ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Santos Rodrigues, E.G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Rodrigues, I.A. (INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA) ; Sarmento Maracajá, M.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; da Costa Júnior, S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)
Resumo
Um dos maiores desafios enfrentados pelos professores de química atualmente, é motivar os alunos para participação nas aulas. Diante desse contexto, algumas intervenções são propostas para uma maior interação entre esta disciplina e os estudantes. Partindo do pressuposto que existe uma relação entre o circo, o teatro e o ensino da química, surgiu à necessidade de investigar a percepção do aluno em identificar como a química estaria presente em um espetáculo de circo e no jogo teatral, e como eles estariam inseridos nesse processo. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa e quantitativa em uma escola pública com 6(seis) turmas do ensino médio na cidade de João Pessoa- PB.
Palavras chaves
Química; Circo; Teatro
Introdução
No ensino médio uma das disciplinas que tem causado uma maior insegurança e desconforto nos alunos é a química. A cada dia aumenta o número de estudantes insatisfeitos em sala de aula, que se expressam a cerca das dificuldades em saber associar o conteúdo estudado com o cotidiano. Para contornar essa situação, é exigido dos professores da referida disciplina muito esforço e a busca por estratégias, capaz de tornarem-se as aulas mais prazerosas e estimulantes. Sousa & Oliveira (2010) apontam que a química é abordada nas escolas de forma dogmática, carregada de regras, fórmulas e informações para decorar e aplicar e, portanto, entediante para a maioria dos alunos. Com isso, o não interesse por estudar essa disciplina pode estar atrelada a forma descontextualizada de ministrar os conteúdos, resultando em alunos desestimulados com essa ciência nas escolas. O objetivo deste trabalho foi de sensibilizar os alunos para que seja despertado o estímulo pelo estudo dessa ciência, tornando-a mais significativa com contribuições para o desenvolvimento da sociedade. Para realização das atividades propostas nesse estudo, foi aplicada a ludicidade através do espetáculo do circo e o jogo teatral. Pretende- se através do lúdico, tornar o ensino diferenciado, descobrir novos talentos e proporcionar muita diversão, possibilitando a elaboração de questionamentos referentes à aplicação da química do cotidiano.
Material e métodos
A metodologia utilizada para o trabalho procedeu-se em várias etapas. Inicialmente fez-se uma revisão bibliográfica em livros, revistas e sites. Na sequência, os textos selecionados foram explorados em sala de aula, com os alunos pertencentes as seis turmas para uma discussão a respeito da relação existente entre a química, o circo e o teatro. Em seguida, listaram-se as relações existentes entre a química e o espetáculo no circo, destacando-se as roupas, maquiagens, cores, malabarismo dentre outros. Depois, o mesmo procedimento foi realizado para o teatro, em que se listaram os conteúdos para elaboração de uma peça teatral com apresentação na escola no dia do circo. Ao final das apresentações do espetáculo aplicou-se um questionário para a plateia como um indicador avaliativo dos objetivos alcançados. Nas apresentações do espetáculo do circo teatro químico, foram inseridos os conteúdo de funções orgânicas e inorgânicas, reação química, química dos cosméticos, química verde e no cotidiano.
Resultado e discussão
Durante a execução das atividades, constatou-se que os alunos identificaram o
quanto à química encontra-se presente no espetáculo do circo teatro. Moreira &
Rezende (2014), destacam que a educação escolar, tem como propósito no ensino
das ciências da natureza, auxiliar os educandos a alcançarem níveis mais
elevados de alfabetização científica, existindo uma concordância significativa
quanto à sua importância para a vida de qualquer individuo e sua constituição
enquanto cidadão. No trabalho em estudo, a aplicação do questionário avaliativo
resultou nos valores expressos na (figura 1), em que 60% dos alunos
identificaram nos conteúdos estudados a relação existente entre o circo teatro e
a química, 20% conseguiu elaborar um roteiro teatral, 10% tiveram dificuldades
em identificar os conteúdos de química no circo teatro, 5% não conseguiram
elaborar um roteiro teatral, 5% não conseguiram fazer a relação do conteúdo
estudado. Christofi & Davies (1991) relatam que, no trabalho com atividades
teatrais com estudantes, um dos maiores resultados é a maneira como fatos,
conceitos e ideias tornam-se mais significativos para eles.
Relação da química o circo e o teatro
Conclusões
O desenvolvimento desta atividade circo teatro, proporcionou uma integração entre os alunos das 6 (seis) turmas envolvidas. A exposição de um show de espetáculos do circo com os trabalhos desenvolvidos foi motivo de satisfação e estímulo. Os alunos puderam em um curto espaço de tempo manter o contato com diferentes estratégias metodológicas para aquisição de conhecimentos. As pesquisas bibliográficas em livros, revistas, sites contribuiu para o aluno identificar a relação existente entre a disciplina de química o circo e o teatro. A confecção de seminários, roteiro teatral, cartazes, roupas de artista circense e a criatividade contribuíram para popularização da ciência.
Agradecimentos
Em especial aos alunos das 6(seis) turmas da Escola do Ensino médio em João Pessoa PB,aos professores colaboradores e a UFPB.
Referências
CHRISTOFI, C. & DAVIES, M. (1991). Science through drama. EiS, jan, 28-29.
MOREIRA, L.M.; REZENDE, D. de BRITO.; (2014). O teatro na educação em ciências: Articulações. Tópicos em Ensino de Química.São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. p.115.
SOUSA, M.H.; OLIVEIRA, A.G. Da SILVA.; (2010). Experimentos demonstrativos na forma de show: formas alternativas relacionadas ao ensino de química. Revista Didática Sistêmica, Volume 11 (2010) p.72.