AVALIAÇÃO, RESULTADOS E CONCLUSÕES DA PRIMEIRA TURMA FORMADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS POLOS DE ORÓS E MAURITI-CE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Frota, E.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Cavalcanti, E.S.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pinheiro, S.O. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Sousa Filho, Z.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

O objetivo desse estudo foi de avaliar os resultados conquistados da primeira formação das turmas de Licenciatura em Química na modalidade de ensino educação a distância nos municípios cearenses de Orós e Mauriti, na Universidade Estadual do Ceará. Dos resultados obtidos, constatou-se um saldo positivo no índice de conclusão dos alunos no curso, indicando aproveitamento satisfatório. Os níveis de aprovações foram muito satisfatórios, com 74% de aprovados no polo de Mauriti e de 58% de aprovados no polo de Orós. O que representa um índice muito alto de aprovação para um Curso de Química com ensino a distância quando comparado a outros cursos ou a de outras instituições. Comprova-se assim a valorização por parte dos estudantes a essa modalidade de ensino, a educação a distância.

Palavras chaves

Educação a Distância; Tecnologias de Comunicaçã; UECE

Introdução

Educação a Distância ou EaD é o termo genérico usado no Brasil para designar modos de formação ou de aprendizagem cuja mediação estudante-professor-conteúdo é feita por alguma tecnologia e que, por isso, se diferencia do modelo presencial clássico. Este ensino vem se adequando às condições de uma parcela da população desprovida de tempo disponível que requereria em um curso presencial. Autores como Nova e Alves (2003), conceituam a Educação a Distância como: "Uma das modalidades de ensino-aprendizagem, possibilitada pela mediação dos suportes tecnológicos digitais e de rede, seja esta inserida em sistemas de ensino presenciais, mistos ou completamente realizada por meio da distância física." Segundo Belloni (2001), "A Educação a Distância (EaD) está expandindo cada vez mais, por ser uma modalidade que busca atender as novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial, que vêm acontecendo em ritmo acelerado sendo visíveis no crescente avanço das tecnologias de comunicação e informação, tendo como consequências mudanças no campo educacional." Em função das possibilidades que a tecnologia oferece, os cursos on-line podem ser ministrados em formato de texto, através de material impresso, ou no formato multimídia e esses tipos de cursos têm chamado muita atenção principalmente de jovens e adultos que buscam uma forma de se especializarem em uma determinada área do conhecimento, contudo não tem tempo para se dedicar exclusivamente aos estudos em vista que muitos já trabalham. Nessa modalidade podemos ter a convergência de mídias e, por intermédio delas, inúmeras oportunidades de aprendizagem. Diante disso se tem aumentado o número de instituições superiores que aderem a este tipo de ensino.

Material e métodos

O trabalho realizado foi conduzido por meio da coleta de dados do total de alunos matriculados desde o ano de 2009. A coordenação do curso de Licenciatura em Química em educação a distância forneceu todos dos dados necessários para a realização deste trabalho e o acompanhamento das turmas foi feito a cada semestre. Foram avaliados alunos dos municípios cearenses de Orós e Mauriti da Universidade Estadual do Ceará. A metodologia utilizada de coleta dos dados se deu durante o decorrer nas disciplinas ministradas no curso durante todo o período que ocorreram através de aulas expositivas presenciais, aulas disponibilizadas no ambiente virtual, aulas gravadas em vídeos, atividades pedagógicas a distância e aulas práticas em laboratórios, tendo como suporte de aprendizado, material bibliográfico impresso e disponibilizado na Plataforma Moodle. Os alunos foram avaliados através de provas individuais, sendo estas presenciais (sem consultas) e notas atribuídas às atividades a distância e auto avaliação. Ao final, os resultados quantitativos e qualitativos obtidos foram compilados neste trabalho.

Resultado e discussão

Os resultados indicam que de um modo geral o índice de reprovação no curso foi insignificante e que no decorrer do primeiro semestre houve um crescimento no índice de aprovação, indicando que houve um aumento na dedicação do aluno representado pela familiarização com o sistema EaD. Pode-se observar que a primeira disciplina ministrada em cada semestre nos dois polos, Mauriti e Orós, demonstrou uma certa dificuldade por parte dos alunos, isso ocorreu devido o período de férias promover uma redução no uso das ferramentas inerentes ao ensino a distância, havendo portanto uma diminuição no rendimento das disciplinas. Pode-se observar que a partir do oitavo semestre, não houve reprovações, o que significa um maior empenho dos alunos em alcançar o título de graduado. Além disso, todos já se encontravam motivados no curso neste período. Avaliando o polo de Mauriti, pode-se observar que no decorrer do curso houve uma diminuição significativa de reprovações, isto é, o número de alunos aprovados em mais de uma disciplina aumentou. No polo de Orós, no quinto semestre houve um índice de reprovação significativo na disciplina de introdução a estatística, este resultado se deveu a má formação do professor formador e não dos alunos na disciplina. Em relação à evasão, verificou-se que no polo de Mauriti teve uma pequena elevação no início do segundo semestre e nos semestres subsequentes caindo para zero. No polo de Orós, a evasão não apresentou diferenças significativas no decorrer dos semestres, mantendo um padrão de desistência ao longo do curso. Em relação aos formandos, 74% dos alunos ingressos em Mauriti conseguiram terminar o curso em tempo hábil e no polo de Orós 58% em relação à primeira turma, o que se mostrou bastante positivo, com valores acima de 50% de formação.

Conclusões

Houve uma boa adaptação dos alunos ao curso e com o ambiente virtual Moodle, demonstrado pelo baixo índice de reprovações nas disciplinas e de evasão no curso. Índices de formandos de 74% e 58% para os polos de Mauriti e Orós, respectivamente, demonstra o saldo positivo para a primeira turma formada no curso de Licenciatura em Química na UECE, na modalidade a distância. Dessa forma, os resultados são favoráveis e comprovam que o surgimento de novas tecnologias da telemática deu um novo impulso à educação sendo capaz de oferecer um ensino de qualidade contribuindo com a educação superior.

Agradecimentos

Agradecimento à Universidade Estadual do Ceará (UECE), à Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) da UECE e aos órgãos de fomento.

Referências

ALVES, L.; NOVA, C. Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizagem e Interatividade. São Paulo, Futura, 2003.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ