Trabalhando a história da química aliada aos conhecimentos científico dos cientistas famosos do passado como contribuição para a aprendizagem

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, G. (UFRN) ; Gomes, E. (UFRN)

Resumo

O presente trabalho objetiva a utilização da História da Química aliada aos conteúdos escolares de Química do Ensino Fundamental como forma de contribuição para a construção do conhecimento científico. Ao propor este trabalho aos alunos, se oferece a oportunidade dos alunos entenderem a química como parte do seu cotidiano. Surge então a proposta de criação de uma peça teatral onde o texto associado a interpretação mostrasse a contribuição dos principais cientistas para a química. A peça busca não só ensinar sobre historia da química, mas também busca relacionar a importância e contribuição de cada cientista para a química que conhecemos hoje.

Palavras chaves

História da Química; cientistas famosos; contribuição na aprendiza

Introdução

O presente trabalho objetiva a utilização da História da Química aliada aos conteúdos escolares de Química do Ensino Fundamental como forma de contribuição para a construção do conhecimento científico. Partindo do princípio de que os alunos do nono ano estão iniciando um contato mais afundo com a química e que a dificuldade de conseguir acompanhar a disciplina causa certa resistência a aprendizagem da disciplina, deve-se objetivar um ensino que possa contribuir levando para a sala de aula conteúdos que façam sentido à vida do aluno. “A História da Química tem uma grande importância dentro da Ciência; é através dela que podemos refletir quanto ao progresso que o homem tem feito no decorrer dos séculos, adquirindo experiência, investigando e descobrindo fatos que fizeram com que o modo de vida de seguidas gerações pudessem ser melhoradas” (ROCHA et al, 2013). Ao propor este trabalho aos alunos, se oferece a oportunidade de trabalhar vários recursos em termo de aprendizagem, tais como: produção textual, interpretação, entender a química como parte do seu cotidiano. Surge então a proposta de criação de uma peça teatral onde o texto associado a interpretação mostrasse a contribuição dos principais cientistas para a química. Dessa forma os alunos poderiam falar da história da química de uma forma mais descontraída que pudesse atrair a curiosidade de outros alunos para esse assunto, tendo em vista que muitas vezes os alunos consideram a disciplina de química monótona e batida, fazendo com que os jovens não criem interesse em procurar saber mais. A peça busca não só ensinar sobre historia da química, mas também busca relacionar a importância e contribuição de cada cientista para a química de hoje.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido na escola CDF (Casa do Fera), na cidade do Natal, RN, no ano de 2013, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores de química, tendo como pré-requisito a exposição para a 17ª feira de ciência da referida escola. O presente trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira parte do trabalho teve como marco inicial um trabalho de pesquisa bibliográfica dos cientistas químicos mais conhecidos, onde os alunos apresentaram os textos através de seminários. A sala foi dividida em seis grupos no total de oito componentes, cada grupo ficou responsável pela biografia de um cientista famoso e suas contribuições para a sociedade atual. Os cientistas escolhidos pelos mesmos foram: Rutherford, Marie Curie, Lavoisier, Gay Lussac, Mendeleiev e Dalton. A segunda etapa do trabalho resultou na culminância de uma peça teatral onde um aluno de cada grupo (caracterizado) representou o cientista escolhido pelo seu grupo, defendendo suas descobertas, aplicações e importância para a sociedade atual. Todo o material levantado nas pesquisas bibliográficas foi utilizado como subsídio para dar corpo a preparação da elaboração da peça teatral. As discussões se deram por meio de fóruns, onde ocorreram as trocas de ideias, de estratégias de montagem da peça, indicações de livros, filmes, todos tratando da História da Química, relatando os caminhos percorridos pelos estudiosos das Ciências durante seus trabalhos de investigação e publicação das mesmas.

Resultado e discussão

A História da Química vem ocupando espaço cada vez maior junto aos estudos de História e Filosofia da Ciência; logo, por que não incluí-la nas aulas de química como contribuição para a aprendizagem científica? Incentivar o estabelecimento de conexões entre a química atual e a contribuição que os cientistas do passado, por meio da história das ideias, conceitos e conteúdos em uma sequência evolutiva do conhecimento, passando a se apresentar o conhecimento científico como fruto da construção da humanidade, desmistificando os papéis dos erros e acertos e ressaltando a dimensão histórico-social do processo de produção do conhecimento na Ciência, podem ser mais bem compreendidos pelos alunos. Trabalhar a construção do conhecimento científico através desses cientistas ajuda no desafio de repensar como é interpretado a verdade sobre a construção do conhecimento científico. Ficou evidente a surpresa e o interesse que os alunos demonstraram ao ingressarem no universo científico, através das pesquisas, pois puderam visualizar e compreender que os conteúdos de química ao qual são iniciados é resultado de séculos de pesquisas investigativas mediante erros e acertos. A visão que os alunos tinham de que a ciência é uma verdade absoluta também foi abordada de forma a levar o aluno a compreender que a ciência também sofre mudanças. A participação dos alunos na elaboração e execução da peça falando da ciência de forma divertida e integrada à vida do aluno, despertou nos alunos ouvintes um maior interesse em saber mais sobre o mundo em que vivem. É preciso objetivar um ensino de química que possa contribuir para uma visão mais ampla do mundo, levando para a sala de aula conteúdos que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno.

Os Químicos

Alunos caracterizados de cientistas famosos durante a realização da 17ª feira de ciência da referida escola cdf.

Seminarios

Alunos durante a apresentação dos seminários

Conclusões

A aprendizagem é um processo pelo qual o aluno se apropria das experiências de ensino do cotidiano,o qual analisa para futuramente explorá-la no meio em que vive.O professor deve estar apto a captar a melhor forma de ensinar.A História da Química,como meio incentivador para o ensino de química foi bastante interessante,a participação e envolvimento dos alunos durante o projeto foi bastante satisfatório.Os alunos produziram uma apresentação bastante criativa que despertou o interesse e a curiosidade nos alunos visitantes durante a exposição na feira de ciência.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus meu criador e fonte de toda a minha existência. Segundo a minha família por sempre me apoiar e incentivar.

Referências

Rocha, S.F.; Coelho, A.S.L.; Silva, F.C.A.; Passos, UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA, 11º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Teresina/PI, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ