Proposta de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos nos Laboratórios do IFSC/ Campus Florianópolis

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Bergmann Kremer, A. (INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Silva Laurentino, M. (INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; da Silva Junkes, B. (INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo

Nos últimos anos, observa-se em todo mundo uma crescente conscientização da necessidade de tratamentos eficazes ou de um destino adequado para os resíduos químicos produzidos pelas instituições acadêmicas. Este projeto tem como objetivo auxiliar na implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos para os laboratórios do Curso Técnico em Química do IFSC/Câmpus Florianópolis, através da avaliação dos resíduos ativos e passivos gerados e de alternativas para tratamentos destes resíduos.Os resíduos produzidos nas aulas experimentais de química foram identificados e tratados conforme metodologia obtida na literatura.Após essa avaliação, produziu-se uma apostila que contém detalhadamente os resíduos gerados bem como o armazenamento adequado.

Palavras chaves

resíduos químicos; meio ambiente; gerenciamento

Introdução

Os resíduos são rejeitos produzidos pelo homem que necessitam de procedimentos adequados para poderem ser descartados. Podem apresentar diferentes níveis de toxicidade, podendo ser prejudicial para a saúde humana e para o meio ambiente. Os resíduos químicos compreendem uma infinidade de compostos produzidos em atividades industriais e laboratoriais no ramo da química(PENNATI et al., [s.d.]. Programas de gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios vêm sendo implantados em diversas universidades e escolas do Brasil e do mundo, em reconhecimento à necessidade de alterar a realidade de descaso com o meio ambiente(JARDIM, 1998). Universidades e institutos de química devem ter consciência de que o descarte incorreto de seus resíduos acarreta um grande impacto ambiental e por isso, um programa para regulamentar o descarte de resíduos é necessário, até para conscientizar os alunos da Instituição. A eficiência de um programa de gerenciamento de resíduos químicos está relacionada ao fato de que quem gera o resíduo é o responsável pelo mesmo, e está também associada à adoção da política dos 3 Rs : Reduzir, Reutilizar e Reciclar(LASSALI, [s.d.]).Diante deste contexto, o presente estudo tem como objetivo utilizar os resíduos gerados nos laboratórios de Química, do Câmpus Florianópolis, para diagnosticar os resíduos químicos produzidos, bem como desenvolver e aplicar metodologias para o tratamento desses resíduos e o seu correto armazenamento, podendo assim contribuir na implantação de um programa de gestão de resíduos químicos nos laboratórios do IFSC.

Material e métodos

Para uma proposta de gestão dos resíduos, realizou-se o registro de todos os resíduos ativos produzidos nas aulas práticas desenvolvidas nos laboratórios, buscando-se na literatura, possíveis tratamentos para tais resíduos, que foram posteriormente tratados através dos métodos propostos. Algumas atividades práticas desenvolvidas nos laboratórios produziam resíduos de difícil tratamento e de grande periculosidade. Pensando-se nas questões ambientais e na segurança dos técnicos, professores e alunos que manipulariam estes resíduos frequentemente, foram propostas alterações para tais atividades, porém sem alterar o objetivo da aula experimental. Para a gestão dos resíduos passivos, inicialmente foi identificado e registrado o volume de todos os resíduos estocados, avaliando-se o conteúdo de forma qualitativa. Verificou-se quais resíduos poderiam ser tratados e descartados, para que fosse possível reduzir o volume. Após oito meses, foi realizado novamente o registro do volume estocado de resíduos passivos armazenados, para se obter uma média do volume de resíduos desta classe produzidos por semestre. Os resíduos produzidos nas aulas experimentais realizadas no laboratório de Química Analítica envolvendo volumetria de neutralização, precipitação, complexação e oxido-redução foram tratados conforme metodologia obtida através da literatura(ROSENBROCK, 2009). Estes experimentos fazem parte de unidades curriculares específicas do curso Técnico em Química. As aulas experimentais realizadas no laboratório de Química Geral, que fazem parte da organização curricular de todos os cursos técnicos integrados ao ensino médio, geraram resíduos que também foram identificados e tratados de forma adequada conforme literatura (DEBACHER, 2008).

Resultado e discussão

No primeiro registro dos resíduos passivos, realizado em setembro de 2013, verificou-se que existiam 163 L de resíduos estocados produzidos pelos laboratórios de química. No segundo registro, realizado em maio de 2014, o volume de resíduos estocados era de 206 L, o que representou um aumento de 43 L de resíduos produzidos em oito meses. Considerando-se que neste período, em apenas seis meses houve o funcionamento do laboratório, produziu-se, em média, 7,17 L/mês de resíduos. Levando-se em conta que são laboratórios utilizados principalmente para o ensino e em menor proporção para pesquisas, a produção de resíduos que não são tratados é relativamente alta. Um volume de 14,7 L de resíduos foi tratado, reduzindo-se para 191,3 L o volume total de resíduos estocados. A maioria destes resíduos não pôde ser tratada devido a fatores como: a estocagem incorreta dos mesmos, que muitas vezes são submetidos a misturas inadequadas; falta de identificação ou identificação incorreta.Dos resíduos ativos, grande parte foi tratada e posteriormente descartada adequadamente. Foi proposta uma alternativa para o armazenamento correto dos resíduos gerados nos laboratórios, que consiste no uso de um rótulo para identificação de tais resíduos, dividindo-os nas seguintes classes: Solventes Orgânicos Halogenados, Solventes Orgânicos Não-Halogenados, Ácidos, Bases, Sais Aquosos, Metais Pesados, e Outros (para resíduos que não se encaixam nas classes anteriores). Além da classe do resíduo, o rótulo contém um espaço para a identificação do resíduo armazenado, para o nome do responsável pelo resíduo e para observações. Foi produzido também material técnico para o auxílio na gestão dos resíduos gerados pelos laboratórios de química da instituição.

Conclusões

A implementação recente do curso em Química no IFSC provocou um aumento na quantidade de resíduos químicos produzidos pelos laboratórios. Este fato amplifica a importância de uma gestão adequada de tais resíduos, para que os mesmos recebam devido tratamento, evitando o descarte incorreto ou um armazenamento inadequado. Através dos resultados obtidos com esse projeto, foi possível implantar ferramentas de gestão, como a apostila de tratamento de resíduos químicos, para promover esse tipo de ação no IFSC.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio recebido pelo IFSC-Câmpus Florinópolis

Referências

DEBACHER, N. A.; SPINELLI, A.; NASCIMENTO, M. da G. Resíduos Químicos: gerenciamento e procedimentos para disposição final. Disponível em: <http://www.qmc.ufsc.br/newsite/download/Manual_Seguranca.pdf>. Acesso em 26 jun. 2014.JARDIM, W. de F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Revista Química Nova, vol. 21, n.5, p. 671-673, 1998.LASSALI, T. A. F. Gerenciamento de resíduos químicos: normas e procedimentos gerais. Disponível em: <www.pcarp.usp.br/pages/lrq/pdf/normas gerenciamento.pdf>. Acesso em 26 jun. 2014.PENNATI, F. E.; GUIMARÃES, S. T. L.; DA SILVA, M. P. Gerenciamento de resíduos químicos em labpratórios de análises e pesquisa: o desenvolvimento do sistema em laboratórios da área química. Disponível em: <http://www.fsp.usp.br/siades/documentos/Publicacoes/ artigo_9f.pdf>. Acesso em 26 jun. 2014.
ROSENBROCK, L. C. C. Recuperação de prata e cromo dos resíduos gerados nos experimentos de titulações argentimétricas. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/99921/ligia.pdf?sequence=1> Acesso em 26 jun. 2014.

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