ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Paz, W.H.P. (UESPI) ; Oliveira, A.R. (UESPI) ; Moraes, A.L. (UESPI) ; Sousa, D.A. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um jogo lúdico inorgânico abrangendo o conteúdo de ligações químicas, no intuito do mesmo contribuir para ensino-aprendizagem de alunos em uma escola pública de Teresina - PI. A atividade foi desenvolvida com o auxílio do programa de photoshop na qual teve-se por base um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, onde foi possível trabalhar o conteúdo de ligações químicas. Com a execução desse jogo foi possível perceber maior participação e desempenho dos alunos em relação ao conteúdo estudado. Fica evidente que essa metodologia lúdica facilita e torna-se uma ferramenta rica no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no que diz respeito a disciplina de química.
Palavras chaves
Jogo lúdico; ligações químicas; ensino-aprendizagem
Introdução
A disciplina de química vem sendo questionada por muitos pesquisadores por ser uma matéria centralizada na memorização e repetição de números e fórmulas, e muitas vezes os alunos não vem validade do que estudam e questionam a disciplina como maçante e monótona. Com isso a disciplina é apresentada de forma descontextualizada e sem aplicação no cotidiano. Umas das medidas cabíveis para contextualizar o ensino é inovar com recursos alternativos e complementares, tais como praticas experimentais e jogo lúdicos (SANTANA et al, 2006). No ensino de química, uma das ferramentas que vem se utilizando como recurso didático na aprendizagem dos conteúdos são os jogos didáticos. Esses jogos tem o objetivo de buscar a construção mediante a experiência e atividades desenvolvida pelos alunos como tanto proporciona aprendizado e revisa os conteúdos. Além disso, podemos destacar que o lúdico também motivar e facilita o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos químicos, relaciona ocorrências do cotidiano com os conceitos químicos por meio de modelos que possam representá-los, promove o debate e a comunicação em sala de aula (CUNHA et al, p.92-98, 2012). As funções do jogo tal como a lúdica e educativa devem seguir juntas visto que se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Essa ferramenta se caracteriza por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, como também de integrar a afetividade e o trabalho em grupo (KISHIMOTO et al, 1994). O presente trabalho tem como objetivo aplicar o jogo inorgânico com o intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando que o alunado sinta-se estimulado a aprender o conteúdo de ligações químicas.
Material e métodos
A metodologia se baseia num jogo de tabuleiro, sendo trabalhado o conteúdo de ligações químicas. Esse jogo foi desenvolvido utilizando um programa de photoshop no qual foi elaborado as seguintes peças: um tabuleiro (construído em forma de um átomo contendo respectivamente núcleo (prótons e nêutrons) e eletrosfera contendo legendas de alguns símbolos presente no mesmo; 24 cartas (contendo respectivamente perguntas elaboradas referente ao conteúdo já visto em sala de aula); um dado e três pinos (número correspondente ao número de jogadores) como mostra figura 1. As peças confeccionadas tal como cartas e o esquema do tabuleiro foram impressas, recortas e coladas em um isopor. A aplicação dessa atividade foi feita logo após as aulas teóricas serem ministradas pelo professor, sendo a mesma uma revisão do conteúdo estudado. Ao iniciar o jogo os estudantes devem seguir os seguintes procedimentos: é necessário a participação de 4 alunos, as cartas-perguntas são viradas para baixo e colocadas em ordem de numeração; a disputa pela ordem de jogada é feita pelo maior número no dado; o jogador deve seguir em ordem de numeração com seu pino; se o pino cair em uma casa azul o jogador deverá retirar a carta-pergunta referente ao seu número e ler em voz alta e responder, caso o jogador não acertar a pergunta, o jogador deverá retroceder uma casa, ao contrário se acertar permanecerá na casa. O jogador que cair na casa verde deverá direcionar a pergunta para outro jogador fazendo o mesmo responder a perguntar, do contrário ele irá voltar uma casa. O símbolo de radioatividade indica que o jogador poderá jogar outra vez, ao contrário da carta caveira no qual consiste em deixar o jogador uma vez sem jogar. Vence o jogo o jogador que chegar no núcleo do tabuleiro.
Resultado e discussão
O jogo foi aplicado na turma de 18 alunos do 1º ano do ensino médio. No início foi feito um levantamento com as opiniões dos mesmos no que se refere ao aproveitamento e assimilação do conteúdo de ligações química. Ates da aplicação do jogo, apenas com explanação do conteúdo pelo professor, foi perguntado o que eles sabiam sobre ligações químicas, 50% responderam que não entenderam nada sobre o conteúdo, 35% entendera muito pouco e apenas 15% relataram que aprenderam o que foi repassado. O conteúdo foi novamente explanado, aplicou-se o jogo didático, conforme mostra a figura 2, e logo após outro questionário, onde eles poderão expressar suas opiniões quanto a atividade proposta. Os alunos participarão de forma ativa, dialogada e autônoma na execução do jogo, permitindo aos mesmos suprir as possíveis deficiências na aprendizagem identificadas com o questionário de forma divertida e prazerosa. Pode-se colher, através da informações prestadas e das avaliações feitas sobre o conteúdo, que 95% deles demonstraram um maior rendimento e empenho com desenvolvimento da atividade.
Esquema das peças do jogo lúdico inorgânico
Aplicação do jogo
Conclusões
O jogo é um recurso didático que pode ser utilizado para avaliar o aluno em relação ao conteúdo estudado. Durante aplicação do jogo como instrumento avaliativo, o aluno pôde perceber o conteúdo estudado e se sua aprendizagem obteve o êxito pretendido. Através desse trabalho foi possível identificar as dificuldades dos alunos, e ver que os mesmo muitas vezes não conseguem assimilar o conteúdo apenas por falta de atenção. Com isso o jogo atendeu aos resultados esperados, pois a atividade é de suma importância no ensino de química no que diz respeito ao conteúdo de ligações.
Agradecimentos
Referências
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química nova na escola. V.34, n 2. p.92-98, maio 2012.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós- Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - 2006.