ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Perrone, L.A. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Pereira, S.X. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Ribeiro, G.A.A. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS) ; Perrone, R.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE) ; Frade, E.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE)
Resumo
A urbanização provocou nas cidades crises ambientais que causou enorme impacto ao meio natural agora fragmentado. Sabe-se que essa fragmentação decorre de três fatores básicos: o crescimento populacional, o crescimento da demanda de matéria, energia e o crescimento da quantidade de resíduos gerados no meio ambiente, tanto de origem bióticos e abióticos.Na cidade de Manaus, há um desequilíbrio que motiva a remoção da cobertura vegetal contribuindo para o desequilíbrio ecológico. Assim, O presente trabalho tem como função estimular alunos do ensino médio da Escola Estadual Marcantonio Vilaça a aprender de maneira experimental a importância da geoquímica, identificando a organização da cobertura pedológica e apontando a importância de cada constituinte químico do solo.
Palavras chaves
geoquimica ; desequilíbrio ecológico ; ensino
Introdução
Os solos são dependentes das florestas e indicam o tipo de impacto ambiental esperado ao converterem-se estas áreas para pastagens, plantações, construções de estradas, rodovias e condomínios. Estes usos incluem o potencial que convergem para a perda das diversidades tanto biológicas quanto químicas das rochas sedimentares na Amazônia. A variabilidade nas características originais do solo, entre outros fatores, é um elemento chave na determinação da capacidade de suporte humano de determinada região (Fearnside, 1986). A formação dos solos na Amazônia sofre processos físicos, químicos e biológicos. Em suma, da integração dos materiais minerais e orgânicos da litosfera, da atmosfera, da hidrosfera e, por assim, dizer da biosfera surge o solo. Combinando-se, então, dois processos fundamentais: a alteração da chamada rocha-mãe ou matriz, isto é, do material original e a contribuição da matéria orgânica dos seres vivos(Moran, 1981). Logo, Certos impactos ambientais podem ser evitados com a consciência ambiental desde a escola. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo estimular alunos do ensino médio da Escola E. Marcantonio Vilaça a aprender de maneira experimental a importância da geoquímica, identificando a organização da cobertura pedológica e apontando a importância de cada constituinte químico do solo para então posteriormente se explorar a sua potencialidade ambiental para o uso racional e sustentado dessas áreas.
Material e métodos
Os solos foram coletados e analisados utilizando: - Placas de petry/ Peneira fina (0,7cm)/ Béqueres para separação de sedimentos/ Espátula metálica/ Bastão de madeira de 10 mm, por 12 cm/ Bastões de acrílico/ Martelo geológico/ régua metálica graduada/ copos descartáveis/ maquina fotográfica/ vidro relógio/ lupa de mão 90mm deluxe Magnifer e Microscópio. Área estudada. Perfil do solo – latossolo amarelo Foi aberto um perfil com 7 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade onde foi retirado quatro amostras de 40 ml de solo,depois de 24 horas que o solo foi coletado foram moídas e peneiradas, esse tempo foi necessário para a umidade do solo se evaporassem e então separados de acordo com sua granulométria em quatro vidros de relógio. Na analise granulométrica do material coletado encontramos: Descrição dos horizontes: •C – Horizonte de rochas alterada (saprófito). Pode ser subdividido em saprolito grosseiro (parte inferior, onde as estruturas e texturas da rocha estão conservadas) e saprolito fino (parte superior, onde a herança morfológica da rocha não é mais reconhecido).éria orgânica • B – Horizonte de acumulação de argila, matéria orgânica e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio. •E – Horizonte mais claro, marcado pela remoção de partículas argilosas, matéria orgânica e oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio. •A – Horizonte escuro, com matéria mineral e orgânica e alta atividade biológica. •O – Horizonte rico em restos orgânicos em vias de decomposição. No perfil
Resultado e discussão
Foram feitas coletas, análises e observações tanto em campo quando em laboratório, na E. E. Marcantonio Vilaça, obtivemos como resultados coletadas 4 amostras de solo, o material foi levado ao laboratório que passou por um processo de classificação de acordo com a cor e a granulométria, observe a figura (1).
No decorre da pesquisa percebemos como incluir o espaço urbano da cidade de Manaus para estipular medidas a serem utilizadas para evitar a perda do solos, bem como as características originais de sua dinâmica de interação com os espaços fragmentados. Com o aumento do intemperismo físico/químico que este solo urbano vem sofrendo fica difícil conter as consequências de interdependência que a população tem como o relevo da cidade de Manaus.
Tendo em vista, a falta de literaturas que abordem esses estudos na cidade de Manaus, procuramos buscar na prática pedológica as explicações de conceitos e temas que viessem responder as indagações propostas em sala de aula sobre o relevo da cidade de Manaus e suas diferentes estruturas rochosas.
Vimos na E. E. Marcantonio Vilaça uma área favorável a coleta deste solo, onde fizemos quatro amostras separadas em perfis amostrais de acordo com a cor e a granulométria do sedimentos, sendo possível identificar as camadas conforme sua coloração e compactação de acordo a profundidade.
Depois dessa análise embasada no conceito cientifico de estudos pedológicos onde procuramos compreender o perfil dos solos através de seus horizontes e consequentemente trazer a relação da vegetação e ao ser humano.
Foi possível identificar os horizontes dos solos, classificar, e pensar como transformas áreas onde o solo esta esta no processo de intemperismo em ambientes que propiciassem melhor qualidade de vida.
Amostras coletadas e separada pela cor e granulométria, armazenadas em modo sequencial, permitindo uma rápida observação dos horizontes dos solos.
Conclusões
Portanto, buscamos considerar a importância dos estudos experimentais em nível médio a respeito do relevo,esses estudos auxiliam no equacionamento dos problemas do uso do solo, e não somente, para diagnosticar problemas ambientais. Em segundo lugar, acredita-se que explicando a transformação da paisagem através dos estudos quimicos geomorlógicos, seja possível a relação sociedade/natureza. A utilização do relevo como recurso didático passa a exigir uma nova abordagem, podendo contribuir para o uso racional e harmônico de seus recursos.
Agradecimentos
Referências
FEARNSIDE, P.M.Human carrying capacity of the Brazilian rainforest. NewYork, Columbia University Press, 1986.
MORAN, E. F. Developing the Amazon.Bloomington, Indiana University press, 1981.