pois, não só contribuem no aprendizado dos alunos e/ou desenvolvimento intelectual, como para seu relacionamento com os colegas e com o professor. No entanto, durante a atividade os alunos contribuíram com suas ideias, tiveram algumas dúvidas, mas, foram esclarecidas pelos estagiários presentes na sala e pela própria docente da turma. Conforme Libâneo (1994) o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, além disso, Mizukami (1986) ressalta, que o conhecimento é elaborado e criado a partir do mútuo condicionamento, pensamento e prática.
Questionário sobre os conteúdos de Espécie humana e O corpo humano, aplicados antes e depois da abordagem metodológica.
Resultados das atividades desenvolvida em sala.
Conclusões
Com esta pesquisa pode-se concluir que os materiais utilizados como recursos didáticos na contribuição e aprimoramento do conteúdo foram de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Além de proporcionar conhecimentos, também oportunizaram participação direta e uma boa relação com seus colegas e professor.
Agradecimentos
Ao Instituto de Natureza e cultura da Universidade Federal do Amazonas - INC/BC/UFAM
Referências
ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludoterapia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 17ª. Ed.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
FERREIRA, A. B. de Holanda. Mini Aurélio Século XXI Escolar: Minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada. Rio de Janeiro. Editora: Nova Fronteira, 2000.
KISHIMOTO, T. M. (org.).Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.12ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS, I. E. dos. Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica. 5.ed. ver., atual e ampliada. Niterói, RJ: Imetus, 2005.