ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Santos, A.C.S. (IFRO) ; Silva, T.D.P. (IFRO)
Resumo
A iniciação à docência tem revelado ser um fator importante no processo de formação do licenciando, onde o foco principal é o papel do professor. O ensino é uma prática complexa, desse modo a experiência de iniciação à docência se torna uma etapa de fundamental na carreira profissional do professor, pois o leva a conhecer a realidade que o espera. Sabe-se que a iniciação à docência é a oportunidade do futuro professor se inserir na realidade escolar e vivenciar as mais diversas situações que os educadores enfrentam. Nesse contexto, o Projeto PIBID possibilitou aos bolsistas enfatizar pontos que são importantes: a educação ambiental, a relação teoria/prática, a possibilidade de o aluno produzir ou construir conhecimentos e o ato de reconhecer que, ao ensinar, se está aprendendo.
Palavras chaves
Formação docente; PIBID; Teoria-prática
Introdução
A experiência de iniciação à docência é uma etapa fundamental na carreira profissional do professor, pois o leva a conhecer a realidade da educação brasileira. Perrenoud (1993) define que o ensino é uma prática relacional complexa onde o professor muitas vezes se defronta com o imprevisível e deve tomar decisões rápidas. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita aos bolsistas enfatizar pontos que são importantes: a educação ambiental, a relação teoria/prática; a possibilidade do aluno produzir ou construir conhecimentos, e o ato de reconhecer que, ao ensinar, se está aprendendo. A preocupação com o meio ambiente está presente nos valores sociais, fazendo parte do cotidiano dos estudantes e da população em geral. Na concepção de Costa et al, ( 2001) tais valores devem ser trabalhados na escola com os alunos, porque eles necessitam interagir na comunidade onde estão inseridos, rompendo os limites físicos da sala de aula. O resultado da união entre a teoria e a prática vem através da confecção de materiais, através de oficinas, que objetiva contribuir para a construção de uma visão mais global e criar condições para que a aprendizagem seja útil no dia a dia, não numa perspectiva meramente instrumental, mas sim numa perspectiva de ação. Diante do exposto, este trabalho apresenta as reflexões geradas pela efetivação da teoria e prática por meio do PIBID IFRO Campus Ariquemes.
Material e métodos
Trata-se de um estudo descritivo, apresentando reflexões construídas por meio da efetivação das teorias e práticas pedagógicas desenvolvidas. As ações desenvolvidas consistiram em etapas: Pesquisa bibliográfica e levantamento teórico, ministração de palestras e realização de oficinas. Os estudos teóricos ocorreram a fim de auxiliar na preparação das palestras e ampliar o conhecimento dos bolsistas. Após o estudo de autores que trabalham a educação ambiental, a sustentabilidade e a formação continuada de professores com ênfase na educação ambiental, foram realizadas palestras com 300 alunos do ensino médio da escola parceira, que tiveram os respectivos temas: A nova política nacional de resíduos sólidos, lixo eletrônico, chorume e a importância da água. Depois de concluída as palestras, partiu-se para a realização de oficinas por meio de produção de objetos com o reaproveitamento de materiais que seriam jogados no lixo. A oficina realizada consistiu na construção de ‘porta-treco’, utilizando materiais como: madeiras (MDF), rolos de papel higiênico e papel alumínio, diversos tipos de papéis coloridos, cola - quente e tesoura. Participaram das atividades trinta alunos da turma do 3° ano do ensino médio, obtendo-se cinco ‘porta-trecos’.
Resultado e discussão
O produto final obtido através do estudo foi satisfatório, pois proporcionou aos bolsistas vivenciar situações que acontece no ambiente escolar podendo através de ação planejada interferir no processo educacional, convertendo ações
negativas em aprendizado e mudança de postura por parte dos envolvidos. O
interesse dos alunos da escola parceira foi despertado através de metodologias
alternativas podendo assim trabalhar a consciência ambiental, a mudança de hábitos, pois o processo de ensino, só tem sentido quando os alunos conseguem
absorver o conteúdo ministrado, para que a partir disto possam formar o seu pensamento crítico a respeito do assunto. Freire (1996) assinala que “não há docência sem discência...”, pois “... quem ensina aprende ao ensinar
e quem aprende ensina ao aprender”. A experiência proporcionada pelas palestras
para os bolsistas foi um aprendizado no que se refere às técnicas didáticas, às
relações de diferentes grupos sociais com o professor, à ação de planejar,
colocar em prática e adequar os conteúdos de acordo com a realidade experimentada pelos alunos da escola parceira. Desse modo as oficinas realizadas proporcionaram aos alunos um lugar para falarem de assuntos do interesse dos mesmos, representado um espaço para que eles começassem a refletir sobre os problemas expostos relacionados ao meio ambiente. Neste espaço, os participantes tiveram a oportunidade de discutir em grupo suas concepções sobre os temas abordados. Portanto a construção do saber e os conhecimentos das ciências se desenvolvem quando o docente consegue sintetizar o aprendizado teórico e transformar em práticas que possibilitem a participação direta dos alunos, identificando problemas e participando de soluções.
Conclusões
Com a realização das ações pedagógicas verificou-se que a teoria é uma ação que permite mudar a realidade de onde se está inserido, e a prática educacional é sempre o ponto de partida. Já a união entre a teoria e a prática na oficina teve como objetivo a construção de uma visão mais global e a criação de condições para que a aprendizagem dos alunos seja útil no dia a dia, numa perspectiva de ação. O projeto PIBID de Ariquemes-RO possibilita aos futuros professores de ciência, a vivência pedagógica e a contribuição para a formação dos alunos da escola parceira.
Agradecimentos
Referências
COSTA, E. Q. et. al. Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. Revista de Nutrição, Campinas, p. 225-229, set/dez, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996 (Col. Leitura).
PERRENOUD, P. (1993). Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, Instituto de Inovação Educação.