A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NA ABORDAGEM SOBRE OS BIOELEMENTOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Souza Silva, J.B. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA) ; Silva, E.J. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA) ; Alves, P.R. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA) ; Santos Mira, T. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA) ; Vieira Braga Teixeira, D. (IF SERTÃO PE CAMPUIS FLORESTA) ; Silva Augusta Filha, V. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA) ; Lopes Soares, C. (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA)

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento de projeto sobre contextualização no ensino de química no 9º ano do fundamental através da abordagem sobre os Bioelementos, visto como tema estruturador no ensino de química, que possibilita a interligação entre conteúdos relevantes para a sociedade, como saúde e alimentação. Foram realizadas as atividades didáticas: seminário sobre bioelementos, pesquisa extraclasse sobre a rotulagem dos alimentos, pesquisa de campo e exposição dos trabalhos. A análise dos dados aconteceu de forma quantitativa e qualitativa. Percebeu-se que a proposta de ensinar química com o enfoque da contextualização e com o tema estruturador pode-se transformar o pensar e o ver o mundo, tornando-se eficaz o desenvolvimento da aprendizagem significativa em química.

Palavras chaves

contextualização; ensino de química; bioelementos

Introdução

Muitos alunos e alunas demonstram dificuldades em aprender química, nos diversos níveis de ensino, por não perceberem o significado ou a validade do que estudam. Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes tornam-se distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos (ZANON e PALHARINI, 1995). A função do ensino de química deve ser a de desenvolver a capacidade de tomada de decisão, o que implica a necessidade de vinculação do conteúdo trabalhado com o contexto social em que o aluno está inserido (SANTOS e SCHNETZLER, 1996). O ensino de química que se restringe apenas a conteúdo provoca uma espécie de “analfabetismo químico” que por sua vez deixa lacunas na formação cidadã dos estudantes (ZANON e PALHARINI, 1995). No ensino da química com enfoque para a formação da cidadania não basta apenas o fornecimento de informações o que é uma tarefa necessária, mas é preciso propiciar condições para o desenvolvimento de habilidades, o que não se dá por meio simplesmente do conhecimento, mas de estratégias de ensino bem estruturadas e organizadas (SANTOS e SCHNETZLER, p. 101, 2010). Além de promover o dinamismo em sala de aula a contextualização demonstra ser um recurso importante na busca por um ensino de química que contribua para a formação de cidadãos cada vez mais críticos e bem informados (NEVES, GUIMARÃES e MERÇON, 2009). Neste sentido, sentiu-se a necessidade de organizar um projeto sobre bioelementos, utilizando metodologias que possibilitasse a contextualização do conhecimento químico no 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede privada Diocesano e Educandário Pequeno Aprendiz - PE.

Material e métodos

Participaram das atividades do projeto 44 alunos de duas escolas privadas do município de Floresta-PE. Os trabalhos iniciaram com um questionário de diagnóstico a respeito dos conceitos a serem tratados no estudo sobre os bioelementos que foram: O que são os bioelementos? Você tem o costume de ler as fichas nutricionais dos produtos alimentícios? Qual ligação da química com a saúde humana? Quais os tipos de alimentos contêm química? Que tipo de conceito químico aprendido em sala de aula você faz relação com as atividades de seu cotidiano? Após a análise das respostas seguiu-se as etapas das atividades propostas. Foi realizado o seminário de iniciação ao tema bioelementos, possibilitando o estudo sobre a interpretação de ficha nutricional e análise do IDR - Índice de Ingestão Diária Recomendada. Após o seminário os alunos realizaram uma pesquisa sobre a ficha nutricional de alimentos. Após a pesquisa houve a socialização em sala de aula e o estudo de conceitos como a relação das famílias da tabela periódica com os bioelementos e quais os tipos das ligações químicas que formam as substâncias. Na terceira atividade os alunos realizaram entrevistas aos consumidores de um supermercado, contendo a seguinte pergunta: Você ler as fichas nutricionais dos produtos alimentícios? Por último foi realizada uma exposição aberta para a comunidade escolar. Os materiais utilizados foram: cartolinas, cola isopor, emborrachado e tnt para o painel da ficha nutricional, balões de festa para o painel dos bioelementos, envelopes e papel madeira para uma dinâmica com os alunos ouvintes das apresentações e a cartilha impressa do manual de orientação aos consumidores: Educação para o consumo saudável da ANVISA e o departamento de nutrição da Universidade de Brasília (BRASIL, 2005).

Resultado e discussão

Com a análise do pós-questionário constatamos que os estudantes tiveram um bom desempenho e atuaram como construtores de significados da ciência química passando a relacionar e compreender de forma integral esta ciência que está presente em todas as coisas. A proposta de interpretação da ficha nutricional partiu da abordagem sobre os bioelementos e foi uma das atividades que promoveu o ensino da química interligado com a realidade social. A temática Bioelementos para o ensino fundamental não é abordado de forma ampla em livros didáticos, sendo que a literatura científica pouco menciona sobre o tema e pouco material é preparado para fins educacionais. No livro didático Observatório de Ciências (BRÖCKELMANN et al, 2011) encontra-se uma breve alusão sobre a temática e para este projeto foi preciso à elaboração de metodologias que direcionassem e dessem ênfase na produção de um material criativo e esclarecedor para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Neste projeto destacou-se a interatividade nas atividades vivenciadas conforme apresenta a imagem 1 com alunas no momento de apresentação na exposição sobre os bioelementos. O questionário de diagnóstico foi reaplicado para a obtenção de dados avaliativos com o acréscimo de uma questão que foi: Como este projeto contribuiu para seu aprendizado? O gráfico 1 apresenta a análise das respostas obtidas através do questionário aplicado antes e após a realização deste projeto. Este demonstra as respostas quanto à positividade quando os estudantes conceituam e argumentam de forma coerente e negatividade quando não há uma resposta clara dos estudantes. Notou-se que ao propor o ensino de química contextualizado foi possível ocorrer à aprendizagem rica em sentidos para os educandos.

Gráfico I

Obtenção de dados avaliativos através das respostas dos alunos antes e após a aplicação do projeto de ensino

Imagem I

Apresentação dos estudantes em exposição sobre os bioelementos para a comunidade escolar

Conclusões

Com a análise final realizada sobre o questionário constata-se que o ensino da Química no ensino fundamental precisa criar novas metodologias e construir pontes que interliguem esta área do conhecimento com as práticas cotidianas humanas, isto, possibilita a mudança do pensamento dos educandos quanto à ciência química. Ao trabalhar com a temática bioelementos foi possível tornar a contextualização deste ensino real, constata-se também que a utilização dos métodos propostos tornaram as aulas dinâmicas e mais interativas possibilitando o aprender melhor para os estudantes do 9ºano.

Agradecimentos

A Deus, aos nossos pais, ao IF Sertão pernambucano Campus Floresta, ao Colégio Diocesano Floresta-PE e ao Educandário Pequeno Aprendiz Floresta-PE.

Referências

BRASIL, Manual de Orientação aos Consumidores: Educação para o Consumo Saudável, ANVISA-Universidade de Brasília-Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://www.unifenas.br/documentos/manual_consumidor_rotulagem_2005.pdf
BROCKELMANN, R. H. et al. Observatório de Ciências, 1ª ed. São Paulo. Moderna 2011, p. 86-87.
NEVES, A. P.; GUIMARÃES, P. I. C.; MERÇON, F. Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, 31, n. 1, 2009. P. 34-38. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/07-RSA-1007.pdf
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania. 4ª ed. rev. atual. Ijuí: Unijuí, 2010.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: O que Significa Ensino de Química para Formar o Cidadão? Química Nova na Escola: Química e Cidadania, São Paulo, n. 4, p. 28-34 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf
ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A Química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n.2, p. 15-18, 1995. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc02/relatos.pdf

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