AÇÕES INTERVENTIVAS DO GRUPO “PET QUÍMICA: EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE” E SEUS REFLEXOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CÂMPUS ITUMBIARA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Souza Medeiros, M. (IFG) ; Correia Goulart, A. (IFG) ; Kamille Silva, A. (IFG) ; Souza e Silva, C.R. (IFG) ; Martins Silva, D. (IFG) ; Marques Soares Mendes, I.F. (IFG) ; Machado Goulart, S. (IFG) ; Viana Andrade, L. (IFG) ; Gomes Cardoso, A. (IFG)

Resumo

No curso de Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Itumbiara, o Programa de Educação Tutorial, “PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade”, tem como principal propósito desenvolver ações educativas para melhorar a qualidade acadêmica dos alunos, principalmente reduzindo retenção e evasão. No ano letivo de 2013 em que o grupo iniciou suas atividades no Câmpus, tutorias e mini-cursos de Matemática e Química foram realizados. Um comparativo dos índices de aprovação e reprovação nas disciplinas de Matemática Elementar e Transformações Químicas nos anos de 2012 e 2013 foi realizado a fim de avaliar os resultados das atividades aplicadas pelo PET Química nesse quadro de evasão e retenção do curso. Ações do grupo no cenário de retenção se mostraram positivas, embora muito ainda deva ser feito.

Palavras chaves

Ações interventivas; PET Química; Licenciatura em Química

Introdução

Um dos grandes problemas nas instituições de ensino é o alto índice de evasão e retenção escolar. A busca de sua causa tem sido objeto de estudo de muitas pesquisas educacionais a fim de minimizar estes índices. Entende-se por retenção a situação em que um aluno se mantém no mesmo nível de ensino durante um ano adicional. Já a evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas caracterizando um abandono da escola durante o período letivo (CONBOY, 2013). As dificuldades de oferta de ensino de qualidade aos graduandos de Licenciatura em Química devem ser repensadas não somente pelo corpo docente como também por discentes, gestores e segmentos da sociedade organizada. E os levantamentos resultantes de tais discussões devem ser abraçados por todos os envolvidos de forma indistinta. Ações individualizadas não serão responsáveis por reverter essa situação que toma conta dos cursos de Licenciatura em Química (ZUCCO, 2007). No curso de Licenciatura em Química do IFG – Câmpus Itumbiara, o grupo “PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade”, tem como principal propósito intervir nessa realidade por meio de ações educativas. Ademais, o programa também objetiva o Ensino de Qualidade, Pesquisa e Extensão, visando à promoção do sucesso acadêmico e, consequentemente, a excelência da formação dos futuros profissionais da Química. A presente pesquisa teve como objetivo realizar um comparativo dos índices de aprovação e reprovação nas disciplinas de Matemática Elementar e Transformações Químicas nos ciclos de 2012-1 a 2012-2 com os ciclos de 2013-1 a 2013-2, para verificar se ações interventivas do PET refletiram positivamente no ano de 2013.De posse dos dados fornecidos pela Instituição de Ensino, foi possível a comparação desses índices.

Material e métodos

Para as ações interventivas do PET Química no ano de 2013 adotou-se, prioritariamente, a aplicação de questionários previamente elaborados com os alunos do curso por meio de entrevista semi-estruturada, a fim de verificar quais fatores estariam influenciando nos índices alarmantes de evasão e retenção e quais seriam as necessidades dos alunos. Os questionários foram aplicados em todos os períodos do curso e os resultados obtidos foram analisados por meio de discussões internas do grupo. Mini-cursos da área de Química e tutorias de Química Básica e Matemática Elementar foram os mais solicitados pelos discentes como propostas para intervenção do grupo. No ano de 2013, tutorias individuais e em grupo e mini- cursos voltados para temática Química Geral foram ofertados pelo PET Química, inclusive os próprios integrantes do grupo foram os ministrantes e tutores de tais atividades propostas. Além de estarem ajudando os alunos do curso em suas dificuldades, também estavam contribuindo para sua própria formação acadêmica. Além dos dados obtidos em entrevistas com os alunos do curso, a presente pesquisa também contou com dados disponibilizados pela Instituição de Ensino quanto aos índices de aprovação e reprovação nas disciplinas apontadas como sendo as de maior dificuldade de aprendizagem (Transformações Químicas e Matemática Elementar). Mediante tais dados, realizou-se um comparativo dos números de aprovação e reprovação nas disciplinas apontadas tanto no ciclo de 2012-1 a 2012-2 quanto no ciclo de 2013-1 a 2013-2. Adotou-se essa proposta metodológica para verificar se essas ações oriundas do PET foram pertinentes para a redução dos índices de retenção no curso quando comparados com o ano letivo de 2012 em que não existia o grupo na instituição.

Resultado e discussão

Os dados apresentados no Quadro 1 mostram que 54,3% dos alunos matriculados em Matemática Elementar (2012-1 a 2012-2) foram reprovados, enquanto no ciclo de 2013-1 a 2013-2, foram reprovados 63,2% dos alunos matriculados na mesma disciplina. Isso denota que houve um aumento de retenção nessa disciplina. É preciso levar em consideração para esta análise que o número de matriculados no ano de 2013 foi inferior, se comparado com ano de 2012. Em contrapartida, na disciplina de Transformações Químicas no ciclo de 2012-1 a 2012-2, 56% dos alunos matriculados foram reprovados enquanto no ciclo de 2013-1 a 2013-2, 55,2% dos alunos matriculados foram reprovados, embora o número de matriculados em 2013 tenha sido menor em relação a 2012. Na disciplina em que o PET interviu com mini-cursos em 2013, houve uma redução no índice de retenção. Embora o programa tenha apenas um ano de existência na instituição, suas ações já apresentam reflexos positivos para o curso. Ainda que as ações do grupo sejam positivas, também há necessidade dos próprios alunos terem interesse de buscar ajuda, seja através do PET como também através de participação em programas institucionais voltados para a formação do graduando. PET, PIBIC , PIBID e Bolsas de monitoria são exemplos que contribuem para formação por excelência do aluno de graduação, pois os orientam a como se portarem nos âmbitos do Ensino, Pesquisa e Extensão, além de promover uma formação crítica e ativa de futuros profissionais da Química. Nesse ano de 2014, mini-cursos de Matemática serão ofertados e as tutorias de Química e Matemática terão continuidade. Ações propostas pelo grupo são interessantes e, portanto, a médio e longo prazo,espera-se maior contribuição para reduzir a evasão e a retenção no curso de Química.

Quadro 1

Dados de aprovação e reprovação nos ciclos de 2012-1 a 2012-2 e 2013-1 a 2013-2.

Conclusões

Ações articuladas pelo PET Química se fazem necessárias em conjunto com os docentes e gestores da instituição de ensino, pois o trabalho conjunto possibilitará o desenvolvimento de atividades de ensino cada vez mais eficazes além do que já está sendo proposto pelo grupo. Nesse sentido, propostas que visem à formação de qualidade com base nos três pilares preconizados pelo Programa (Ensino, Pesquisa e Extensão), não somente irá contribuir para a formação dos alunos como também promoverá uma maior visibilidade do curso e da instituição, bem como do papel do profissional que se pretende formar.

Agradecimentos

Ao Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara; FNDE; PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade.

Referências

CONBOY, J.; MOREIRA, I.; SANTOS, I.; FONSECA, J. Práticas e consequências da retenção escolar: alguns dados do PISA. In: L. Veloso & P. Abrantes (Org.). Sucesso escolar: da compreensão do fenômeno às estratégias para o alcançar. Lisboa: Mundo Sociais, 2013.


ZUCCO, C. GRADUAÇÃO EM QUÍMICA: AVALIAÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Química Nova. Vol. 30, n° 6, p. 6, 2007.

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