Avaliação do material didático do curso de química a distância da UFRN em termos de abordagem do conteúdo de soluções.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, J. (UFRN) ; Oliveira, O. (UFRN) ; Silva, M. (UFRN) ; Brito, A. (UFRN)

Resumo

A questão norteadora desta pesquisa é avaliar o material didático impresso do curso de Química a Distância da UFRN, com o objetivo de verificar se esta ferramenta contribui como causa da dificuldade de aprendizagem dos alunos, em termos de abordagem do conteúdo de soluções. Para isso, foi elaborado um roteiro de avaliação com duas categorias: estrutura editorial e projeto gráfico, seguida da abordagem teórico-metodológica dos conceitos. O material didático avaliado é uma ferramenta importante para o ensino e aprendizagem do conteúdo de soluções, visto que apresenta corretamente os conceitos, a abordagem microscópica, referências bibliográficas, experimentos, entre outros, que favorecem o melhor desempenho dos alunos, no que diz respeito à leitura, interpretação, compreensão e interação.

Palavras chaves

material didático; ensino a distância; soluções

Introdução

Os cursos de graduação a distância têm, ao longo de sua história, cumprido o seu papel ao atender pessoas que, por diferentes razões, não chegam ao ensino superior presencial. Dentre as ferramentas de ensino utilizadas na educação a distância está o material impresso, meio básico mais utilizado, por propiciar autonomia ao aluno no processo de aprendizagem e ser econômico e fácil de multiplicar e distribuir (HAMAWAKI e PELEGRINI, 2009). Nesse contexto, um dos desafios a ser superado é que se produzam materiais nos quais se garanta a unidade dos conteúdos trabalhados com significado. Para avaliar essa ferramenta, uma das estratégias utilizadas é identificar como os conteúdos estão chegando aos alunos. Carrascosa Alis (2005), em seu estudo, relata que a existência de erros graves conceituais em alguns livros didáticos pode ser a causa das dificuldades de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem, segundo Kempa (1991), pode existir em qualquer situação onde o aluno não consegue compreender um conceito ou ideia relativamente fácil, o qual seria adquirido como resultado de uma intervenção didática. Pesquisas mostram que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas a soluções, conteúdo muito importante, pois a maioria dos experimentos é realizada com os reagentes neste meio. Aliado a este aspecto, Delizoicov (2009) sinalizou a existência de poucos estudos no ensino superior a distância. Desse modo, a questão norteadora desta pesquisa é avaliar o material didático impresso do curso de Química a Distância da UFRN, principal fonte de informação utilizada, com o objetivo de verificar se esta ferramenta contribui como causa da dificuldade de aprendizagem dos alunos, em termos de abordagem de soluções, conteúdo essencial para a formação do profissional químico.

Material e métodos

Os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (MEC, 2007), em relação ao material didático, não apresentam ficha de avaliação referente à análise da obra. Portanto, cada instituição especifica seus próprios critérios e indicadores de avaliação do material didático impresso. Nessa perspectiva, foi elaborado um roteiro de análise do material didático (Tabela 01), apresentado nos resultados, constando de duas categorias: estrutura editorial e projeto gráfico, seguida da abordagem teórico-metodológica dos conceitos. Este roteiro teve como base categorias adaptadas do Guia de Livros Didáticos de Química do Plano Nacional para o Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) para o conteúdo de soluções, propostas para 2012 (MEC, 2011). Após análise da estrutura curricular do curso de química licenciatura, modalidade a distância, da UFRN, foi avaliada a abordagem do conteúdo de soluções em dez aulas de sete disciplinas ministradas em diferentes semestres, tendo como instrumento, o roteiro elaborado. A utilização de documentos legais do ensino médio segue a orientação das Diretrizes Legais para os cursos de Licenciatura no país, ao afirmar que o currículo de ensino superior de formação de professores deve ter como referência o currículo do ensino médio (BRASIL, 2002).

Resultado e discussão

Para avaliar o material didático impresso do curso de Química a Distância da UFRN em termos de abordagem do conteúdo de soluções, foi elaborado um roteiro de análise do material didático (Tabela 01). Assim, foi verificado que o material didático avaliado possui linguagem clara, explicações à parte, palavras em negrito, títulos chaves, figuras e exemplos. Apresenta referências bibliográficas de livros sobre química geral, inorgânica e analítica. Ainda sugere a leitura complementar entre as aulas do curso, por exemplo, “para um melhor entendimento da aula 02, na disciplina Manipulação de compostos orgânicos, existe a recomendação da leitura da aula 1 da disciplina Medidas e Transformações Químicas”. No entanto, nenhum artigo científico específico direcionado ao conteúdo de soluções é indicado. Nas aulas 13 da disciplina Arquitetura atômica e molecular e 08 da disciplina Termoquímica e equilíbrio é abordado o que acontece microscopicamente numa solução, destacando as forças intermoleculares e o aspecto energético. Quanto aos conhecimentos químicos prévios do aluno, está indicada a necessidade de relembrar o que foi aprendido em outras disciplinas. Por exemplo, a aula 01 da disciplina Vivenciando a química ambiental traz o seguinte texto: “Na aula 5 da disciplina Diversidade Química do Ambiente, você conheceu diferentes tipos de sais e as regras de solubilidade em meio aquoso”. Propõe a integração do conteúdo conceitual sobre soluções com a linguagem matemática, na explicação sobre o preparo de soluções diluídas, onde correlaciona volume e concentração. E, por fim, apresenta conceitos corretos e experimentos, por exemplo, na aula 10 da disciplina Medidas e Transformações Químicas são propostos sete experimentos envolvendo soluções.

Tabela 01

Tabela 01. Roteiro de análise do material didático para o conteúdo soluções.

Conclusões

A partir das informações obtidas nesse estudo, conclui-se que o material didático impresso do curso de Química a Distância da UFRN é uma ferramenta de ensino e aprendizagem importante para a aquisição do conhecimento sobre o conteúdo de soluções, visto que apresenta conceitos corretos, abordagem microscópica, linguagem química clara, referências bibliográficas, experimentos, entre outros, que favorecem um melhor desempenho dos alunos, no que diz respeito à leitura, interpretação, compreensão e interação.

Agradecimentos

Ao Programa de Pós-Graduação em Química e à Secretaria de Educação à Distância da UFRN.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 8, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de março de 2002. Seção 1, p. 12.
CARRASCOSA ALIS, J. El problema de las concepciones alternativas en la actualidad (Parte I). Analisis sobre las causas que la originan y/o mantienen. Revista Eureka sobre la Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 2, n. 2, p. 183-208, 2005.
DELIZOICOV NETO, D. A investigação em educação científica. Palestra proferida no Curso de formação continuada do programa REUNI-UFRN. Natal-RN em 09 de outubro de 2009.
FERNANDEZ, C. T. Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In: LITTO. F. M; FORMIGA, M. M. (org). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
HAMAWAKI, M. H.; PELEGRINI, C. M. As ferramentas do ensino a distância e suas contribuições para a eficácia no processo de aprendizagem do aluno. Revista de Ensino Superior de Catalão, Ano XII, n. 21, p. 84-91, 2009.
KEMPA, R. Students learning difficulties in science: causes and possible remedies. Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 2, p. 119-128, 1991.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação a Distância. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Química. Brasília, 2011.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ