ANALISE DA VISÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFLUÊNCIA QUE O PIBID VEM TRAZENDO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, NA UNIDADE ESCOLAR DESEMBARGADOR VIDAL DE FREITAS PICOS-PI

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, M.J. (IFPI) ; Luz, M.M. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI) ; Leal, J.S. (IFPI) ; Araujo, J.L. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Alves, V.C. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (PROFESSOR IFPI) ; Sales, A.L.C. (PROFESSOR IFPI)

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa quantitativa, tendo como objetivo principal mostrar a influência que o PIBID programa criado pela CAPES, vem trazendo no ensino-aprendizagem de química aos alunos do ensino médio, e principalmente ajudar os acadêmicos de forma prática como um educador, a química é uma disciplina muito importante nos nossos estudos, pois pode abranger informações importantes além de ampliar conhecimentos sobre o mesmo, com o apoio desse programa os alunos tem um aprofundamento maior na disciplina relacionando à teórica com a prática, com base nisso há muitos desafios a serem solucionados e para isso é preciso à adoção de novas metodologias que criem um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo de cada aluno.

Palavras chaves

Química; ensino-aprendizagem; PIBID

Introdução

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. Através do acompanhamento dos alunos do PIBID não só os estes mais também os alunos discentes da referida escola terão um aprofundamento maior na disciplina onde poderá tirar todas as dúvidas sobre o mesmo, sendo que a química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações químicas e físicas, que envolvem toda a atmosfera, sendo de extrema importância conhece-la e compreender tais processos. A química é umas das disciplinas em que os alunos sentem mais dificuldades por ser caracterizado por formulas, cálculos e memorização de letras totalmente desvinculada do dia-a-dia do educando, muitas vezes isso ocorre pela falta de metodologia aplicada pelo docente, com base nisso, eles acabam se desinteressando pela disciplina. (de acordo com os PCNS +, 2002, pag. 88) “A aprendizagem de química, nessa perspectiva, facilita o desenvolvimento de competências e habilidades e enfatiza situações problemáticas reais de forma crítica, permitindo ao aluno desenvolver capacidades como interpretar e analisar dados, argumentar, tirar conclusões, avaliar e tomar decisões”. A aprendizagem no ensino de Química principalmente no ensino médio é um grande instrumento na formação cognitiva do aluno, onde o mesmo além de aprender e compreender a disciplina terá mais conhecimentos e domínio dos conteúdos relacionados à Química. Tendo em vista essas preocupações, o objetivo principal busca-se compreender a influência em que os monitores do PIBID vêm trazendo no ensino.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino médio, da Unidade Escolar Desembargador Vidal de Freitas Picos-PI, para descobrir a influência que o PIBID trouxe para a escola, foi aplicado como coleta de dados um questionário aos alunos, tendo como os seguintes temas: 1)Você gosta da disciplina de Química? 2)Qual a influência que o PIBID trouxe para o colégio em que você estuda? 3)Você esta gostando da atuação dos monitores na disciplina de Química? 4)Com a ajuda dos monitores do PIBID melhorou o seu aprendizado na disciplina de Química? 5)O que você gostaria que os monitores fizessem para que melhore o seu aprendizado na disciplina?

Resultado e discussão

Através dos questionários aplicados, obteve um resultado quantitativo, analisou-se que cerca de 72% dos alunos afirma não gostar da disciplina de Química já 28% diz gostar da disciplina, porém por influência do PIBID, 80% se sentem mais motivados a dedicar mais tempo aos estudos, o que traz melhorias e reforça seus conhecimentos, ajudando-os a compreender melhor a disciplina, 20% pelo fato deles não gostarem da disciplina, não procuram muito os monitores, 88% Afirmam ainda que estão gostando da atuação, e que os monitores estão bastante empenhados para ajudá-los e tirar suas duvidas na disciplina de Química, 12% também dizem que a atuação dos monitores satisfaz, porém esperam que a busca por inovações nos métodos de ensinar por parte dos monitores não fique estagnado. Em relação à melhoria no aprendizado os entrevistados, 76% declararam que estão evoluindo aos poucos em se tratando dos conteúdos abordados e suas aplicações no dia-a-dia, já 24% falaram que os monitores precisam levar mais atividades, como fazer experimentos para que eles possam apreender com mais facilidade a disciplina.

Conclusões

Através desta pesquisa verificou-se que através do incentivo do PIBID trouxe melhorias aos alunos, pois passaram a ter mais interesse pela química, e adquiriram um maior desenvolvimento e compreensão com a disciplina, tornando o ensino-aprendizagem mais significativo, e reforçando mais seus conhecimentos.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus por me iluminar sempre, o incentivo e apoio da minha família, professores e colegas de turma.

Referências

Disponível em : http://www.pibid.ufrn.br/ acesso em: 13/04/2014 às 22:16
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC) Parâmetros Curriculares Nacionais PCNS+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ