ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Eulália Alves de Olveira, M. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; das Chagas Alves Lima, F. (UESPI)
Resumo
O presente trabalho busca mostrar a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência, licenciados do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Com essa proposta, nossa pesquisa, predominantemente de cunho qualitativo, consiste na observação de atividades e análise e interpretação das entrevistas realizadas com os bolsistas. Essa investigação nos permitiu constatar que o PIBID está contemplando no processo formativo desses licenciados, auxiliando-os em suas atividades de ensino e pesquisa e, dessa forma, contribuindo em seu processo de formação.
Palavras chaves
PIBID; Formação docente; Química
Introdução
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financia programas educacionais juntamente com as Secretarias de Ciência e Tecnologia e as Secretarias de Educação dos Estados, com o intuito de incentivar uma política educacional, ampliando o acesso ao saber e fornecendo respostas inovadoras aos problemas apresentados em nossa educação. O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) é um dos projetos financiados pela CAPES em parceria com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O programa possibilita um contato direto com o professor em processo de formação docente com a escola, o aluno e todos os aspectos político- pedagógico da instituição educativa de forma diferenciada (SILVA, 2012) Dentro dessa perspectiva, o PIBID busca incentivar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química para a atuação no Ensino médio, proporcionando aos futuros professores uma formação inicial com vivências em diferentes experiências. (BRAIBANTE, 2012) Buscando proporcionar aos bolsistas o contato com atividades alternativas para o Ensino da Química, o programa leva¬-os a contemplar novas possibilidades na futura profissão. No PIBID, os bolsistas estão envolvidos em práticas que buscam a inovação, a contextualização dos conceitos químicos e, assim, por meio das atividades propostas, o projeto procura mostrar aos licenciados que é preciso enfrentar as adversidades da profissão docente, visando melhores condições no campo profissional (STANZANI, 2012) Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do PIBID na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
Material e métodos
A pesquisa foi direcionada a 15 (quinze) alunos bolsistas participantes do projeto PIBID de Química da Universidade Estadual do Piauí-UESPI campus Torquato Neto. Esses bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, foram coletadas suas impressões sobre essas experiências. Foi realizado uma aplicação de um questionário composto de 7 (sete) perguntas objetivas. Com base nesses questionários, foi feita uma análise da importância do projeto PIBID na vida acadêmica dos bolsistas que atuam em três escolas da rede estadual do município de Teresina-PI. A seguir apresentamos o roteiro que norteou a realização da pesquisa encaminhada para os bolsistas. Questões norteadoras: 1- Você acha importante o PIBID para sua formação? 2- O PIBID atrapalha suas atividades acadêmicas? 3- Você sente-se satisfeito com a bolsa do PIBID? 4- No momento atual você considera que o PIBID melhorou seu entendimento sobre o processo de ensino-aprendizagem? 5- A participação do PIBID reforçou seu desejo de ser um futuro docente? 6- Você acha que o PIBID aprimora sua experiência para a futura docência? 7- A qualidade do ensino na escola em que você atua melhorou com as ações do PIBID? Com todos os dados já coletados, referentes às perguntas feitas pelo questionário, às mesmas foram analisadas e expostas em textos expositivo- argumentativos e em Tabela.
Resultado e discussão
A partir das observações das atividades desenvolvidas pelos bolsistas constatou-
se que os licenciados sentem mais vontade ainda de dar aula. O programa
proporcionou aos bolsistas o contato com atividades alternativas para o Ensino
da Química, levando¬-os a contemplar novas possibilidades na futura profissão.
Foi possível evidenciar que, por meio da participação no PIBID, o interesse dos
bolsistas pela área de ensino, por se tornar professor, começa a ser despertado
e passam a perceber as problemáticas relacionadas à formação docente na prática
se sentindo motivados a exercer a profissão de maneira consciente, pensando nas
implicações e contribuições de sua prática para o ensino de Química.
Destacou-se também que as atividades vivenciadas no ambiente de formação
propiciadas pelo PIBID, colaboram para que os bolsistas se sintam motivados a
exercer a profissão de maneira consciente, pensando nas implicações e
contribuições de sua prática para o ensino de Química.
Os resultados obtidos dos questionários aplicados aos bolsistas estão expostos
na Tabela 1. O que reforça ainda mais a importância do PIBID para a formação
desses futuros docentes.
Através da Tabela, pode-se notar que os bolsistas destacam bem a importância do
PIBID em seu futuro profissional, tendo em vista que o projeto oportuniza um
caminho evolutivo do amadurecimento da docência ao longo do tempo em que o
acadêmico vivencia a sua licenciatura. Assim, o PIBID auxilia a formação
docente, preparando o licenciando para o seu futuro campo de atuação.
Resultado do questionário realizado com alunos bolsistas participantes do PIBID.
Conclusões
Conclui-se que o PIBID incentiva à formação docente apesar da enorme carência de professores de Química para a educação básica, valorizando o magistério e constituindo uma Integração entre ensino superior e educação básica. Fazendo-se importante para o futuro docente do bolsista, pois o mesmo faz parte da formação dos acadêmicos, permitindo uma melhor qualificação na sua futura atuação profissional, preenchendo uma lacuna existente na maioria dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química, bem como nos órgãos de fomento para o desenvolvimento de projetos na área de ensino.
Agradecimentos
A Deus, ao PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência pela realização do trabalho, e a Universidade Estadual do Piauí- UESPI.
Referências
BRAIBANTE, M. E. F.; WOLMANN, E. M. A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola. N° 4, p.167-172, 2012.
SILVA, C. S.; MARUYAMA, J. A.; OLIVEIRA, L. A. de O.; OLIVEIRA, O. M. M. de F. O Saber Experiencial na Formação Inicial de Professores a Partir das Atividades de Iniciação à Docência no Subprojeto de Química do PIBID da Unesp de Araraquara. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 189-200, 2012.
STANZANI, E. L., BROIETTI, F. C. D., PASSOS, M. M. As Contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial. Química Nova na Escola. Vol. 34, N° 4, p. 210-219, 2012 .