A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA A REALIZAÇÃO DO SHOW DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, P.M. (UFGD) ; Pereira, A.S. (UFGD)

Resumo

Com o objetivo de divulgar a ciência, utilizando o teatro como ferramenta de acesso ao público alvo, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Federal da Grande Dourados, resolveu inovar o Show da Química com a utilização de peças teatrais e despertar a atenção e a motivação dos alunos da Educação Básica das escolas públicas de Dourados. Foram utilizadas encenações teatrais com diversas histórias na qual a química está presente no enredo e no cotidiano dos personagens, por meio de experimentos demonstrativos.

Palavras chaves

Teatro; Quimica; Ciencias

Introdução

Atualmente como proposta de Show da Química o grupo Ouroboros da Universidade Federal de São Carlos, tem apresentado experimentos por meio de teatro, como objetivo divulgar a ciência e aproximar a população do conhecimento cultural. Além disso, em 1992 algumas atividades relacionadas com exposições de experimentos demonstrativos com efeitos visuais em auditórios e salas de aula, foram realizadas na PUC-RIO. Nesta proposta de atividade pretende-se articular o lúdico do show da química com encenações teatrais. O teatro por sua forma de fazer coletivo, possibilita o desenvolvimento pessoal não apenas no campo da educação não formal, mas permite ampliar, entre outras coisas, o senso crítico e o exercício da cidadania (MONTENEGRO et al, 2005). Além disso, desenvolver pré- conceitos, por vezes dos conteúdos científicos adquiridos pelos estudantes no decorrer de suas vidas escolares também pode ser uma das funções dessa arte. A química através do teatro, além de ser uma forma lúdica de se entender esta ciência, possibilita que os estudantes reflitam sobre os conhecimentos adquiridos durante as apresentações. O teatro significa uma maneira de estudantes, mediante improvisações teatrais, interpretarem um conhecimento (ROQUE, 2007). Todas as pessoas são capazes de improvisar, além disto, as pessoas aprendem através da experiência. Experienciar é se envolver total e organicamente com o ambiente. Este envolvimento se dá em todos os níveis, intelectual, físico e indutivo, o mais vital para a situação de aprendizado é geralmente negligenciado. O jogo teatral propicia este envolvimento e ao mesmo tempo a liberdade para a experiência (SPOLIN, 1998).

Material e métodos

Os acadêmicos selecionaram três ou quatro experimentos que foram testados no laboratório. Tais experimentos deveriam possuir impacto visual, como por exemplo, mudança de cor, desprendimento de fumaça, formação de precipitado, explosões, etc. Elaboram cinco histórias em que os possíveis experimentos, contendo Músicas, trilhas sonoras e vinhetas acompanhavam a peça. Ao final de cada peça, explicar as reações químicas para o aluno do ensino médio. Ao elaborar a encenação os alunos tiveram que propor um cenário adequado para a realização da atividade, utilizaram-se mesas, cadeiras, e outras peças decorativas. A apresentação da encenação foi acompanhada por slides que contém figuras e imagens com o objetivo de proporcionar mais animação e humor as apresentações.

Resultado e discussão

O Show da Química por meio de encenação teatral proporcionou aos acadêmicos, motivação para estudar e entender os conceitos químicos envolvidos em cada peça teatral. Muitos relatam que tais atividades, auxiliaram no desempenho em sala de aula, pois ajudou a “vencer” a timidez e a vergonha perante os alunos. Foi possível realizar atividades experimentais demonstrativas em sala de aula de forma lúdica, na qual os acadêmicos praticaram a transposição didática, ou seja, adequaram os conceitos científicos para uma linguagem simples, sem perder o caráter científico das explicações. Estimulou o caráter investigativo do pibidiano durante a realização dos testes dos experimentos, pois exigiu o domínio do conhecimento teórico. O show da Química por meio de encenação teatral possibilitou também, a divulgação do curso de Química para os futuros vestibulandos. Toda essa atividade resultou na gravação de um DVD, no qual foram gravadas todas as peças de teatro. Cópias foram distribuídas nas escolas da rede pública. No final da gravação do DVD, foi contemplado depoimentos de alguns alunos, no qual puderam relatar a contribuição do Show da Química para a sua formação como professores na área de Química. Peças elaboradas: 1)A realidade por trás das histórias mais famosas – Propõe desmistificar personagens tais como o “tocha humana” do filme quarteto fantástico. 2) Química Alerta – Sátira realizada a um apresentador de jornalismo. 3) Amiga da Onça – Conta a história de uma personagem que desconfia da traição do marido. 4) Circo Hexano – Desmistifica um suposto circo que faz mágicas para o público. 5) Assalto ao Banco – Apresenta a história de dois assaltantes atrapalhados.

Figura 1

1a – Ensaio da peça Amiga da Onça. 2a – Ensaio da peça Química Alerta

Conclusões

Este trabalho trouxe ao programa excelentes resultados. De acordo com os depoimentos dos acadêmicos no DVD, foi possível verificar que o Show da Química contribuiu de forma positiva para a sua formação, alguns alunos citam que o empenho em estudar uma reação química e a mesmo empenho em saber explicar cada etapa do processo contribuiu muito para o entendimento de diversos conceitos químicos. As atividades realizadas no Show da química são constituídas de alto valor educativo, e eficiente como estratégia didática.

Agradecimentos

À CAPES, pelo apoio financeiro para a gravação do DVD, ao Professor Coordenador Ademir Souza Pereira, por toda orientação e incentivo.

Referências

MONTENEGRO, B.; FREITAS, A.L.P.; MAGALHÃES, P.J.C.; SANTOS, A.A.; VALE, M.R. O papel do teatro na divulgação científica: a experiência da Seara da ciência. Ciência & Cultura, n. 57, p. 31-32, 2005.
ROQUE, N.F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola, n. 25, p. 27, 2007
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1998.

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