APRENDENDO QUÍMICA BRINCANDO: A gincana do conhecimento como ferramenta pedagógica para o ensino de Cálculos Estequiométricos na 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Freitas, A.C.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP) ; da Costa, H.L.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP) ; Maciel, J.P.F. (INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR) ; de Carvalho, P.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP) ; dos Santos, M.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP) ; de Lima, M.M.G. (ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CORDEIRO PONTES) ; Rodrigues, A.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ-UEAP)

Resumo

Esta pesquisa trata-se das observações e da elaboração de um projeto de intervenção, desenvolvida pelos acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá para auxiliar o professor da escola campo a ampliar as possibilidades de aprendizagem em suas aulas, utilizando o lúdico como tema gerador. O objetivo desta pesquisa é averiguar a postura pedagógica dos acadêmicos de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá diante da complexidade do ensino de química na 2ª série do Ensino Médio com a elaboração de um projeto metodológico, a fim de assegurar-nos um aprendizado significativo entorno do processo de formação de professores, assim, buscando também motivar nossos alunos sobre a importância do conhecimento químico.

Palavras chaves

Química; lúdico; Ensino Médio

Introdução

A tarefa proposta nesta atividade visa à reflexão, pesquisa, planejamento, elaboração e apresentação de um plano de ação que deverá contemplar os pontos negativos observados na escola-campo e a aplicação de uma intervenção pedagógica com o objetivo de amenizar as fragilidades constatadas em campo. As atividades foram divididas em duas etapas: observação e levantamento de dados e; período de regência, que servirão como dados para a realização do diagnóstico quantitativo e qualitativo na escola-campo (GIL, 2002, p. 41-47). No primeiro momento, os acadêmicos fizeram uma análise na estrutura do ambiente da escola, onde será priorizada a análise qualitativa dos mais variados aspectos que estejam relacionados diretamente com o ensino-aprendizagem. No segundo momento, foram desenvolvidas atividades juntos de algumas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Com esses dados acreditamos ser possível aprofundar o diagnóstico sobre as deficiências presentes, logo, auxiliar o professor no processo de desenvolvimento educacional dos estudantes, priorizando estimular o interesse destes pelo conhecimento químico. Objetivou expor as análises qualitativas e quantitativas diante do processo de ensino-aprendizagem de química, realizadas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), no espaço escolar da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes, na cidade de Macapá-AP.

Material e métodos

O Projeto que foi elaborado para a regência de estágio supervisionado III começa a partir de uma situação-problema detectada no momento da observação na escola- campo. Durante o mês de Junho de 2014 ocorreu o período de regência do grupo de acadêmicos nas turmas 221, 222 e 223, o material de apoio à aula foi estruturado a partir de observações e sugestões do próprio professor da escola-campo. O tema abordado foi previamente conversado, e a regência seguiu a linha de raciocínio que estava sendo ministrada por ele em sala de aula. Neste contexto, utilizamos de dois tipos de metodologia: a primeira foi aplicada com o auxílio do livro PLANETA QUÍMICA1 como reforço para compreendermos um pouco mais sobre o conteúdo, a fim de promover uma espécie de revisão para os alunos. Na segunda, utilizamos recursos audiovisuais, como o projetor multimídia e caixas de som, estimulando o desempenho e a atenção dos educandos para o conteúdo apresentado. Durante a regência, dividimos as turmas em alguns grupos, cerca de quatro, cada grupo ficou com uma lista de cinco questões sobre o assunto ministrado, uma disputa entre eles foi estimulada para encorajá-los a vir no quadro branco e responder aos exercícios. Promovemos a gincana do conhecimento entre as três turmas na qual participaram das atividades. Desta forma, acreditamos que seria possível observar de forma mais concisa como podemos transformar uma aula sobre Cálculos estequiométricos em um tema mais interessantes na visão dos alunos daquela instituição, em especial. 1 CISCATO & PEREIRA, Carlos A. M., Luís F. Planeta Química. São Paulo: Ática, 2011

Resultado e discussão

O grupo de estagiários planejou com cuidado, juntamente com o professor da escola-campo, intervenções, criando dinâmicas didáticas relacionando-as com temas atuais que pudessem chamar a atenção dos jovens alunos, criando um ambiente novo, despertando, assim, a curiosidade e a participação deles em sala de aula, o que é muito importante já que, hoje, nota-se claramente, que eles estão, na sua grande maioria, totalmente desligados do mundo não dando a menor importância ao que o professor está falando em sala de aula. A gincana do conhecimento foi o ápice da pesquisa, neste momento, os alunos foram instigados a buscar respostas para as atividades propostas. A disputa entre turmas estimulou a investigação e reforçou a aprendizagem significativa que já vinha sendo apresentada pelo professor da escola. Os alunos demonstraram na teoria e na prática o quão significativa foi a atividade desenvolvida, satisfazendo os objetivos. À medida que as atividades avançavam, ficava mais evidente o conhecimento que os futuros docentes vem aprimorando nesta graduação, acerca do contexto que envolve o processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino médio/superior, principalmente na rede pública de educação. Resultados qualitativos: - Aprimoramento das noções sobre regra de três (Matemática); - Foi possível visualizar o interesse pelas aulas de química, desde a revisão de Balanceamento químico até Cálculos estequiométricos; - Promoveu o despertar dos alunos para o conhecimento químico. Resultados quantitativos: - Assimilação do conteúdo e resolução dos exercícios; - Aprimorou a relação entre professor-aluno; - Diminui drasticamente o índice de evasão nas aulas de Química; - Estimulou a leitura e pesquisa; - Os alunos conseguiram relacionar a disciplina química ao cotidiano.

Conclusões

Diante desta experiência, foi verificada a importância do estagio supervisionado para a formação de docentes, pois permite que o mesmo conheça o âmbito educacional atual, além de permitir que ele construa seu caráter como educador, conhecendo todas as barreiras que possivelmente enfrentará. Deste modo ressaltamos que a prática pedagógica é de extrema importância para a formação do docente, pois habilitará este a lidar e adaptar-se aos desafios que surgem em sala de aula e fora dela, mostrando como utilizar os diversos instrumentos pedagógicos hoje disponíveis como ferramenta para o ensino.

Agradecimentos

Agradecemos à UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP) pelo incentivo. Aos nossos colaboradores e demais que acreditaram no desenvolvimento desta pesquisa.

Referências

ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN, 2005. Disponível em <http://www.educ.ufrn.br/arnon/estagio.pdf>. Acesso em 28 abr. 2013.
BIANCHI, A.C.M, et al. Manual de orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002, p. 41-47.
MAUÉS, Sheila. Guia de orientação de prática docente em química I. Universidade do Estado do Amapá - UEAP: Macapá, 2013.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
PIMENTA, Selma G. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, vol. 3, 2005-2006.
ROERCH, S.M.A, et al. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2 ed. - São Paulo: Atlas, 1999.

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