ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, K.T. (UEG) ; Fernandes, A.S. (UEG) ; Bombonatto, A.K.G. (UEG) ; Santos, F.S. (UEG) ; Moreira, L.M.O. (UEG)
Resumo
A desmotivação tem sido uma das maiores dificuldades que professores de química tem enfrentado atualmente. Por isso, práticas pedagógicas que despertem a curiosidade e promovam aprendizagem devem ser adotadas. Desta forma, o presente trabalho objetivou motivar e estimular estudantes da educação básica à aprendizagem de química por meio de experimentação e atividade lúdica envolvida na apresentação de um teatro, o “Show da Química”, que mostrou ser um método eficaz na promoção da integração e participação dos estudantes, o que melhore significativamente o ensino-aprendizagem de química.
Palavras chaves
Ensino de Química; Experimentação; Interação
Introdução
Considerando que a teoria é feita de conceitos que são abstrações da realidade, podemos inferir que o aluno que não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria (Reginaldo, Sheid, Gullich, 2012). Segundo Freire (1997), para compreender a teoria é preciso experimentá-la. A realização de experimentos, em Química, representa uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a dinâmica e indissociável relação entre teoria e prática (Reginaldo, Sheid, Gullich, 2012). Porém, um dos maiores desafios do uso de aulas práticas no ensino de Química na Educação Básica é construir um elo entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos. A ausência de conexão entre o conteúdo passado em sala de aula e o dia-a-dia, pode justificar a indiferença entre os alunos e também em relação aos próprios professores quando do uso da experimentação (Schwahn, Oaigen, 2009).
Material e métodos
Utilizar experimentos como ponto de partida para desenvolver a compreensão de conceitos ou colocá-los no momento adequado para que os alunos percebam sua relação com a teoria e seu cotidiano, são funções das aulas experimentais (Schwahn, Oaigen, 2009). Com esse intuito foi desenvolvido o “Show da Química”, caracterizado por experimentos que possibilitaram a integração da teoria e prática priorizando a aprendizagem no ensino de química. O mesmo foi desenvolvido em turmas de 1o, 2 o e 3o anos do ensino médio no Colégio Estadual Leiny Lopes de Souza, situado em Anápolis - GO. Os experimentos foram selecionados de acordo com os conteúdos ensinados pelos professores de química. A Tabela 1 esboça os experimentos realizados.
Resultado e discussão
No Colégio onde foi ministrado o projeto Show da Química (Figura 2) é grande o
número de evasão escolar, os alunos se sentem desmotivados com as aulas
tradicionais de química. Peixoto (2007), afirmam problemas ao ensino de Química
como: aprendizagem restrita, ensino centrado quase que exclusivamente no
professor, ausência de experimentação e falta de relação do conteúdo com o
cotidiano. O Show da Química foi conduzido de uma forma investigativa, onde os
alunos testaram suas hipóteses utilizando seus conhecimentos prévios construindo
assim uma aprendizagem significativa. Observou que a prática experimental que
permite a visualização de mudanças de cores através das reações químicas chamou
grande atenção e despertou interesse dos alunos, permitindo que eles se tornem
agente ativo formulando suas próprias conclusões. A experimentação desperta
forte interesse entre os alunos proporcionando um caráter motivador, lúdico,
essencialmente vinculado aos sentidos, as atividades experimentais possibilitam
que o aluno construa seu conhecimento (Giordan, 2003). Para Galiazzi et al.
(2001), a atividade experimental funciona como um dos instrumentos possíveis de
serem utilizados para a aprendizagem na área de Ciências no ensino médio, mas de
forma nenhuma ela pode ser considerada apenas a única. Contudo, a experimentação
no ensino ainda aparece como elemento crucial para a construção da teoria.
Conclusões
Considerando a importância de formar professores para educação básica, o “Show da Química” contribuiu significativamente no aprendizado dos estagiários e também no dos alunos que participaram diretamente ou indiretamente na realização dos experimentos. É possível ensinar química de maneira diferenciada utilizando teatro e experimentação. A interação Aluno-professor é melhorada com utilização do “Show da Química, pois, os questionamentos fazem com que os alunos se acheguem ao professor para retirar suas dúvidas ou dar opiniões sobre determinada prática.
Agradecimentos
Agradecemos ao apoio financeiro do programa de auxílio eventos (Pró-Eventos) da Universidade Estadual de Goiás.
Referências
Giordan, M. Experimentação por simulação. Textos LAPEQ, USP, São Paulo, nº 8, Junho, 2003.
Peixoto, Hebe R. da C. Interações e Transformações-Química para o Ensino Médio: Uma contribuição para a Melhoria do Ensino. Ijuí RS, Unijuí, p.43-65, 2007. Schwahn, M. C., Oaigen, E. R. Objetivos da experimentação no ensino de química: A visão de um grupo licenciandos. VII ENPEQ, Florianópolis, novembro 2009.
Reginaldo, C. C., Sheid, N. J., Gullich, R. I. C. O ensino de ciências e a experimentação. IX ANPEDSUL, 2012.
Galiazzi, M. C. et al. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: A Pesquisa Coletiva como Modo de Formação de Professores de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001