ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Souza, J.M.C. (UFRPE) ; Souza, S.R.M. (UFPE) ; Nascimento, R.C.R. (UFRPE) ; Oliveira, C.A. (UFRPE) ; Souza, S.R. (UFRPE)
Resumo
A escola é um espaço onde os alunos são preparados para tornarem-se cidadãos conscientes na sociedade, para tal, o ensino de química deve oferecer subsídios para compreensão de mundo desses alunos. Nos últimos anos, novas estratégias didáticas vêm ganhando espaço nas escolas, onde professores se utilizam delas para tornar a aula mais dinâmica e interativa como uma forma de transmissão de conhecimento e compartilhamento deste. Portanto, este trabalho objetiva relatar uma experiência de prática de ensino-aprendizagem sobre o tema chocolate aplicado ao ensino de funções orgânicas na escola, propondo aos alunos a identificação das moléculas que constituem essa guloseima. O tema chocolate é um rico contexto a ser trabalhado em sala de aula, promovendo assim a aprendizagem significativa.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Química Orgânica; Chocolate
Introdução
Em pesquisas que envolvem ensino de ciências muitos pesquisadores têm salientado as diferenças do desenvolvimento intelectual do indivíduo para compreensão do mundo no qual está inserido (OLIVEIRA,2008). No ensino de química orgânica a dificuldade de encontrar alternativas para o ensino dos conteúdos é realidade de muitos profissionais, mesmo a Química Orgânica estando intrinsecamente relacionada com a vida, a maioria dos professores do ensino médio ainda tem dificuldades em contextualizar os conteúdos curriculares dessa disciplina em suas aulas. Nesta direção, este trabalho relata a aplicação do tema chocolate no ensino de Química Orgânica objetivando a promoção de um aprendizado significativo das funções orgânicas. A origem do chocolate faz parte dos enigmas da história. Segundo os maias os deuses foram os primeiros a consumir o cacau, que era oferecido em rituais de casamento, nascimento e morte. No século XVII a bebida de chocolate se transformou na coqueluche da aristocracia e do clero, até a atualidade as pessoas continuam fanáticas por chocolate, para alguns o chocolate possui propriedades afrodisíacas. Na verdade, existe no chocolate um composto químico, designado triptofano, que é usado pelo cérebro para produzir serotonina, um neurotransmissor que induz sensações de prazer. No chocolate existem inúmeros compostos químicos orgânicos dentre eles destacam-se a dopamina, feniletilalanina, o ácido oxálico e a cafeína. Estratégias didáticas diferenciadas no ensino despertam um forte interesse nos alunos que atribuem a estas um caráter motivador e lúdico. Para os professores, o desenvolvimento dessas atividades aumenta a capacidade da aprendizagem dos alunos, pois funciona como meio de envolvê-los no tema em estudo (Giordan, 1999).
Material e métodos
A prática de ensino-aprendizagem foi realizada com uma turma de 30 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular de médio porte localizada no municipio do Paulista situado na Região Metropalitana do Recife, durante o período de aulas do componente curricular química, onde foram realizas no ambiente de ensino (sala de aula) as atividades baseadas no tema chocolate, trabalhando as funções orgânicas, e todos os aspectos pertinentes ao assunto, relacionando o tema ao conteúdo curricular. As atividades ocorreram em quatro etapas, 1ª Etapa: Pesquisa do tema chocolate no contexto das funções orgânicas. Os alunos puderam buscar fontes na literatura ou na internet que abordassem a temática “chocolate” interligada ao conteúdo funções orgânicas. 2ª Etapa: Discussão em grande grupo das pesquisas realizadas. Houve em sala de aula um momento de discussão com o grande grupo do material pesquisado essa discussão fomentou a explanação sobre o conteúdo de funções orgânicas. 3ª Etapa: Ficha de atividade. Nessa etapa os alunos agruparam-se em grupos menores de 5 integrantes e responderam a uma ficha onde constava o desenho de um dos compostos encontrados no chocolate e duas perguntas relacionadas ao composto apresentado. 4ª Etapa: Explanação do pequeno grupo sobre o composto da ficha ao grande grupo. Depois de preenchida a atividade da 3ª Etapa, os alunos do pequeno grupo puderam explanar ao grande grupo sobre o composto que tiveram acesso, mostrando assim os conhecimentos adquiridos durante a realização da atividade.
Resultado e discussão
Com base nos resultados das discussões, antes e depois da prática e na
avaliação das respostas da ficha de atividade Chocolate com química observou-se
que os alunos melhoraram significativamente seu rendimento referente ao conteúdo
curricular estudado. A realização da atividade teve seu objetivo concretizado,
visto que sua função educativa foi observada durante a aplicação, agregando-se o
aspecto motivacional, com o objetivo de desenvolver estratégias importantes para
o processo de ensino-aprendizagem de Química, facilitando, assim, a compreensão
de conceitos complexos e abstratos e estimulando o raciocínio e a interação
entre os alunos e a química orgânica no cotidiano. A escolha do conteúdo Funções
Orgânicas ocorreu devido a algumas observações feitas durante os anos em que
trabalhamos no Ensino Médio. Nesse período, muitos alunos tiveram dificuldade de
compreender o assunto Funções Orgânicas, que abrange a nomenclatura dos
compostos derivados das funções químicas, o que acaba não tendo sentido para o
aluno, geralmente, o estudo desse assunto fica condicionado a apenas as regras
de nomenclatura desses compostos, sem que haja conhecimento de sua aplicação
relacionada com a realidade dos alunos. O assunto torna-se repetitivo e por isso
o aluno acaba por perder o interesse em seu estudo. Sendo o chocolate uma
“febre” entre os adolescentes, principalmente, aqueles que vão prestar
vestibular que atrelam o chocolate ao alívio da ansiedade na hora das
avaliações, compreendemos que a escolha dessa temática foi de encontro às
dificuldades apresentadas pelos estudantes em relação ao conteúdo Funções
Orgânicas trazendo dessa forma um aprendizado mais consistente e significativo.
Modelo da ficha de atividade aplicada na 3ª etapa metodológica para avaliação de conhecimentos adquiridos.
Conclusões
Os resultados mostram que os alunos tornaram-se mais integrados, conseguindo relacionar os conteúdos de funções orgânicas e o tema proposto para pesquisa. Dessa forma, o tema chocolate, é um rico contexto que não pode deixar de ser trabalhado nas escolas, além de atrair os jovens permite o ensino contextualizado à aprendizagem de funções orgânicas; O ambiente de sala de aula torna-se agradável e os alunos motivados a participarem das atividades propostas. Fazendo com que os alunos sintam-se envolvidos e atraídos ao estudo do conteúdo didático e tenham uma aprendizagem mais significativa.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus pela oportunidade e a Joás Charamba e Thiago Charamba, pelo apoio e auxílio financeiro.
Referências
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.
OLIVEIRA, A. L. Estilos de Aprendizagem. Ensinador Cristão, Rio de Janeiro, v. 9, n. 36, p. 6 – 9, out-nov-dez/2008.