ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Andrade, C.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Fonseca, K.C.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Montelo, D.B. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Marques, J.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Barbosa, L.G.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Batista, R.G. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Castro, I.P.M. (PROFESSORA DO IFTO CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS) ; Neto, O.S.S. (PROFESSOR DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO)
Resumo
O ensino de Química ainda é desenvolvido de forma descontextualizado em muitas escolas no país. Há necessidade de superar essa forma de ensinar e repensar as praticas pedagógicas de tais professores. O presente trabalho teve por objetivo demonstrar a abordagem da qualidade do leite através da experimentação e da contextualização. As atividades se desenvolveram com 30 alunos do 2° ano do ensino médio da escola São José Operário em Paraíso do Tocantins. Foram analisadas amostras de leite tipo C através um roteiro experimental. O desempenho dos alunos foi realizado através da análise das respostas das questões contidas no roteiro experimental. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram compreender e relacionar o conteúdo de Química com o cotidiano.
Palavras chaves
Experimentação; Contextualização; Analise de Leite
Introdução
O ensino de Química é desenvolvido de forma fragmentada e descontextualizado em muitas escolas no país. Superar essa forma de ensinar e repensar as praticas pedagógicas de tais professores é uma prioridade. (BRASIL, 2002). Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, (PCNEM) e a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desenvolve o currículo, permitindo o conhecimento interdisciplinar e desenvolvimento de práticas pedagógicas que leve o discente a compreender o conhecimento não segmentado e descontextualizado, mas integrado as áreas das Ciências da Natureza e suas tecnologias. (BRASIL,1996,2002). O PCNEM incentiva a reflexão da prática diária, visando uma nova forma de planejamento de aula, onde o educador usa a interdisciplinaridade e contextualização para provocar no aluno o interesse em estudar, observar e relacionar os conteúdos com o meio tornando o aprendizado científico em “parte essencial da formação cidadã de sentido universal” (BRASIL. p.4). O docente deve criar situações que promovam a construção e produção de conhecimento identificando situações que devem ser compreendido por seus alunos.(NANNI, 2004).A utilização da experimentação contextualizada é “uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação”, onde o aluno deixa de ser um mero ouvinte memorizador de conteúdos para compreender e relacionar os assuntos de Química no seu cotidiano. (GUIMARÃES p.198 et al.,2009). A aplicação da experimentação contextualizada em sala de aula é uma forma do educador desafiar o educando com quem se comunica. (FREIRE, p.39 et al, 2010). Este trabalho propõe o estudo do leite de forma interdisciplinar como estratégia pedagógica para a Alfabetização Científica
Material e métodos
A metodologia consistiu em trabalhar as analises do leite em pequenos grupos formados por três (03) alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio São José Operário em Paraíso do Tocantins. Os procedimentos experimentais foram elaborados pelos bolsistas PIBID. Inicialmente os 30 alunos do 2º ano alunos assistiram um vídeo sobre produção, processamento e química do leite. Em seguida os alunos de Química do PIBID esclareceram o vídeo e distribuíram um roteiro experimental com dez (10) exercícios para a aula experimental. Os alunos desenvolveram os experimentos com a ajuda dos bolsistas do PIBID de Química da seguinte forma: coletaram duas (02) amostras de leites pasteurizados tipo C das marcas A e B. As amostras analisadas foram coletadas comércio da Cidade de Paraíso do Tocantins e transportadas para o Laboratório de Alimentos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Tocantins – IFTO Campus Paraíso do Tocantins. Para determinação das características físico-químicas e microbiológicas das amostras de leite foram realizadas as seguintes análises potencial hidrogeniônico pH; acidez titulável; densidade a 15ºC; extrato seco total e determinação enzimática da peroxidase. Ao término dos experimentos, os alunos responderam as dez (10) questões contidas no roteiro referente à aula prática. As respostas do questionário serviram como método de verificação e observação do desempenho dos alunos.
Resultado e discussão
Como sugerido pelo PCNs foi aplicada uma nova metodologia para o ensino dos
conteúdos de Química, onde a experimentação contextualizada foi utilizada como
forma de despertar o interesse do aluno em observar e relacionar os conteúdos
com o cotidiano. Ao final do experimento, o professor fez um resumo dos pontos
apresentados pelos grupos, fomentado o debate. Partindo dos questionamentos os
estudantes foram conduzidos a relacionar dados dos experimentos desenvolvidos
com o conteúdo teórico, promovendo a associação do teórico com o prático.
Constatou-se que a prática proporcionou uma maior participação e interação dos
alunos, onde os educandos se empenharam na realização do experimento. O
questionamento sobre a produção e o processamento do leite, fez com que os
estudantes refletissem sobre o fenômeno químico, relacionando com o experimento
que fora realizado, com o intuito de observar utilização de analises físico
químicas e microbiológicas para avaliar a qualidade do leite. Ao trabalhar as
analises do leite promoveu a construção de conceitos químicos tais como,
substâncias, misturas, solubilidade, soluto, solvente, grupo funcional, acidez,
basicidade, polaridade, etc.A experimentação é uma estratégia eficiente para a
criação de problemas reais que permite a contextualização e o estímulo de
questionamentos de investigação GUIMARÃES (2009). A verificação e observação do
desempenho dos alunos na experimentação contextualizada estão representadas no
Gráfico 01, onde pode ser observado que todos os alunos obtiveram bom desempenho
nas questões do roteiro, comprovando que os estudantes conseguiram compreender e
relacionar o conteúdo de Química com o meio social ao qual vivem.
Gráfico 01 Respostas das dez questões contidas no roteiro referente à aula prática
Conclusões
A utilização de experimentos contextualizados propicia a elaboração correta de concepções científicas suscitando resultados significativos no processo de ensino aprendizagem de química. O educando torna-se agente ativo no processo de ensino/aprendizagem, possibilitando a observação e relacionamento dos conteúdos com o cotidiano, estimulando o questionamento de investigação no aluno. Quando este processo é realizado inserido no cotidiano do aluno, o conteúdo de química é beneficiado e passa a ser visto como algo de extrema utilidade para responder perguntas e satisfazer a curiosidade.
Agradecimentos
AGRADECIMENTOS: A DEUS, PIBID-Química/IFTO, CAPES, IFTO/Campus Paraíso do Tocantins e Escola Estadual São José Operário/ Paraíso do Tocantins - TO
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002
Brasil. Lei 9.394 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativo. São Paulo, Paz e terra, 2011.
GUIMARÃES, Cleison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.
Nanni, R. A Natureza do Conhecimento Cientifico e a Experimentação no Ensino de Ciências. 2004.