ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Botelho, D.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sousa, A.C.L.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Sousa, R.S.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Venturieri, B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Este trabalho relata a importância da utilização de novas metodologias como estratégia de assimilação de conteúdo e como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem de Química. Para a realização do trabalho foi executada uma “Gincana da Química” com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Magalhães Barata em Belém-PA, sendo a gincana utilizada como instrumento avaliativo através das atividades propostas. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que embora os alunos se sintam mais motivados com a utilização de novas metodologias, estas ainda são pouco empregadas pelos educadores, o que favorece o uso de métodos obsoletos que limitam os alunos no processo de cognição, o que pôde ser comprovado na realização de algumas atividades que lhes foram propostas.
Palavras chaves
Ensino de Química; Gincana; Meio Ambiente
Introdução
Tem-se observado atualmente a busca por novas metodologias de aprendizagem que tem por finalidade identificar as fragilidades, facilitar o entendimento e diminuir os índices de rejeição de determinadas disciplinas, assim como a Química. Muitas dessas fragilidades encontram-se detidas no método de ensino obsoleto e estático que ainda é empregado por muitos professores atualmente. Assim, têm-se as novas metodologias que caminham em sentido contrário a essa realidade, buscando integrar a modernidade com a dinâmica, ou seja, integrando a realidade dos alunos com a prática, fazendo com que estes participem de forma ativa, alguns exemplos são a utilização de softwares, a experimentação, a ludicidade entre outras práticas. De acordo com HUIZINGA (1999), a atividade lúdica é “uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dentro de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”. O lúdico tem um grande potencial motivador, pois é capaz de despertar o interesse, a criatividade e a curiosidade. Através de atividades lúdicas como a gincana, o jogador/aluno procura atingir as metas sugeridas e nessa busca acontece o despertar de todas as potencialidades citadas anteriormente, levando o jogador/aluno a encontrar soluções aos diferentes problemas em diferentes situações em que é colocado (WINNICOTT, 1975). Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como a utilização de novas metodologias, como a gincana, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química dos alunos do Ensino Médio.
Material e métodos
O presente trabalho foi realizado com uma turma do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Magalhães Barata, localizada na cidade de Belém-PA. Primeiramente a turma foi dividida em cinco equipes nomeadas de: Metais Alcalinos; Metais Alcalinos Terrosos; Calcogênios; Halogênios e Gases Nobres. Cada equipe escolheu um líder e recebeu uma cor aleatoriamente para sua identificação. Após esse primeiro momento foi entregue um dossiê ao líder de cada equipe, com uma semana de antecedência, contendo as atividades e regras propostas para a realização da gincana. Entre as atividades que deveriam ser desenvolvidas pelos alunos, estavam: 1- o melhor relato referente ao nome de sua equipe; 2- o melhor artigo feito com materiais reutilizados; 3- a melhor paródia feita sobre a temática “Química Ambiental” e, 4- uma atividade surpresa. Como o objetivo da gincana foi trabalhar a “Química Ambiental”, a atividade surpresa consistiu na procura e coleta de diferentes tipos de materiais que foram espalhados pelo terreno da escola como latas, papéis e plásticos (identificados com uma etiqueta). Para a realização desta atividade, foi entregue a cada equipe três sacolas plásticas identificadas com as cores amarelo, azul e vermelho referentes ao tipo de material que deveriam ser coletados e devidamente separados para assim contar a pontuação. De acordo com a realização e cumprimento das tarefas, estas equipes foram avaliadas e receberam as pontuações que ao final foi somada para assim decidir qual equipe seria a campeã da gincana.
Resultado e discussão
A gincana teve boa aceitação pelos alunos, pois além de ser algo diferente, ela
possui um lado motivador haja vista que pode ser considerada como um jogo com
metas a serem alcançadas para se obter o resultado esperado, que é a vitória.
Dessa forma, esta é capaz de estimular a criatividade e interesse de todos, como
foi possível observar na realização das atividades propostas como, por exemplo,
a de melhor paródia e melhor artigo (objeto) feito com materiais reutilizados.
As equipes criaram paródias e objetos inspirados na temática “Química
Ambiental”, onde foi evidente o comprometimento de todos, tornando o processo de
aprendizado mais atrativo, motivador e dinâmico. A imagem 1 mostra
representantes de duas equipes apresentando seus artigos feitos com materiais
reutilizados, as alunas da equipe 1 apresentam um abajur feito com cano PVC e
base de madeira, já a aluna da equipe 2 apresenta um boneco feito com tampas de
garrafa PET e dois bancos feitos com garrafas PET e superfície de madeira. Tal
realização comprova que a gincana é capaz de despertar a criatividade desses
alunos e motivá-los a praticar atitudes sustentáveis no seu dia a dia. A imagem
2 mostra a equipe campeã da “Gincana da Química” que foi a equipe dos “Metais
Alcalinos”. Vale ressaltar que todos que participaram da gincana podem ser
considerados vencedores, pois a maior recompensa foi à aquisição de
conhecimento.
Representantes de duas equipes apresentando seus artigos feitos com materiais reutilizados.
Equipe campeã da "Gincana da Química" erguendo a "Taça Verde da Sustentabilidade".
Conclusões
Percebeu-se que a realização da “Gincana da Química” permitiu a participação ativa do aluno, tirando-o da posição de apenas receptor de informações prontas. Além disso, a gincana fez com que estes alunos se sentissem mais motivados a buscar subsídios e esclarecimentos para suas interrogações, aumentando seu interesse pela disciplina. Vale ressaltar que esta metodologia permite ao professor trabalhar diferentes temas da Química, mostrando que esta é uma ciência dinâmica e que está presente no cotidiano dos seus alunos.
Agradecimentos
Ao professor de Química e aos alunos do 2º ano do Colégio Estadual Magalhães Barata, pelo espaço cedido para a realização desse trabalho.
Referências
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura, São Paulo:
Perspectiva, 1999.
WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.