ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Miranda, A.E.C. (UFPA) ; Silva, T.S. (UFPA) ; Sousa, O.T. (UFPA) ; Fernades, G.C. (UEPA) ; Amorim, A.E.O. (UFPA) ; Reis, V.T. (UFPA) ; Torres, A.S. (UFPA)
Resumo
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos alunos do Ensino Médio quanto à aprendizagem dos temas de Química, produziu-se este trabalho com o intuito intervir no ensino dessa disciplina, na tentativa de aproximar os estudantes desse “universo” tão prazeroso. Para tanto, aplicou-se uma proposta de atividade lúdica, na forma de oficina, a partir do jogo BaraQuími, com alunos da escola Imperador, na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Paragominas-PA. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que os alunos construíram conhecimentos referentes às famílias contidas na tabela periódica, períodos, números atômicos, nomes e símbolos dos elementos químicos.
Palavras chaves
lúdico; química; tabela periódica
Introdução
Para a alfabetização de jovens e adultos, que por força maior não concluíram seus estudos na idade ideal, foi criada a modalidade EJA, que hoje é adotada por muitas escolas públicas brasileiras e por algumas da rede particular. Considerando os desafios do ensino-aprendizagem nessa modalidade, busca-se contribuir com a aprendizagem por meio da aplicação da oficina, desenvolvida com alunos da escola Imperador (instituição particular), situada na cidade de Paragominas - PA. A turma em questão dispõe de cinco encontros presenciais para o estudo dos conteúdos de Química, o que se demonstra uma prática quase inviável, visto que os assuntos são muito vastos e, geralmente, de difícil compreensão devido à falta de um acompanhamento diário. Segundo Peruzzo e Canto (2006, p. 9) “é difícil apresentar uma definição rápida e simples para a Química. De modo simplista, podemos dizer que ela é a Ciência Natural que visa o estudo das substâncias, da sua composição, da sua estrutura e das suas propriedades”; partindo desse conceito percebe-se a complexidade dessa disciplina e quanto os alunos precisam de metodologias que melhorem o aprendizado. Tendo em vista, que ao ingressarem ao ensino médio, os educandos encontram dificuldades para compreender muitos dos temas de Química, principalmente quando o tempo é reduzido. Pensado nesse desafio de apresentar um método que minimize as dificuldade do aprendizado de Química, criou-se o BaraQuími, um jogo educativo lúdico, que tem como finalidade, por meio do entretenimento, ensinar a estrutura da tabela periódica. Sobre as atividades lúdicas, SOARES (2004, p.28) diz que “pode ser definida como uma ação divertida, relacionada aos jogos, seja qual for o contexto linguístico, com ou sem a presença de regras”.
Material e métodos
O trabalho foi realizado na cidade de Paragominas-PA, no dia 12 de Julho do ano de 2014, em uma oficina com 16 (dezesseis) alunos do ensino médio da escola Imperador, modalidade de ensino EJA. A regra do jogo é a mesma do baralho comum/tradicional, permanecendo assim seus símbolos (cada um desses símbolos representa um naipe) espadas, copas, ouros e paus. Através do BaraQuími o estudante aprende algumas propriedades da tabela periódica como suas famílias, período, número atômico, nome e símbolo dos elementos. Cada naipe possui 13 (treze) cartas (A,2,3,4,5,6,7,8,9,10,K,Q e J) e estas representam as famílias da tabela periódica; por se tratar de 13 (treze) cartas, as famílias representadas no jogo de cartas será dos Alcalinos terrosos (1-representado pela carta A) a família do Boro (13-representado pela carta J). Considerando que cada carta possui quatro símbolos, utilizam-se quatro elementos diferentes de cada família. Cada partida é acompanhada de uma tabela periódica para um melhor aproveitamento de aprendizado. Cada rodada pode ser jogada por duas a quatro pessoas, no final de cada partida, os jogadores deverão falar sobre as propriedades que se encontram em cada conjunto de cartas formadas. Quanto aos materiais, utilizou-se: tabela periódica e BaraQuími (jogo de 108 cartas, construído no programa Corel Drawl, impresso e colorido). Com a presente proposta foi possível desenvolver a relação ensino-aprendizagem de modo imediato, por meio do lúdico, despertando a curiosidade dos alunos e, consequentemente, desenvolvendo o conhecimento. Após a oficina, foi proposta uma discussão, votada para o ensino-aprendizagem através da atividade lúdica aplicada em sala de aula, na qual os alunos puderam argumentar sobre o assunto.
Resultado e discussão
Através desse trabalho obtiveram-se resultados satisfatórios no ensino-aprendizagem, no que se refere à estrutura da tabela periódica; na metodologia aplicada, visto que se notou o interesse dos alunos em aprender o assunto abordado; por meio da oficina foi possível ainda, observar a dificuldade que os alunos encontram no aprendizado em Química. Sendo assim, optou-se pela aplicação da atividade lúdica, a fim de fazer com que os alunos interagissem e aumentassem seus interesses aos estudos; desta forma, a turma aprendeu brincando, como mostrado na Figura 1. No entanto, alguns alunos desconhecem essa didática, uma vez que se trata de um método novo que os professores estão usando cada vez mais. Por meio do lúdico compreendeu-se que o alunado desenvolveu inteligências múltiplas diante do jogo de cartas BaraQuími, pelo fato de que despertaram a criatividade, por meio das sugestões de novos jogos. Durante o desenvolvimento do trabalho verificou-se a grande dificuldade que os aprendizes têm no estudo de Química. Muitos dos alunos pensam em ingressar em uma instituição de ensino superior, mas para isso, precisam passar por vestibulares, o que dificulta sua entrada, uma vez que dispõem de pouco tempo em sala de aula para o aprendizado, levando-os a buscarem por outros recursos. Na figura 2, segue alguns pontos abordados pelos alunos sobre a discussão levantada, e por fim, através do BaraQuími, conseguiu-se trazer de volta o processo de socialização para dentro da sala de aula, uma vez que alguns alunos encontram dificuldades para trabalhar em equipe.
Alunos em uma partida de BaraQuími.
Discussão dos alunos a respeito do ensino-aprendizagem por meio da atividade lúdica aplicada.
Conclusões
Nessa feita, entende-se a importância da elaboração de aulas dinâmicas através do lúdico em sala de aula; por meio dessa proposta, os alunos dispõem de um ensino-aprendizagem de imediato, já que eles necessitam de recursos diferenciados, devido ao curto tempo que dispõe. Por isso, usou-se como ferramenta o jogo BaraQuími, que possibilitou aos alunos um entendimento sobre a estrutura da tabela periódica, em que a cada partida, os conhecimentos foram desenvolvidos e se tornaram sólidos sobre um dos assuntos de grande importância para o estudo da Química.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus por está sempre ao nosso lado, familiares, amigos e UFPA.
Referências
PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4ª ed. Edit. Moderna, São Paulo, 2010.
SOARES. M.H. F. B. Tese doutorado: O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2004.