Utilizando um jogo de Cartas para Relacionar Diversas Características de Alguns Hidrocarbonetos.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

J. F. A. da S., A. (UFRPE) ; R. L., R. (UFRPE) ; L. L. F. R., J. (UFRPE)

Resumo

Nesta metodologia didática, os alunos participaram efetivamente do desenvolvimento de seis cartas de cada um dos três compostos das quatro classes de hidrocarbonetos estudadas, e das regras do jogo. Assim, os alunos se sentiram construtores do conhecimento e não apenas expectadores, isso gerou uma motivação extra que foi indispensável para o desenvolvimento e a confecção das cartas do jogo, e para sucesso o deste trabalho. Dessa forma, a metodologia se mostrou lúdica e dinâmica, que são características importantes para o aprendizado significativo e uma boa relação de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Jogos; Ensino; Hidrocarbonetos

Introdução

O interesse por jogos é unânime, e há relatos da sua utilização nas antigas civilizações. Esses elementos também passaram a ocupar um espaço importante nas salas de aula, pois os jogos utilizados para o ensino de química têm sido defendido por vários pesquisadores, e muito utilizado pelos professores, pois eles possuem como principal característica, a liberdade no desenvolvimento das habilidades intelectuais dos estudantes e na socialização com outros alunos. A aplicação de atividades lúdicas em sala de aula, como os jogos, também pode ser uma boa alternativa para despertar o interesse dos alunos (SILVA Et al,2012), pois eles se sentem seres responsáveis pelo seu desenvolvimento, relacionando conceitos sobre a química. Esta proposta didática se mostrou uma ferramenta pertinente, pois os alunos sentiram a sua evolução com relação ao conhecimento que tinham sobre os hidrocarbonetos. Segundo (FREIRE, 1996) Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. E isso foi o que conseguimos com a aplicação dessa metodologia.

Material e métodos

A metodologia da intervenção didática foi aplicada em uma turma de 40 alunos do 3° ano A do Ensino Médio no turno da manhã, no colégio Estadual Geraldo Melo, conjunto Graciliano Ramos-Tabuleiro dos Martins em Maceió, e foi realizada em três momentos: A aula inicial foi ministrada no quadro branco sobre os princípios da química orgânica e a função hidrocarbonetos, explicando as principais características dos alcanos, alcenos, alcinos e aromáticos. No final da intervenção didática, os estudantes foram divididos em 4 grupos, e cada um ficou com a responsabilidade de pesquisar as propriedades físicas, o nome, o grupo a qual pertence, a estrutura e a fórmula geral de três compostos de um dos quatro grupos, e a aplicação de cada uma das três substâncias. No segundo momento os alunos utilizaram o laboratório de informática da escola, para realizar a confecção das cartas no programa powerpoint 2010 e foram confeccionadas seis cartas de cada um dos três compostos, de cada uma das quatro classes dos hidrocarbonetos: alcanos, alcenos, alcinos e aromáticos, no total foram confeccionadas 72 (setenta e duas) cartas. Após a confecção, as cartas foram impressas em papel A4 e plastificadas. No terceiro momento foram apresentadas as regras do jogo e a turma foi dividida em dois grandes grupos, para iniciarmos o jogo. Ocorreu um sorteio para ver quem iria começar jogando, depois os alunos tinham a chance de organizar as seis cartas de cada composto que continham: propriedades, fórmula geral, nome, estrutura, nome da classe a qual pertence e a sua aplicação. Quando eles não conseguiam relacionar corretamente as seis cartas de cada composto, o outro grupo tinha a oportunidade de relacionar as cartas corretamente.

Resultado e discussão

A ideia inicial para o desenvolvimento de um jogo para o ensino de hidrocarbonetos surgiu em uma das aulas ministradas no 3º ano “A” do colégio Geraldo Melo em Maceió- AL, quando estávamos estudando a nomenclatura utilizada para nomearmos hidrocarbonetos não ramificados. Após esse primeiro momento, os alunos se reuniram novamente no período da tarde (na escola), com o intuito de definir estratégias para a organização das informações relativas às propriedades dos compostos, e a confecção das cartas. Após essa reunião ficou resolvido quantas cartas e quais os compostos fariam parte deste jogo. Os estudantes ficaram muito motivados por essas ideias, pois saíram do estado de mero expectadores e se sentiram construindo uma nova forma de estudar e ter uma aprendizagem significativa. No momento da confecção das cartas, no laboratório de informática da escola, os alunos se relacionaram de forma harmoniosa, pois tinham um objetivo muito desafiante, afinal, construir um novo jogo seria uma tarefa difícil, mas sabiam que seria uma ótima alternativa para um aprendizado significativo. Os alunos trabalharam sob orientação do professor para a criação e a impressão das cartas na escola. Chegado o momento final, os alunos foram divididos em dois grandes grupos.As cartas foram divididas em seis mesas da sala de aula, no centro da sala. Logo depois da apresentação das cartas, os alunos começaram a relacionar as seis cartas de cada composto, primeiro um grupo e depois o outro. Quando uma equipe não conseguia relacionar as informações do composto corretamente, a chance passava ao outro grupo. Com isso o grupo vencedor foi o que conseguiu relacionar as características de mais compostos. É interessante ressaltar que toda a metodologia se desenvolveu em clima descontraído.

Cartas confeccionadas

neste arquivo esão presentes todas as cartas que fazem parte do jogo

Metano

Cartas produzidas para o metano.

Conclusões

Ficou claro que a metodologia proposta se mostrou eficiente e motivadora, pois os estudantes conseguiram após a realização da intervenção didática, relacionar corretamente as propriedades dos compostos e apresentaram uma significativa evolução no nível de conhecimento sobre os hidrocarbonetos.

Agradecimentos

Referências

ALENCAR, M. A; LIMA, M. A. A,; MOREIRA, E. J. S.; MOREIRA, F. B.F.; Baralho Iônico: Uma Alternativa de Ensinar Química. VII CONNEPI (2012). Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/904/1134 dia 20 de Julho de 2014.
FREIRE, P.; Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e terra, (1996). Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&ved=0CFkQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.portalseer.ufba.br%2Findex.php%2Frfaced%2Farticle%2Fdownload%2F3221%2F2405&ei=whvqU_f1Mo3nsATEloL4CQ&usg=AFQjCNHe2QwWRc4eJ2RniN4iUI9-ZOXOvQ 17 de Julho de 2014.
file:///C:/Users/Anderson/Downloads/3221-7737-1-PB.pdf
SILVA, C. K. O.; SOUZA, H. Y. S.; Dados Orgânicos: Um Jogo Didático No Ensino de Química. Revista HOLOS, Ano 28, Volume (2012). Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/737/559 acesso 20 de Julho.2014

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