ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Tavares Leal, C.E. (UEPA) ; Silva Junes, T. (UEPA) ; Ferreira Ribeiro, A. (UFPA) ; Silva, T.F. (UEPA) ; Costa de Oliveira, B.K. (UEPA) ; Silva dos Antos, M. (UEPA) ; dos Anjos de Sousa, F. (UEPA) ; Tavares Leal, E.H. (UEPA) ; da Costa Rodrigues, D.M. (UEPA) ; da Luz Silva, T. (UEPA) ; Evangelista Brito, C. (UEPA)
Resumo
Este trabalho apresenta a importância de aulas experimentais em uma escola pública estadual que não possui laboratório, utilizando materiais alternativos de baixo custo, mostrando e evidenciando melhor absorção do conteúdo ministrado em sala de aula, em uma turma de 45 alunos do 1º ano, “D”, do período matutino do ensino médio da escola E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá- PA. A execução do projeto foi composto por três momentos: exercício sobre ácidos e bases, prática experimental criada e desenvolvidas pelos alunos e em seguida lista de exercício subjetiva. Dados positivos coletados através do questionário relatam a relevância do trabalho.
Palavras chaves
Aulas práticas; Laboratório alternativo; Ácidos e bases
Introdução
Ensinar Química é sempre um grande desafio para os professores, pois existe uma grande dificuldade dos alunos de relacionar a teoria com os fenômenos da natureza. Para uma aprendizagem consistente dos conteúdos abordados há uma importante necessidade dos alunos conseguirem relacionar a teoria aplicada com a sua realidade. Segundo (Guimarães, 2009), quando não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que ele está aprendendo, a aprendizagem não é significativa. De fato, as práticas experimentais geram interesse dos alunos, são motivadoras e lúdicas. Além disso, os professores afirmam que a experimentação é capaz de aumentar o aprendizado e envolver mais os alunos nos temas abordados, devido a isso tem sido defendida por diversos autores (Ferreira et al., 2009). O laboratório divergente foi uma proposta que veio de encontro ao laboratório tradicional (ou convencional), pois não apresenta a rigidez organizacional deste. A ênfase não é a verificação ou a simples comprovação de leis ou conceitos explorados com exaustão no laboratório tradicional. Sua dinâmica de trabalho possibilita ao estudante trabalhar com sistemas físicos reais, oportunizando a resolução de problemas cujas respostas não são preconcebidas, adicionado ao fato de poder decidir quanto ao esquema e ao procedimento experimental a ser adotado. (Alves, 2000).
Material e métodos
O presente trabalho foi desenvolvido com 45 (quarenta e cinco) alunos do 1º “D” do período matutino na E.E.E.M. “O pequeno Príncipe”, localizada no município de Marabá-PA. Foi realizada no primeiro momento uma aula teórica sobre conteúdo de ácidos e bases. No segundo momento foi realizada pelos alunos a prática para a identificação do pH, usando materiais alternativos (e) de baixo custo como: repolho roxo, sabão em pó, hidróxido de sódio e vinagre. Os alunos foram orientados a formar grupos para a realização dos experimentos. Realizado o experimento, foi aplicada uma lista de exercício de 10 questões sobre o assunto em questão para avaliar o aprendizado dos alunos.
Resultado e discussão
O gráfico mostra o percentual de acertos dos alunos em de cada questão da lista
de exercício. Pôde-se perceber através dos dados coletado através das respostas
da lista de exercício aplicada aos alunos que o método aplicado mostrou grande
efeito positivo em relação à aprendizagem dos mesmos. Houve também um grande
desempenho por parte dos alunos em aprender, compreender e contextualizar a aula
teórica com a prática desenvolvida pelos mesmos sobre o conteúdo de ácidos e
bases em sala de aula. A eficácia da metodologia aplicada consistiu em prender a
atenção dos alunos na parte teórica, pois logo em seguida os alunos sabiam que
precisariam do conhecimento exposto para aplica-lo no desenvolvimento do
experimento. O experimento foi realizado em sala de aula (ambiente
alternativo), pois a escola não possui laboratório para o desenvolvimento de
práticas experimentais. Os alunos mostraram domínio do conteúdo teórico no
momento da realização da prática. Diante do conteúdo posto, este trabalho traz
como hipótese principal que aulas práticas contribuem significativamente no
processo de ensino aprendizagem do aluno e pode proporcionar um caminho
facilitador no ensino aprendizado.
Percentual de acertos das respostas dos alunos de cada questão da lista de exercício.
Conclusões
Observou-se que a prática em si tem uma grande eficiência em chamar a atenção dos alunos, o que fez com que os mesmos focassem suas atenções no conteúdo de ácidos e bases. O fato da escola não possuir laboratório convencional dificulta, mas não impedi sucesso das aulas experimentais.
Agradecimentos
Os autores agradecem à Deus, UEPA e a comunidade da E.E.E.F.M. “O Pequeno Príncipe”.
Referências
FERREIRA, L. H.; HARTWING, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química. Química Nova na Escola, n. 2, p. 101-107, mai. 2010.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 3, p. 198 – 202 ago. 2009.
PINHO ALVES, José Filho. Regras da transposição didáticas aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2,44-58, ago. 2000.