ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, T.S. (UFPA) ; Miranda, A.E.C. (UFPA) ; Sousa, O.T. (UFPA) ; Torres, A.S. (UFPA)
Resumo
O primeiro contato dos discentes na universidade é com a disciplina Metodologia Científica, a qual procura desenvolver, nos alunos, a norma escrita de trabalhos científicos. No entanto, ao analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Química da UFPA – modalidade à distância, foi possível notar que a disciplina supracitada não está inserida na grade curricular do curso. Partindo dessa problemática, essa pesquisa teve como objetivo, analisar a importância da disciplina Metodologia Científica para a formação dos discentes, os quais reconheceram seu devido valor diante da necessidade de escrever de acordo com normas e técnicas científicas, o que torna necessário a reavaliação das deficiências no ensino-aprendizagem, ocasionado pela ausência dessa disciplina no curso.
Palavras chaves
Metodologia Científica ; Disciplina; Formação
Introdução
As publicações científicas triplicaram nos últimos anos no Brasil, diversos meios de divulgação dos conhecimentos científicos têm se intensificado, como publicações em revistas científicas, periódicos e artigos em eventos científicos. No entanto, espera-se que os estudantes e profissionais, tenham habilidades e conhecimentos sobre as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se trata de um manual elaborado para facilitar a produção de trabalhos conforme padrões científicos, auxiliando a comunidade acadêmica em geral. Por isso, o primeiro contado dos ingressos na universidade, deve ser a disciplina Metodologia Científica, que é uma ferramenta imprescindível para escrita padrão de trabalhos científicos e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Sobre isso, Prodanov e Freitas (2013, p. 14), entendem que a Metodologia Científica é “uma disciplina que consiste em estudar, compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica”, o que demonstra o quão indispensável é o ensino dessa disciplina, pois, além de orientar o alunado para a produção de trabalhos acadêmicos, proporciona-lhes habilidades para escrever seu TCC. No entanto, ao analisar o plano político pedagógico de alguns cursos foi possível notar que em muitos deles, como no curso de Licenciatura em Química – modalidade à distância (EAD) da UFPA, não se aborda a disciplina Metodologia Científica. O que instigou a produção dessa pesquisa, que teve o intento de analisar a importância e relevância dessa disciplina para a formação dos discentes do curso de química da UFPA – polo Paragominas - PA
Material e métodos
A pesquisa foi realizada no município de Paragominas - PA com os discentes do curso de Licenciatura em Química da UFPA – Polo UAB - Paragominas. A pesquisa teve cunho qualitativo e buscou compreender a percepção dos alunos quanto à importância e conhecimento da disciplina Metodologia Científica para sua formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa como 21 alunos (cursando o segundo semestre), no mês de junho de 2014, a partir de um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, com o intuito de averiguar o conhecimento dos discentes com relação à disciplina em questão, a importância da Metodologia Científica para carreira acadêmica e como os alunos poderiam enfrentar a falta da disciplina no curso.
Resultado e discussão
A discussão surgiu a partir do momento que se exigiu dos discentes trabalhos
acadêmicos de cunho científico, o que requer habilidade e conhecimento sobre a
ABNT. Assim sendo, fez-se o levantamento das disciplinas que compõem a grade
curricular do curso e buscaram-se informações junto à coordenadoria do curso, o
que levou ao conhecimento que a disciplina Metodologia Científica não está
inclusa na grade do curso. Partindo dessa problemática, foi realizada uma
pesquisa com os discentes. Desse modo, os dados revelaram que 90% dos
entrevistados consideram a disciplina muito importante para o curso, o que foi
justificado pela necessidade de escrever adequadamente às regras impostas para
as atividades acadêmicas. Enquanto 10% consideraram a disciplina sem
importância. Com relação ao conhecimento sobre a disciplina, 95% dos
entrevistados afirmam conhecê-la, enquanto que outras 5% afirmaram não ter
nenhum conhecimento a respeito. É importante frisar que a grande maioria dos
discentes que alegaram que a disciplina não tinha importância para o curso,
foram os mesmos que declaram não conhecê-la. No que se refere à forma como os
alunos enfrentariam a produção científica, sem o auxílio da disciplina no curso,
a grande maioria apontou algumas alternativas, entre as quais está à realização
de cursos de curta duração de Metodologia Científica e também a aquisição da
própria ABNT. Prodanov e Freitas (2013) são grandes educadores defensores da
existência da disciplina para a formação científica inicial dos discentes;
segundo os autores, os estudantes buscam na Universidade o “saber”. Logo,
precisam entender que Metodologia Científica é uma disciplina que estuda os
caminhos desse "saber", aprimorando a comunidade acadêmica a conhecimentos
básicos, às técnicas e às normas de pesquisa.
Conclusões
Diante desse cenário, aumenta a necessidade de um olhar mais atento à importância da disciplina durante e após a formação dos discentes de Química da UFPA. De acordo com os alunos, é possível buscar algumas alternativas para superar a ausência da disciplina, no entanto, apontam-na de fundamental importância, pois, é a partir de seu ensino que eles aprenderão normas que servirão de base durante toda sua formação. Deste modo, faz-se necessário reavaliar a grade curricular do curso, haja vista, a relevância dos padrões ensinados nessa disciplina para o processo de ensino-aprendizagem.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus por está sempre ao nosso lado, amigos e a UFPA.
Referências
PRODONAV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. Edit. Universidade FEEVALE, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.