ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, A.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Confessor, J.J.O. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Pereira, L.F. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Oliveira, J.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Cunha, F.S. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Ribeiro, M.E.N.P. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)
Resumo
O presente trabalho busca divulgar um jogo denominado Show da Química 1.0, elaborado por bolsistas PIBID do IFRN Campus Curais Novos. O jogo é voltado para alunos da 3º série do Ensino Médio e procura avaliar o conhecimento destes em Química Orgânica enquanto são instigados a concluir os desafios propostos no decorrer do jogo. Evidencia-se o poder lúdico que os jogos exercem nesses alunos, gerando uma maior motivação para o estudo, e é nesse momento que os professores poderão ampliar o processo de ensino/aprendizagem. Aborda-se também a importância da atuação dos bolsistas PIBID na elaboração de materiais alternativos para o ensino de Química, proporcionando a estes a reflexão e problematização sobres as mais variadas ideias que podem vir a melhorar o ensino na educação básica brasileira.
Palavras chaves
PIBID; Ensino de Química; QUIZ Química Orgânica
Introdução
As Mídias Educacionais estão cada vez mais presentes no processo de Ensino-Aprendizagem. Esse fato se dá por essas ferramentas educacionais proporcionarem um aprendizado mais efetivo para o alunado. Porém, antes dessas novas tecnologias serem inseridas no universo educativo, com o intuito de despertar o interesse e a aprendizagem do aluno como parte do desafio da prática docente, muitos autores defendiam a ideia da repetição, do ensino tradicionalista e que o insucesso do aprendizado era apenas decorrente do aluno (Cunha, 2012). A elaboração de materiais e também o desenvolvimento de uma prática docente levando em conta a importância da relação aluno – professor têm sido proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Este programa objetiva proporcionar aos alunos de licenciatura uma pratica docente antecipada, possibilitando a aquisição de competências essenciais à sala de aula, além de auxiliar nas dificuldades encontradas nas escolas públicas em relação ao ensino de Química. Essa interação entre graduandos e escolas públicas tem rendido bons frutos, os trabalhos de Stanzani, et al (2012) além de Santos e Lorenzo (2011) são alguns exemplos destes rendimentos, onde há uma ajuda mútua entre bolsistas, alunos e escolas vinculadas ao programa. Objetivou-se neste trabalho divulgar um jogo baseado em um QUIZ, o qual foi elaborado por bolsistas PIBID – IFRN/Campus Currais Novos. O jogo criado recebeu o nome de Show da Química 1.0 e o conteúdo abordado é Química Orgânica, tendo como referência livros do Ensino Médio.
Material e métodos
O jogo intitulado “Show da Química 1.0” é direcionado a alunos da 3º série do Ensino Médio, o conteúdo abordado é Química Orgânica Fundamental e foi criado por bolsistas PIBID do IFRN Campus Currais Novos. Esse jogo foi criado utilizando o Software Microsoft Power Point 2013. Para a elaboração gráfica e Design utilizou-se as ferramentas de inserção de imagens, textos, entre outras, todas presentes no Power Point 2013, além de imagens gifs e sons, retirados de sites de banco de imagens/áudio gratuitos. O jogo consiste em um QUIZ e para cada questão são disponibilizadas 04 opções de respostas onde apenas uma delas está correta. Ele se divide em 03 níveis de dificuldade com 20 questões cada (Fácil, Médio e Difícil) e conta ainda com um Checkpoint na qual concluindo 50% do jogo o player tem a possibilidade de iniciar a partir de onde parou. A escolha do Power Point como plataforma base para a elaboração do jogo foi feita devido a sua fácil manipulação. A principal ferramenta utilizada, na qual dá toda a dinâmica existente no jogo, são botões de “Ação”, que permitem através de configurações especiais, fazer com que clique do mouse controle todas as ações do jogo. Diferente dos demais jogos virtuais onde é necessária a instalação do software ou o carregamento online através de browsers, o jogo criado em Power Point permite a sua inicialização off-line, bastando ter instalado no PC o software do Power Point, facilitando sua inicialização. Para fins de divulgação, o arquivo do jogo está disponível para download no blog do PIBID – Campus Currais Novos (http://pibidifrn-ivp.blogspot.com.br/), blog este criado para a divulgação das atividades de uma das escolas inseridas no programa.
Resultado e discussão
A proposta de elaboração de materiais didáticos alternativos está inserida dentro das diretrizes que regem o PIBID, nesse sentido, os alunos-bolsistas buscam constantemente trazer novas metodologias que facilitem o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Tendo como base esses princípios, bolsistas PIBID/IFRN Campus Currais Novos, atuantes nas escolas estaduais vinculadas ao programa (Instituto Vivaldo Pereira, Capitão Mor Galvão e Silvo Bezerra de Melo) elaboraram um jogo virtual, de fácil execução e que fosse direcionado aos alunos da 3º Série do Ensino Médio, abordando diversos conteúdos de Química Orgânica (Imagem 1 e 2).
Sobre os jogos lúdicos, Cunha (2012, p. 94) afirma que um jogo pode ser considerado educativo quando mantém um equilíbrio entre duas funções: a lúdica e a educativa. De acordo com Kishimoto (1996 apud Cunha 2012), a função lúdica relaciona-se ao caráter de diversão e prazer que um jogo propicia. A educativa refere-se à apreensão de conhecimentos, habilidade e saberes.
Outros autores como Lucena e Azevedo (2012) já buscaram a elaboração de jogos no Power Point, o “QUIZmica”, por exemplo, obteve 93% de aprovação por parte dos alunos que o avaliaram. Segundo esses autores, a introdução de jogos educacionais (virtuais) no cotidiano escolar além de proporcionar diversão promove o aprendizado. Nessa mesma linha de raciocínio, eles afirmam que a utilização deste recurso não necessita de grandes e modernos softwares, apenas da criatividade em produzir ambientes virtuais associados a temática escolar.
Nesse contexto de jogos lúdicos, o Show da Química 1.0, possibilita que os alunos busquem colocar em prática o que aprenderam sem que isso se torne entediante/cansativo, trazendo melhores rendimentos na disciplina em questão.
Menu iniciar do Jogo Show da Química 1.0
Umas das questões que compõem o jogo. Possui assim como outras, questões voltadas ao cotidiano do aluno, como pede os PCNEM, assim como aborda o ENEM.
Conclusões
Os jogos lúdicos podem e devem ser utilizados na prática docente e os profissionais da educação básica devem buscar constantemente essas metodologias, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e uma maior interação Professor/Aluno. Por último, mas não menos importante, frisa-se a atuação dos bolsistas PIBID na elaboração de novos materiais didáticos, permitindo que as diretrizes propostas pelo programa sejam alcançadas e estes possam adquirir a experiência necessária para a futura atuação efetiva na educação básica.
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus, a nossa Orientadora/Coordenadora PIBID pelo auxílio e à CAPES pelo fomento.
Referências
Cunha, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola (Qnesc). Vol. 34, N° 2, p. 92-98, Maio, 2012.
Lucena, G. L. e Azevedo, M. S. QUIZmica: UM JOGO VIRTUAL AUXILIANDO O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Tecnologias na Educação – Ano 4 - número 7 – Dezembro 2012.
Santos, A. O. & Lorenzo, J. G. F. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFPB, CAMPUS JOÃO PESSOA. Disponível em: <http://sec.sbq.org.br/cdrom/34ra/resumos/T4395-1.pdf>. Acesso em: 24 de jun. 2014.
Stanzani, et al. As Contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Química. Química Nova na Escola (Qnesc). Vol. 34, N° 4, p. 210-219, Novembro 2012.