ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
dos Santos Freire, J. (UEMA) ; Célia Cunha e Silva, M. (UEMA) ; Luiz Ferreira de Almeida, R. (UEMA)
Resumo
O presente trabalho avalia quantitativamente o uso do laboratório de ciências na unidade integrada Inácio passarinho para atividade de as aulas experimentais de química como recurso didático no processo ensino aprendizagem da química para estudante do 1º ano do ensino médio. O ensino de química tem sido um desafio para os educadores, principalmente pela forma mecânica como os conteúdos são abordados. Esse trabalho tem como objetivo avaliar o ensino de aulas práticas de química no nível médio. Os dados coletados foram realizados através de questionários, aplicados a 38 alunos e 2 professores. Onde foi possível detectar certa resistência dos professores na abordagem dessas novas tendências pedagógicas para aulas de Química.
Palavras chaves
atividade experimental; ensino de química; professor de Química
Introdução
O uso do laboratório de ciências/ química no ensino de Química desperta um forte interesse entre os alunos nos diferentes níveis de escolarização, seja na Educação Básica ou na Universidade. Para o aluno, o uso do Laboratório de Química geralmente está relacionado a um caráter motivador, lúdico, vinculado aos sentidos (OLIVEIRA, 2011). Já os professores vêem a experimentação ampliando a capacidade de aprendizado, pois permite ao aluno envolver-se com os temas vistos em sala de aula. Porém, Isto pode estar relacionado com a falta de estrutura escolar, pelo modo como se faz organização de práticas pedagógicas ou ainda pelo não comprometimento do professor com esta metodologia de ensino. Até mesmo porque a maioria dos professores de química formados atualmente não tiveram durante sua formação aulas praticas, proporcionando no mesmo falta de articulação entre teoria e prática, diante dessa nova metodologia de ensino(CASTELEINS,2011). Assim, o uso do laboratório para as aulas prática de química torna-se uma visão simplista dos professores e alunos no uso da experimentação, o que contribui para o afastamento, e conseqüentemente desinteresse pelos docentes e discentes por aulas práticas. O professor é responsável pelo desempenho de seus alunos e sua prática docente está intimamente relacionada a isto, visto que a interação entre conteúdo, aluno e professor possibilita o processo de ensino e aprendizagem (SILVA, 2011; PEREIRA, 2012).
Material e métodos
Foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, constituído de 10 questões para os alunos, onde se procurou analisar o parecer dos discentes quanto ao uso do laboratório de ciências disponibilizado na escola para as aulas praticas de química como ferramenta auxiliadora do processo aprendizagem dos alunos da 1ª serie do ensino médio. A aplicação do questionário foi realizada com 38 alunos no primeiro ano do ensino médio e, 2 professores de Química da referida serie em uma escola da rede publica estadual do município de Caxias – MA, unidade integrada Inácio passarinho. Para a analise da amostra foi elaborado um questionário para os alunos, os quais responderam individualmente para que dessa forma, pudéssemos analisar o seu posicionamento nas questões proposta. E Outro questionário de mesma natureza foi aplicado com o professor para que conseguíssemos delinear a concepção dos alunos sobre essa ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem.
Resultado e discussão
De acordo com as respostas dos estudantes ao questionário 89,5% não têm aulas
praticas no laboratório e 10,5% afirmam que sim, como consta no gráfico 1, logo
abaixo. Na concepção dos alunos o professor não os leva ao laboratório devido à
ausência de equipamento, para a realização das aulas praticas. Segundo Macêdo et
al (2010), isso evidencia a falta de preparo por parte do professor pra atender
o alunado e empenho em desenvolver atividades com os alunos para melhor
desempenho deste em sala de aula. Ainda, em relação ao questionário foi possível
diagnosticar que mesmo na ausência de determinados reagentes químicos ou
vidrarias, eles não fazem uso de materiais alternativos para a realização de
praticas, esse dado também se encontra no gráfico analisados na questão nove,
simples de química que tornaria ainda mais compreensíveis alguns conteúdos de
química como, por exemplo, funções inorgânicas a serem trabalhadas. As
informações relatadas pelos professores no questionário foram semelhantes de um
modo geral. Quando questionados sobre o uso do laboratório de química da escola,
freqüência das aulas práticas e limitações do laboratório. Eles disseram que são
raríssimas as vezes que fazem uso do mesmo. Ainda em resposta atribuem à
escassez de aulas práticas, ao tempo de aula disponível à Química (2h/ aulas
semanais), para que se possam desenvol¬ver plenamente as atividades
experimentais, excesso de carga horária em outras unidades de ensino estaduais e
municipais, a indisponibilidade de recursos materiais no laboratório para
realizar as atividades propostas, aliada a comodidade adequada dos professores e
alunos.
questões analisadas graficamente
Conclusões
Conforme as resposta obtidas nos questionário dos alunos e professores, pode-se nota que apesar da escola disponibilizar do laboratório de ciência os professores ainda mostram-se resistente a essa metodologia de ensino para a execução de aula práticas de química. Muito deles não sabem sequer o tipo de equipamentos que são encontrados no laboratório da escola na qual trabalham. Dessa forma os alunos ficaram a mercê da forma tradicional da aula expositiva, onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos seus receptores.
Agradecimentos
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
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