Educação Ambiental: A Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária mudando vidas

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Santos, J. (UEPB)

Resumo

A Gestão de Resíduos Sólidos é um conjunto de atitudes que apresenta como objetivo principal, a eliminação dos impactos ambientais negativos, associados à produção e à destinação do lixo. O objetivo do trabalho tem como base um programa de educação ambiental por meio de um estudo de percepção ambiental, voltado para o sistema de gestão de resíduos sólidos, o projeto Cotramare (cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável em Campina Grande - PB) que vem mudando os paradigmas da coleta de lixo na cidade, conscientizando a população sobre a importância de uma separação regular do material reciclável.

Palavras chaves

reciclagem; meio ambiente; resíduos sólidos

Introdução

A educação é um processo de transformação, que deve ocorrer no aluno para que o mesmo mude as suas atitudes. A reciclagem dos resíduos sólidos é uma alternativa viável para propiciar a preservação de recursos naturais, a economia de energia, a redução de área que demanda o aterro sanitário, a geração de emprego e renda, assim como a conscientização da população para questões ambientais (O´leary et al., 1999). Porém, para um melhor funcionamento, é de vital importância que se implante nas cidades um amplo sistema de coleta seletiva, no qual os recicláveis sejam separados nas residências e coletados pelas municipalidades. O projeto Cotramare vem promovendo o resgate da dignidade humana e profissional do “catador" com a proposta de sensibilizar a comunidade em geral para um novo comportamento quanto à aquisição, utilização e descarte de produtos e objetos.

Material e métodos

A Educação Ambiental entendida como um dos instrumentos básicos e indispensáveis à sustentabilidade dos processos na gestão ambiental traz o foco para a importância de se considerar a percepção ambiental do homem a partir do universo cognitivo. No projeto Cotramare, são realizados arrecadações de papelões, papéis e resíduos sólidos, com algumas industrias e empresas de Campina Grande para que catadores tem alguma fonte de renda com o material recolhido. A metodologia até hoje só vem trazendo benefícios para a população carente e para os colaboradores do projeto.

Resultado e discussão

A maioria dos municípios brasileiros dispõe seus resíduos sólidos domiciliares sem nenhum controle, uma prática de graves conseqüências: contaminação do ar, do solo, das águas superficiais e subterrâneas, criação de focos de organismos patogênicos, vetores de transmissão de doenças, com sérios impactos na saúde pública. No projeto Cotramare são realizadas palestras e oficinas para atrair mais pessoas e incentivar os demais a participarem do projeto. Toda semana, na terça feira são realizadas a coletas pelos catadores da cooperativa. Com isso foi verificado o quanto é importante o processo de reutilização de objetos recicláveis, gerando renda e incentivo.

Conclusões

Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos, porém com consequências desiguais para os diferentes grupos sociais. O objetivo do trabalho foi apresentar a concepção e o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o planejamento operacional da coleta e distribuição dos resíduos sólidos potencialmente recicláveis. A maior contribuição desta pesquisa refere-se à capacidade do modelo de incorporar o controle da capacidade e incentivo para mudar vidas.

Agradecimentos

Agradecemos ao projeto Cotramare, aos professores e orientadores, e aos colegas do curso de química industrial

Referências

MOURÃO, L. Gaia natureza. Revista brasileira de educação ambiental. Brasília:
Rede brasileira de Educação Ambiental 2004.

FARAH, M. F.; BARBOZA, H. B (orgs.). 20 Experiências de Gestão Pública e Cidadania. São Paulo:Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2001

GALLI Alessandra (2007) Educação ambiental como instrumento para o
desenvilvimento sustentável. Dissertação: Mestrado - Pontifícia Universidade
Católica do Paraná, Curitiba, 2007. p. 20.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ