ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Ribeiro, L. (IFRO) ; Costa Ferreira Vanuchi, V. (IFRO) ; de Aquino Souza, F. (IFRO) ; Sérpa Hermano de Souza, A. (IFRO) ; Marques Freire Cunha, E. (IFRO) ; André Zan, R. (IFRO)
Resumo
O tema central deste trabalho esta relacionado no descarte de pilhas e baterias e seus impactos ambientais. Diante este fato, este trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do 2º ano do ensino médio sobre a questão ambiental, tornando-se capaz de estabelecer uma conscientização do descarte adequado e dos danos provocados por esta atividade incorreta. Utilizou-se um método participativo, contando com o a colaboração da comunidade escolar de uma escola pública do município de Ji-Paraná-RO. O trabalho mostrou resultados significativos, onde se constatou o interesse e o conhecimento dos alunos.
Palavras chaves
Descarte; Educação; Ambiental
Introdução
De acordo com Copola (2011), resíduos sólidos urbanos é definido como materiais, substâncias, objetos ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviável em face da melhor tecnologia disponível. Esses resíduos são provenientes de vários produtos, tais como: termômetros, latas de inseticidas, pilhas, baterias, latas de tinta, entre outros que a população joga no lixo, pois não sabe que se trata de resíduos que podem apresentar risco ao meio ambiente e seres humanos, muitos desses produtos contém metais tóxicos em sua composição. Resíduos contendo metais tóxicos estão constantemente presentes na vida de seres humanos direta ou indiretamente, sendo que em alguns casos, o manuseio e perigo não são reconhecidos pelos mesmos. Um dos objetos frequentes em uso domiciliar são as pilhas e baterias, estando em fácil acesso tanto para adultos quanto para crianças, onde o descarte inadequado destes objetos ocorre geralmente em lixeiros domésticos, lançados nas ruas e/ou lagos e rios. Neste contexto, o ideal é separar o lixo tóxico do restante, dessa forma facilitando a coleta e posteriormente o armazenamento em aterros adequados, ou o envio ao fabricante que deve determinar o devido fim do produto. Este trabalho tem como objetivo demonstrar qual é a funcionalidade de pilhas e baterias, conscientizar os alunos a respeito dos danos que estas podem causar ao meio ambiente a seres humanos e como descartá-las corretamente.
Material e métodos
O trabalho foi realizado entre o mês de Setembro e Novembro de 2013, com alunos do 2º ano do Ensino médio da escola pública estadual Jovem Gonçalves Vilela do município de Ji-Paraná. Inicialmente realizou-se um questionário sucinto sobre os conhecimentos dos alunos com relação ao tema do projeto, avaliaram-se os questionários para que fosse possível focar em determinados pontos deficientes encontrados na avaliação. A fim de chamar a atenção da comunidade escolar, deixou-se inicialmente um mural apelativo com diversas fotografias, onde chamou atenção dos alunos para a questão dos danos ambientais, com foco no tema “Descarte de Pilhas e Baterias”. Logo após foi exposto dois coletores onde todos os alunos da escola puderam descartar suas pilhas e baterias. Realizou-se separadamente uma gincana entre as turmas dos 2º anos do ensino médio, sendo que na realização da mesma não existiu processo apelativo de prática competitiva, pois não houve estimulo como pontuação em matérias, prêmios ou qualquer benefício, mas sim a reflexão, debate e discussão de assuntos em torno do tema proposto, para assim avaliar o nível de importância dados pelos alunos em relação ao projeto. O material de divulgação e coleta ficou exposto na escola durante os meses de desenvolvimento da atividade, após esse tempo, recolheram-se os materiais descartados nos coletores. Este material coletado foi entregue para a SEMEIA (Secretaria do Meio Ambiente) do município de Ji-Paraná, para que descartasse o material corretamente. No decorrer desse tempo realizou-se uma palestra sobre o tema em questão.
Resultado e discussão
Avaliando-se os questionários aplicados aos alunos sobre o tema proposto foi
possível diagnosticar que os discentes apresentaram um conhecimento básico em
relação às informações em torno do descarte de pilhas e baterias e o impacto
ambiental.
Pode-se observar que a maioria dos alunos tem um conhecimento básico em
relação do descarte correto das pilhas e baterias, porém maioria descarta
inadequadamente, sem se preocupar em fazer uma coleta seletiva e dar os devidos
fins ao material. Em relação aos conhecimentos dos danos provocados pelo o
descarte incorreto, a maioria dos alunos apesar de saberem dos problemas
provocados por esta atividade continua praticando o ato de descartar
incorretamente sem se preocupar com o meio ambiente e com as gerações futuras.
Portanto, os resultados mostraram a falta de informação dos alunos referente ao
descarte correto de pilhas e baterias, sendo que a maioria já ouviu falar sobre
os danos ao meio ambiente e ao próprio ser humano, porém, continuam agindo de
maneira incorreta, e outros continuam descartando errado por falta de
informação.
Os dados obtidos foram significativos, os alunos tiveram a
sensibilização de coletar as pilhas e baterias de suas próprias residências,
estas que muitas vezes seriam descartadas inadequadamente. Os resultados
demonstram que a Turma C coletou a maior quantidade de pilhas e baterias, as
Turmas A e B tiveram uma quantidade menor, este fato pode ser explicado pelas
observações realizadas no decorrer do projeto, percebeu-se que na Turma C a
palestra e gincana surtiram mais efeito que nas outras turmas, o interesse dos
discentes era maior, os alunos da Turma C não coletaram somente em suas
residências, foi constatado que os mesmo, saíram em grupo pelo o próprio bairro
coletando pilhas e baterias da comunidade
Conclusões
No decorrer deste trabalho percebeu-se que não somente é necessário pontos de coleta, mas também meios de conscientização da sociedade. Os resultados alcançados com este trabalho foram significativos, pois os alunos e toda a comunidade escolar e seu entorno desenvolveram uma pequena parcela de conscientização, isso justifica-se pelo o fato que todos envolveram-se com a atividade, participando diretamente ou indiretamente no projeto, visto que professores e demais funcionários participaram e auxiliaram nas palestras e na coleta seletiva.
Agradecimentos
Agradeço a CAPES por financiar esse trabalho através do PIBID/IFRO-RO. Ao IFRO pelo apoio durante a atividade, e aos coordenadores do Projeto.
Referências
COPOLA, G. A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: OS ATERROS SANITÁRIOS DE REJEITOS E OS MUNICÍPIOS. 2011. Disponível em: <http://www.acopesp.org.br/artigos/Dra.%20Gina%20Copola/gina%20artigo%2067.pdf>Acesso em 15 de julho de 2014.