ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Ramos de Macedo, E. (UFMA) ; Venância França Rodrigues, M. (UFMA) ; Bruno Diniz Silva, (UFMA) ; Enrique Bayma Gomes, M. (UFMA) ; Costa, A. (UFMA) ; de Jesus Dutra, D. (UFMA)
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam sobre competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio relacionadas a representação e comunicação referentes aos conteúdos de Química (BRASIL, 1999), sendo algumas ligadas diretamente a leitura e a escrita.O presente trabalho visa promover a leitura e a interpretação de texto em sala de aula despertando no aluno uma visão crítica sobre a química e sua relação com o cotidiano a partir de textos com abordagem CTS, do livro didático Ser Protagonista. O trabalho foi realizado pelos bolsistas do PIBID com alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Gonçalves Dias. Através de analise do trabalho observou-se uma grande dificuldade dos alunos em interpretar e relacionar o texto abordado com seu cotidiano.
Palavras chaves
Leitura; Critica; Cidadania
Introdução
Promover uma aprendizagem significativa nos alunos tem sido um grande desafio para os professores nos dias atuais, principalmente no ensino de química onde os alunos têm grande dificuldade de interpretação de conceitos químicos bem como a relação desses conceitos com o cotidiano. Como ressalta, FLÔR (2009), nos dias atuais onde a ciência e a tecnologia estão cada vez mais presentes em nosso dia- a-dia, o contato com o conhecimento cientifico e compreensão de seus conteúdos se fazem importantes instrumentos a favor da cidadania. Nesse contexto a leitura exerce um papel preponderante para o desenvolvimento social do aluno. Segundo FREIRE (2006) a leitura deve promover no leitor além da compreensão da palavra propriamente dita, um avanço a cerca da inteligência e do mundo. O aluno do Ensino Médio deve ter o mínimo de compreensão referente a leitura e escrita, a fim de que possa ter um melhor aprendizado. Tomando consciência da sua experiência e da sua leitura de mundo, o indivíduo compreende seus limites e seu potencial dentro da sociedade (FRANCISCO JUNIOR, 2010). Nos diz, LABURÙ (2006) que toda relação com o saber se traduz numa relação do sujeito com o mundo, consigo mesmo e com o outro. Essa relação pode ser estabelecida por meio da leitura. O que nos remete a importância de se trabalhar a leitura nas aulas de química.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido utilizando-se três textos do livro didático Ser Protagonista de acordo com o conteúdo que estava sendo abordado em sala de aula: TEXTO A: Energia do Biogás,levantando a discussão sobre a importância da construção de aterros sanitários para o aproveitamento do lixo na produção do biogás; TEXTO B: Biodiesel: combustível menos agressivo ao meio ambiente, nesse texto foi feito um comparativo entre dois tipos de combustíveis, diesel e biodiesel, para geração de energia e a importância do biodiesel na redução do uso de combustíveis fosseis, TEXTO C: Aditivos Químicos nos Alimentos levantando a discussão sobre a importância dos mesmos. Inicialmente foi feito uma leitura compartilhada onde todos tiveram a oportunidade de ler o texto, sendo avaliado o nível de leitura, de cada aluno.Logo após a leitura foi levantada uma discussão com os alunos sobre o assunto abordado no texto onde os alunos tiveram a oportunidade de fazer comentários, indagações e expor suas conclusões, sendo avaliado o grau de compreensão e discussão sobre o tema apresentado. Cada texto apresenta algumas questões discursivas onde os alunos tiveram a oportunidade de expor suas opiniões referentes ao tema através da escrita.
Resultado e discussão
A pesquisa de caráter qualitativo se baseia em uma visão de MORTIMER (2002), que
apresenta um sistema de referência para analisar a interação do professor com o
aluno a fim de promover a construção do significado a partir da perspectiva
sociocultural de Vygotsky. É imprescindível que o aluno do Ensino Médio saiba
ler corretamente, interpretar um texto e argumentar diante de uma discussão.
Porém encontramos uma outra realidade, alunos com grande dificuldade de leitura
não sabendo respeitar as pontuações adequadamente. Nesse sentido a atividade de
leitura deve ser continuamente trabalhada nas aulas de química promovendo o
desenvolvimento e o nível de leitura dos alunos. Com relação ao momento de
discussão houve grande dificuldade dos alunos em interpretar o texto e formular
uma visão crítica sobre o tema abordado, entretanto levantaram muitas dúvidas
referentes ao tema. Durante a atividade de leitura era feito a relação entre o
tema do texto com o conteúdo estudado, objetivando-se a compreensão do aluno
quanto a importância da química em seu cotidiano. Os alunos julgaram necessária
a continuação da atividade a fim de pudessem ter um melhor aprendizado. Durante
a atividade de leitura o professor exerce um papel importante de mediador, pois
tem a função de orientar a leitura e a discussão do tema levando os alunos
refletirem sobre. Segundo MORTIMER (2006), se o objetivo do ensino é fazer com
que os estudantes desenvolvam um entendimento do tópico em estudo, esses
estudantes devem engajar-se em atividades dialógicas, seja de forma interativa
ou não-interativa: participando de, ou escutando a, uma interação dialógica
entre o professor e a classe; discutindo ideias com seus colegas em pequenos
grupos; pensando sobre as ideias.
Conclusões
Com base nas observações fica evidente que a inserção da leitura nas aulas de química se faz extremamente necessária. O professor como mediador do processo de ensino aprendizagem deve despertar no aluno habilidades de escrita, linguagem e posicionamento crítico, haja vista que a leitura desenvolve um papel social importante e ainda abre espaço para que o aluno interaja com a disciplina de uma forma mais efetiva.Com essa visão entramos na contramão da realidade nos dias atuais onde o professor se exime de sua sua responsabilidade social na formação do sujeito crítico.
Agradecimentos
Agradecemos ao PIBID pela oportunidade, aos alunos do Gonçalves dias e a supervisora Deuziete Dutra pela orientação.
Referências
FLÔR, C. C. Leitura e formação de leitores em aulas de química no Ensino Médio. Florianópolis-SC, 2009.
FRANCISCO JUNIOR, W.E. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que Relações? – QUIMICA NOVA NA ESCOLA, Vol.32, No 4, 2010.
FREIRE, P. A importância de Ler: em três artigos que se completam. 48.ed.São Paulo: Cortez,2006.
LABURÚ, C.E. Fundamentos para um Experimento Cativante. -Cad. Bras. Ens. Fís., vol.23, n. 3: p. 382-404; dez, 2006.
MORTIMER, E. F, SCOTT. F. Atividade Discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigação em ensino de ciências – v7(3), pp.283-306,2002.
LABURÚ, C.E. Fundamentos para um Experimento Cativante. -Cad. Bras. Ens. Fís., vol.23, n. 3: p. 382-404; dez, 2006.