ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva Souza, (UESPI) ; de Sousa Cunha, F. (UESPI) ; Ribeiro da Silva, L.K. (UESPI) ; Menezes de Araújo, M. (UFPI) ; Paiva dos Santos, R. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; de Farias Pacheco, H. (UESPI) ; Cabral Moraes, B. (UESPI) ; Luís Silva Sá, J. (UESPI) ; Santos Cavalcante, L. (UESPI)
Resumo
No período de Outubro de 2013 através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), foi realizada uma prática acerca do conteúdo Ácido e Bases, com o objetivo de facilitar a compreensão dos alunos. Desta forma foram desenvolvidas aulas teóricas associando o conteúdo a materiais do cotidiano e experimental a fim de provar que o que foi dito e lido na literatura era verídico. O presente trabalho foi realizado na escola da rede pública, Unidade Escolar Helvidio Nunes, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, observando melhorias na aprendizagem no que se refere ao conteúdo estudado.
Palavras chaves
ácidos e bases; cotidiano; aprendizagem
Introdução
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB – da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Para que os alunos tenham informações suficientes para que possam acompanhar os avanços da ciência e os impactos da nova tecnologia sobre sua vida diária é necessário que o desenvolvimento dos conteúdos seja orientado por uma prática integrada, isto é, trabalhar de tal forma que a disciplina de Química de uma maneira contextualizada, seja capaz de construir significados que incorporem valores que possam explicitar o cotidiano, no entendimento dos problemas sociais e culturais, facilitando a convivência do processo da descoberta. É nessa visão que ANDRADE diz que a busca do conhecimento a partir do cotidiano ou de contextos globalizados leva o aluno a compreender a relevância e aplicar conhecimentos aos fatos, tendências, fenômenos e processos que o cercam. É preciso que a Química seja percebida como algo útil, importante e significativo e isso vão ocorrer na medida em que os conhecimentos científicos com mundo atual relacionando a aprendizagem com o cotidiano do aluno e seus conhecimentos já adquiridos em sua vida. São notórias as dificuldades do ensino de química, esse trabalho assim tem como objetivo melhorar o entendimento do conteúdo ácido e bases relacionando o conteúdo em questão ao cotidiano afim de que se torne mais fácil à aprendizagem.
Material e métodos
O trabalho foi realizado com os alunos do 1º ano do ensino médio, da Unidade escolar Helvidio Nunes Teresina-Pi em outubro de 2013. A primeira atividade realizada a respeito desse trabalho em questão foi ministrar o conteúdo Ácido e Bases de uma forma bem concisa e clara, associando os conceitos a materiais do cotidiano com o objetivo de chamar atenção dos alunos para a aula. Foi utilizado para essa metodologia o livro dos alunos (Química na abordagem do cotidiano, volume 1. Química Geral e Inorgânica/ Peruzzo, Francisco Miragaia; Do Canto, Eduardo Leite.), e citação de nomes de materiais caseiros, por exemplo: vinagre, sabonete, limão, associando-os ao conceito e características do assunto. Após ministrar o conteúdo em questão, foi realizada aula experimental com o objetivo de provar aos alunos que o que foi dito em aula estava de acordo com a literatura. Para constatar, utilizamos o laboratório de ciência fornecido pela escola, com as devidas vidrarias específicas para realizar a atividade. Utilizaram-se materiais do cotidiano dos alunos, tais como, água sanitária, shampoo, condicionador, limão, vinagre, creme dental e água oxigenada; acrescentando gotas do indicador ácido/base fenolftaleína constatando qual caráter possuía os respectivos materiais.
Resultado e discussão
Foi aplicado um questionário com a finalidade de verificar se foi ocorrido
aprendizagem do conteúdo repassado, o resultado obtido foi satisfatório, acertaram
acima de setenta por cento do questionário, provando desta forma que a metodologia
de aulas didáticas associadas ao cotidiano dos alunos resgata a atenção e a
curiosidade destes para as aulas melhorando a sua visão crítica, raciocínio e
ocorrendo de forma significativa a aprendizagem.
Assim demonstrou que aula prática didática e associativa atingiu o objetivo de um
melhor desempenho dos alunos com uma maior interação, gerando discussão, e
aprofundando o conhecimento sobre ácidos e bases.
Dados percentuais do rendimento dos alunos após a realização do método educacional.
Experimento realizado com os alunos.
Conclusões
Através desta pesquisa verificou-se que o trabalho realizado trouxe melhorias aos alunos, pois passaram a ter mais interesse pela química, e adquiriram um maior desenvolvimento e compreensão com a disciplina, tornando o ensino- aprendizagem mais significativa, reforçando assim seus conhecimentos.
Agradecimentos
Ao PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e a Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação . Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação, 2008.
FELTRE, Ricardo,1928-.Química/ Ricardo Feltre. 6. ed. São Paulo:Moderna, 2004.
FERREIRA, Vitor Francisco. Aprendendo sobre os conceitos de Ácido e Bases.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/exper.pdf
SANTOS, Graziela Batista de Almeida. Formas Alternativas na abordagem do Conceito de Ácido/Base para o 2º ano do 4º ciclo do Ensino Fundamental. Disponível em: revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/download/9263/7343