EXPERIÊNCIAS DO PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Guardia, M.V.V. (UEAP (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)) ; Malheiros, J.B. (UEAP (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)) ; Pereira, K.S. (UEAP (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ)) ; Rosa, S.C.S. (UEAP (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ))

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID proporciona aos licenciando das universidades o primeiro contato com o meio escolar, fator esse, que contribui na formação acadêmica. O objetivo é relatar experiências no PIBID, desde as oficinas de nivelamento aos acadêmicos até a culminância da Mostra de Ciências realizada na Escola Est. Prof.ª Raimunda dos Passos Santos. Para uma didática mais dinâmica e inovadora utilizamos jogos lúdicos para revisar os conteúdos, ministramos palestras com o intuito de familiarizá-los com esse assunto e orientamos nos trabalhos a serem apresentados na Mostra. Constatou-se aceitação, dos alunos e da escola, diante do projeto realizado, o que tornou a nossa experiência gratificante, pois conseguimos alcançar os resultados pretendidos.

Palavras chaves

Formação acadêmica; Novas metodologias; Mostra de Ciências

Introdução

A experiência com a docência ainda no período de formação tem grande contribuição na formação acadêmica, como afirma SARTORI, (2009, p.2) A experiência real do professor em exercício na educação básica é relevante por enriquecer a formação inicial e profissional dos licenciandos, bolsistas do programa, uma vez que estes entram em contato direto com a realidade vivenciada diariamente pelos professores de ensino fundamental e de ensino médio. O PIBID tem a função de ofertar aos alunos de ensino fundamental e médio componentes curriculares utilizando-se de metodologias, tecnologias e práticas docentes inovadoras que buscam resolver problemas crônicos, como a aversão que alunos têm a disciplina pelo fato de considerarem os conteúdos complexos e abstratos. De acordo com Maldaner (2006, p. 395) Essa interação entre professores da escola, professores da universidade e alunos da graduação é benéfica para todos, pois permite abordar problemas crônicos de ensino e, ainda, implementar a ideia da pesquisa como princípio educativo na prática, tanto na formação inicial quanto na formação continuada. O projeto de intervenção do subprojeto de química objetivou desenvolver uma atividade didática e a construção da visão cientifica através da mudança metodológica do ensino de química. As experiências vivenciadas, assim como suas contribuições para a formação profissional de professores de química serão expostas neste trabalho.

Material e métodos

A metodologia adotada neste trabalho tem por base a descrição e análise das atividades realizadas pelos acadêmicos/bolsistas do PIBID durante 11 meses de atuação. O desenvolvimento do PIBID teve início em agosto de 2012 com as oficinas de nivelamento que foram: Portuguesa Instrumental, Didática e formação docente, Planejamento e Metodologia de Projetos Educacionais. Posteriormente, realizamos atividade de intervenção didático-pedagógica. Analisamos a estrutura física, administrativa e pedagógica através de aplicações de questionários e de observações em sala de aula. A equipe elaborou um projeto de intervenção agregando um plano de ação baseado no diagnóstico feito na escola. O projeto objetivou o incentivo a pesquisa, voltado a experimentação para sua culminância, idealizou-se a realização de uma Mostra de Ciências no qual os discentes iriam expor, não somente para os demais alunos como também para a comunidade escolar, alguns experimentos químicos. O projeto foi apresentado a escola e contemplou 34 alunos do 2° ano do ensino médio. Dividiu-se os grupos, tanto de bolsista, como de alunos, foram feitas as devidas orientações, através de oficinas, aulas e jogos. Em uma das oportunidades levou-se os alunos para realizarem os seus experimentos e conhecerem os laboratórios de química da UEAP. Os assuntos que foram abordados na mostra de ciências foram os seguintes: Ácidos e bases, Reação de oxidação e redução (Eletrólise) e (Pilha de Daniell). No dia 28 de junho de 2013 foi realizada a Mostra de Ciências na Escola Estadual Professora Raimunda dos Passos Santos, na qual os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar e expor à comunidade escolar seus trabalhos que estavam desempenhando junto aos acadêmicos bolsista do PIBID.

Resultado e discussão

Na observação das aulas ministradas pelo professor possibilitou aos bolsistas a verificação de que ao inserir-se na dinâmica em sala e perceber desafios enfrentados, há uma reflexão teórica sobre a importância da prática docente, oportunizando momentos de aprendizagem, contribuindo com a formação docente. A intervenção iniciou-se com estudos sobre fundamentos de Eletroquímica. Os alunos realizaram pesquisas sobre a temática, tendo como orientadores os bolsistas. Para dar suporte às orientações realizaram-se oficinas que tinham a finalidade de motivar os alunos, mostrar como a Química está presente no cotidiano e o cuidado que devemos ter ao manusear determinadas substancias. Verificou-se a importância do docente relacionar a teoria e prática, mostrando os fenômenos estudados estão presentes em nosso meio, ou seja, contextualiza-los. Confeccionamos e aplicamos jogos com o objetivo de incentiva-los a participarem do projeto e revisar os conteúdos do 1º ano no ensino médio. Com os jogos os alunos perceberam que é possível aprender Química brincando e demonstraram satisfação em participar dos jogos. Segundo SOARES apud CAVALCANTE (2007), o jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. Este, por sua vez, é desafiado na busca com satisfação à superação de seu obstáculo, pois o interesse precede a assimilação. A culminância aconteceu com uma mostra de ciências, onde os alunos mostraram para a comunidade escolar experimentos resultantes de suas pesquisas e estudos. Com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos, exibir a Química através de experimentos utilizando-se de materiais alternativos, expondo ao público participante da mostra que a Química apesar de ser complexa é muito importante para o desenvolvimento da sociedade.

Conclusões

O PIBID nos proporcionou uma experiência fantástica, tivemos a oportunidade de conhecer o ambiente escolar antes de concluir o curso, onde confirmamos nossa inclinação à docência. Presenciamos as dificuldades encontradas no ensino público, podendo amenizar as deficiências com a execução do projeto. Para nós “pibidianos” a experiência foi válida, conseguimos mostrar ao aluno que estudar Química não é tão difícil, basta ter criatividade para tornar conteúdos complexos em brincadeiras, jogos, experimentos, entre outras metodologias de ensino que buscam facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, ao PIBID juntamente com a CAPES, a UEAP, aos professores supervisores, as coordenadores de área e a comunidade escolar.

Referências

SARTORI, J. Formação de professores: conexões entre saberes da universidade e fazeres na educação básica. In ___ Anais do II Encontro Institucional do PIBID UFRGS/Porto Alegre, 01 e 02 de março de 2011.
SILVA, J. G; CHAGAS, L. M. C; ALVES, M. P C. PIBID: a experiência da sala de aula na formação inicial de professores. In___ Anais da XVII Semana de Humanidades/UFRN, 2009.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2. ed. Canoas: Ed. Ulbra, 2004.
MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010.
PERRUZO, Tito M.; CANTO, Eduardo L. Química na abordagem do cotidiano.1.ed. São Paulo: Moderna, 1993.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de. Química. vol. 1. São Paulo: Atual, 1999.
Portaria normativa nº 260, de 30 de dezembro de 2010: Normas gerais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacaobasica/capespibiddownload/Portaria260_PIBID2011_NomasGe- rais.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013.

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