ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Bastos, J.S. (UFT) ; Paiva, J.A. (UFT) ; Almeida, G.L. (UFT) ; Coelho, D.M.A. (UFT) ; Oliveira, S.A. (UFT) ; Amorim, G.C. (UFT) ; Vieira, L.F. (UFT)
Resumo
Os livros didáticos ainda ocupam as principais atividades no processo de ensino- aprendizagem, entretanto alguns livros de química não apresentam os conteúdos de forma satisfatória, diante disso, objetivou-se mostrar através de uma aula teórica conjunta com aula expositiva, o conteúdo de hibridização e geometria molecular do carbono, utilizando balões de festa e bolinhas de isopor para a montagem dos modelos, aula ministrada para os alunos da 3° serie do Ensino Médio da Escola Estadual Jorge Amado – Araguaína - TO. Aplicou-se um mesmo questionário antes e após a aula pretendida. A partir dados obtidos do questionário aplicado, fez-se análise por gráfico e concluiu-se que a metodologia utilizada permitiu uma melhor interação entre o conteúdo e os alunos.
Palavras chaves
Livro didático; Hibridização; Geometria Molecular
Introdução
Muitas vezes, os conceitos químicos apresentados nos livros didáticos e abordados em aulas não constroem nenhum significado, pois não se relacionam com a vida dos estudantes. Tudo isso torna o ensino de química pouco atraente para os estudantes, que, por si só não conseguem fazer a relação entre ciência, tecnologia e sociedade (BARBOSA, 2099). A maioria das ilustrações que se encontram nos bons livros é pouco explicativa, a utilização de cores, de projeções bidimensionais, de perspectivas distorcidas e de ampliações torna os objetos tridimensionais irreconhecíveis para a maioria dos sujeitos que os veem pela primeira vez. Mais do que isso, leva a construção errônea de conceitos, relações e dimensões. Para quem produz materiais de ensino, aspectos como esses conduzem à necessidade de pensar em novas maneiras de representar (DELIZOICOV 2002). A imagem é fundamental no ensino de geometria molecular pelo fato de possibilitar a visualização de modelos de molécula, incluindo suas formas geométricas (SEBATA, 2006). Assim a atividade experimental tem o objetivo de promover interações sociais que tornam as explicações mais acessíveis e eficientes. O livro utilizado pelos alunos do 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Jorge Amado, não contempla o tema de hibridização e geometria molecular do carbono, sendo o mesmo essencial para a continuidade do estudo do carbono, uma vez que esse tema explica a tetra-valência do carbono. Tendo isso em vista, buscou-se uma forma de apresentar esses conceitos aos alunos fazendo o uso de materiais simples. Assim, o presente projeto tem o intuito de mostrar de forma dinâmica ao aluno a geometria das moléculas hibridizadas do carbono, expondo de forma tridimensional o que os livros só conseguem mostrar de forma bidimensional.
Material e métodos
O trabalho foi dividido em três momentos, inicialmente foi aplicado aos alunos um questionário, contendo dez questões objetivas sobre o tema hibridização e geometria molecular do carbono, classificadas como fáceis, médias e difíceis, com o intuito de mensurar o grau de informação dos alunos sobre o conteúdo a ser abordado. Logo em seguida, foi desenvolvida uma aula teórica-prática com o auxilio do Datashow expôs-se de uma maneira mais simples os conceitos sobre os temas de hibridização e geometria molecular do carbono, obtidos a partir de slides e filmes da rede de computadores em sites oficiais de instituições credenciadas, material este que mostravam processos de hibridização. Paralelamente com ao material exposto apresentaram-se as formas geométricas do carbono hibridizado construídas a partir de balões e de bolinhas de isopor para recriar as estruturas apresentadas, para que os alunos pudessem ver de forma mais clara como é cada hibridização no carbono. Finalizada a explicação teórica e expositiva dos modelos sobre o tema de hibridização e geometria molecular do carbono, passou-se para a parte prática, onde os alunos ficaram responsáveis pela montagem das moléculas de Carbono de acordo com cada hibridização solicitada pelo grupo, então a turma foi dividida em três grupos, onde cada grupo ficou montou um tipo especifico de hibridização do carbono utilizando balões e bolas de isopor, para construírem estruturas sp, sp2 e sp3. Terminada a aula foi reaplicado o questionário, para verificar a eficácia da metodologia utilizada, e se a apresentação atendeu as necessidades de aprendizagem dos alunos.
Resultado e discussão
A partir da avaliação dos questionários respondidos pelos alunos da 3° Serie do
Ensino Médio da Escola Estadual Jorge Amado, Araguaína- TO presentes no gráfico
1, notou-se uma progressão dos alunos sobre o tema de hibridização e geometria
molecular do carbono. A princípio os alunos se mostraram um pouco resistentes à
aula por ser um conteúdo que não está presente no livro de forma clara, no
entanto necessário para a formação escolar. Já no decorrer das aulas os alunos
ficaram surpresos com o fato dos balões poderem mostrar com mais clareza as
ligações que são realizadas pelo carbono, já se mostrando mais interessados e
entusiasmados com a dinâmica com que a aula havia acontecido. O gráfico mostrou
que houve uma melhor compreensão do conteúdo após a aula teórico-prática, pois
houve maior acerto das questões reaplicadas. As questões de 1 a 3 classificadas
como fáceis tiveram o maior número de acerto como esperado, as questões de 4 a 7
classificadas como médias obtiveram um número de acertos considerável, já as
questões 8 a 10 classificadas como difíceis não houve muita diferença entre as
respostas antes e depois da apresentação da aula, essa pequena diferença deu-se
pelo fato de essas serem as questões consideradas mais difíceis, contudo os
resultados foram satisfatórios e até mais que o esperado.
Gráfico 1: Respostas dos alunos da 3° série do Ensino Médio da Escola Estadual Jorge Amado.
Conclusões
Concluímos a metodologia utilizada na realização desta aula atendeu nossas expectativas. A partir dados obtidos na realização dessa aula expositiva entendemos que é possível fazer o uso de materiais alternativos, dinamizando a aula e os conteúdos que nos livros se apresentam de forma complexa, o tornando mais simples para a compreensão dos alunos. Ressalta-se que se devem ter critérios na utilização de materiais obtidos na internet, e que estes podem servir como excelente ferramenta didática na construção do conhecimento científico, permitindo uma melhor interação entre o conteúdo e o aluno.
Agradecimentos
Ao Colégio Estadual Jorge Amado, e ao Professor Joseilson Alves de Paiva.
Referências
BARBOSA, TATIANNE SOUSA. Análise do livro didático de química orgânica adotado no ensino médio em escolas de Campina Grande-PB - abordagem sobre “drogas” como tema transversal. 2009. Disponível em: <http://quimica.cct.uepb.edu.br/ MONOGRAFIAS/ensino%20de%20quimica/TATIAN~1.PDF >. Acesso em: 23 julho 2014.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M.. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química da abordagem do cotidiano – 4. Ed. – São Paulo: Moderna 2006.
SEBATA, Cláudio Ernesto. Aprendendo a imaginar moléculas: Uma proposta de ensino de geometria molecular. Universidade de Brasília, 2006.