O LÚDICO EM QUÍMICA ORGÂNICA, UMA NOVA METODOLOGIA NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Karenina Bacelar Santana, P. (UESPI) ; Pereira de Sousa, L. (UESPI) ; dos Santos Lima, M. (UESPI) ; Gonzaga Sousa, H. (UESPI) ; Ferreira da Cruz Filho, J. (UESPI) ; Pereira dos Santos, J. (UESPI) ; Paiva dos Santos, R. (UESPI) ; Cabral Moraes, B. (UESPI)

Resumo

Nos últimos anos os jogos lúdicos vêm ocupando um espaço importante nas salas de aula, sendo utilizado como forma inovadora e educativa para o ensino tornando as aulas cada vez mais atrativas, dinâmicas e interessantes. Contudo o presente trabalho teve por finalidade demonstrar a importância e os efeitos causados com aplicação do jogo criado ‘‘A contagem dos carbonos’’ apresentado nas aulas de Química Orgânica da Escola Moacir Madeira Campos.

Palavras chaves

Ensino de Química; Aprendizagem; Jogo Lúdico

Introdução

A dificuldade nos conteúdos da Química é freqüente, logo é difícil em uma escola encontrar alunos com afinidade com assuntos desta matéria, contudo a compreensão dos conteúdos da Química está relacionada com uma nova visão da ciência e do conhecimento cientifico que não se configura num corpo de teorias e procedimentos de caráter positivista, e sim, como modelos teóricos sociais e historicamente produzidos. [4] A prática, do ensino de Química Orgânica no Ensino Médio, em sala de aula, consiste na transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, não são compreendidos. Para estimular e resgatar o interesse dos discentes pelas aulas de química é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxiliem no processo de ensino aprendizagem. [3] O aprendizado de Química depende de muitas variáveis, como o lúdico que pode propiciar ao aluno um interesse e uma motivação pelos conteúdos de Química de maneira a facilitar a sua compreensão. [1] O jogo é uma ferramenta de valor indispensável no processo de ensino e aprendizagem em questão na Química Orgânica, no qual a atividade lúdica tem o objetivo de propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e conseqüentemente a construção do seu conhecimento promovendo a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado, além de desenvolver as habilidades necessárias às práticas educacionais da atualidade. [2] O presente trabalho tem como objetivo avaliar a importância da utilização do Laboratório Didático para professores de Ensino Médio de escolas públicas para o ensino de Química, especificamente na Escola Moacir Madeira Campos.

Material e métodos

Foi aplicado nas salas do terceiro ano da Escola Moacir Madeira Campos no período de Abril de 2014, duas atividades para poder acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A primeira atividade foi aplicada um exercício para medir o grau de aprendizagem em seguida acompanhada de aulas tradicionais sobre nomenclatura dos hidrocarbonetos. Depois dessa atividade foi aplicado o jogo desenvolvido “Contagem de carbonos” com premiações e utilizações de Parodias. Houve também adição de testes oral e formação de estruturas carbônicas a partir de materiais de baixo custo (bola de isopor e palitos). Apos isso verificou a porcentagem de aprendizagem com a aplicação de um novo exercício.

Resultado e discussão

Com a adição das aulas tradicionais aplicou-se o primeiro exercício podendo verificar o grau de aprendizagem dos alunos em relação ao assunto de nomenclatura dos hidrocarbonetos, assunto primordial todo o conteúdo de Química Orgânica. Com o exercício resolvido em classe cerca de 76% da turma tinha grande dificuldade no entendimento das quantidades de carbono e no tipo de ligação contida na estrutura. Com a aplicação do Jogo Contagem dos Carbonos, pode-se verificar a empolgação dos alunos ao entendimento do assunto ocasionado pela disputa de erros e acertos para conseguir o premio. Outro método também utilizado foi à aplicação de exercícios orais com sorteio das nomenclaturas e aplicação dos alunos no desenvolvimento de formação de estruturas carbônicas de bolas de isopor e palitos. Após essas atividades foi aplicado um novo exercício sobre o mesmo assunto, assim pode-se analisar um aumento no entendimento e domínio após a aplicação do jogo para poder utilizá-lo nos assuntos de Funções Orgânicas. O dado coletado depois a avaliação mostrou acréscimo no rendimento do aluno, de 24% para 86,6% na turma. Muitos alunos que tinham problemas de identificação do prefixo utilizado para determinada quantidade de carbono era justificada pela falta de exercitação do assunto, mau uso do livro didático e falta de atividades lúdicas no estudo da área.

Conclusões

Portanto, o jogo lúdico juntamente com outras metodologias inovadoras é de suma importância para o ensino de química, despertando nos alunos um interesse maior em sala de aula. A partir disso pode-se perceber que os resultados obtidos baseados nos dados apresentados apresentaram um índice satisfatório de aprovação do método aplicado para o ensino nas aulas de Química Orgânica.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a DEUS, a Universidade Estadual do Piauí- UESPI e aos amigos.

Referências

[1] DARON, Érika. O Lúdico como Estratégia de Motivação e Aprendizagem de Química Orgânica no Ensino Médio. 2012. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso, no Curso de Pós-graduação de Metodologia do Ensino de Biologia Química da Faculdade Internacional de Curitiba. FACINTER, 9-2012, Cuiabá, MT, 2012.

[2] LIMA, E.C.; Mariano, D.G.; Pavan, F.M.; Lima, A.A.; Arçari, D.P. Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química. Games Used to Teach Chemistry.

[3] SOARES, M. H. F. B.; OKUMURA, F.; CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, 2003.

[4] ZANON, D. A. V.; GUERREIRO, M. A. S.; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n.1, p. 72-81, 2008.

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