DIAGNÓSTICO SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Gondim Pereira, C. (UEPA) ; Furtado da Silva, L. (UEPA) ; Sodré Portela, A. (UEPA) ; Sérgio Freire da Silva, P. (UEPA) ; de Oliveira Mendes, T. (UEPA) ; Adrielle Augusta de Lima, G. (UEPA) ; Freitas de Souza, R. (UEPA-CAMPUS XIX)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a observação das práticas da educação Ambiental nas escolas públicas de educação básica da cidade de São Miguel do Guamá-Pará. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários para alunos, professores e gestores de seis escolas, sendo duas de ensino médio e quatro de ensino fundamental. Neste estudo constatou-se que a Educação Ambiental é abordada com mais frequência nas escolas de ensino médio.Constatou-se que as escolas públicas precisam trabalhar de formar mais eficaz temas sobre Educação ambiental para que assim os alunos comecem a se conscientizarem sobre a importância da preservação do meio ambiente e dessa forma, mostrar um entendimento mais amplo sobre Educação ambiental.

Palavras chaves

Educação ambiental; Escola Pública ; São Miguel do Guamá

Introdução

O tema educação ambiental como prática pedagógica deve ser discutidas em todos os níveis educacionais, desde a educação infantil até a educação superior (ADAMS, 2012). E o diagnóstico da prática da educação ambiental em escolas vem sendo amplamente discutida em inúmeros estudos (EFFTING, 2007, ZAMPEZE; STROSCHOEN, 2014, VOLTANI; NAVARRO, 2012, SARAIVA; NASCIMENTO; COSTA, 2008), no sentido de saber se o debate sobre educação ambiental esta presente nos currículos escolares, como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais. Pois a abordagem destes temas todos os níveis e modalidades de ensino conforme preconiza a Lei 9.795/99 (BRASIL,1999) vai permitir a construção de uma população mais consciente, responsável e comprometida com o meio ambiente, além de estimular interações mais justas entre os seres humanos e os demais seres que habitam o Planeta (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2014). Neste sentido pretende-se através desta pesquisa identificar se existem e como são desenvolvidas as práticas de Educação Ambiental nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de São Miguel do Guamá-Pará, na visão dos alunos, professores e gestores escolares. Destaca-se ainda que nesta cidade paraense a uma exploração desordenada dos recursos naturais para fabricação de telhas, tijolos e blocos cerâmicos, assim conforme ressalta Travassos (2006), os alunos devem compreender e conhecer o meio em que vivem, para preservar o mesmo.

Material e métodos

A pesquisa realizada possui esboço descritivo e de campo, sendo de modo quali- quantitativo. Assim o referente trabalho foi realizado no município de São Miguel do Guamá- PA em seis escolas públicas. Para realização da pesquisa foi obtida uma autorização dos gestores escolares. Sendo que para segurança dos dados e por motivos éticos as escolas serão chamadas de A, B, C, D, E, F e não serão citados nomes. Para coleta de dados foram aplicados questionários específicos e diferenciados para alunos/professores e gestores das escolas, sendo que eles assumiram a responsabilidade de responderem por conta própria e sem nenhuma influência externa ou qualquer incentivo financeiro, somente com a finalidade exclusiva para o sucesso da pesquisa, através do termo assinado de consentimento livre e esclarecido. O período da realização da pesquisa ocorreu nos meses de maio a junho de 2014, tendo em vista que, o diagnóstico das questões objetivas se deu em porcentagem e para as questões dissertativas aproveitou-se a análise do conteúdo.

Resultado e discussão

Participaram desta pesquisa 19 professores, 6 gestores escolares, além de 567 alunos, destes 33% são de ensino médio e os demais são de ensino fundamental. Nas escolas de ensino médio (EM) 83% dos alunos disseram conhecer o conceito de Educação Ambiental (EA), e a relacionaram com conscientização, preservação, ter higiene, não poluir e estudo da natureza; 12% dos alunos não responderam e 5% disseram que não sabiam o que era EA. Enquanto 46% dos alunos de ensino fundamental (EF) mostraram entendimento temas da EA. Estes resultados estão em consonância que os dados apresentados por Zampeze e Strohschoen (2014) que verificaram que os alunos veêm a EA como forma de preservar o meio ambiente, o que também foi possível observar neste estudo. Ao questionar os alunos de EM sobre o que fazer para diminuir os impactos ambientais na sua cidade ocasionados pela atividade industrial local: 88,2% disseram que é parar de jogar lixo nas ruas e esgotos, além parar de desmatar e de provocar queimadas no nosso meio ambiente, este tipo de concepção deixa claro que os estudantes tem uma visão restrita sobre EA, com isso há uma necessidade urgente de ser mais bem planejada a inserção da discussão de temas sobre EA nos currículos escolares explorando a realidade local. Os 19 professores possuem graduação, porém não tiveram uma formação sólida sobre como trabalhar a EA no contexto escolar, embora reconheçam que é uma necessidade a abordagem durante suas aulas. Mesmo com falta de espaço adequado, equipamento, bem como a falta de incentivo por parte dos governantes procuram implantar atividades e ações envolvendo as questões ambientais. Em relação aos gestores eles afirmam que estão sempre realizando trabalho para chamar a atenção dos professores e alunos.

Conclusões

Com os resultados obtidos ficou evidente que a EA é abordada com mais frequência nas escolas de ensino médio do município. Os alunos de nível fundamental apresentam grande dificuldade em relacionar a EA no seu cotidiano. Em relação aos professores e diretores de ambas as escolas, eles se mostraram interessado sobre o tema, mas enfrentam dificuldade de inserir de forma eficaz a discussão sobre EA no meio escolar devido à falta de estrutura e incentivo que as escolas públicas do município vêm passando.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus, aos diretores, alunos e professores das escolas que nos receberam durante a realização da pesquisa.

Referências

ADAMS, Berene G. A importância da lei 9.795/99 e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental para docentes. Monografias Ambientais-Remoa UFSM, v.10, n.10, p. 2236-1308, 2012.
EFFTING, T. R. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. 2007. 78f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável) Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2007.
BRASIL. Lei 9.795, de 27.04.1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. DOU28.04.1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf, acessado em 21/08/2014.
VOLTANI, J. C.; NAVARRO, R. M. S.; Panorama da educação ambiental nas escolas públicas. Monografias Ambientais-Remoa UFSM, v.6, nº 6, p.1322–1340, 2012.
TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
SARAIVA,V. M.; NASCIMENTO, K. R. P.; COSTA, R. K. M.; A prática pedagógica do ensino de educação ambiental nas escolas públicas de João Câmara – RN, Holos, Vol. 2, n. 24, 2008.
ZAMPEZE, M.; STROSCHOEN, A.A.G.; EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE GUAPORÉ/RS. Educação Ambiental em Ação, n. 47, 2014

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