Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: uma preparação para a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras e presente

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Neto, M.J.S. (IFPE) ; Freitas, R.M. (IFPE) ; Freire, M.S. (IFPE) ; França, S.M. (UFRPE) ; Silva, L.S. (IFPE)

Resumo

Este trabalho surgiu na preocupação nos fatos ocorridos sobre o meio ambiente nos dias atuais e também com a preocupação na alimentação dos discentes em relação ao consumo de verduras. sabendo da necessidade em se introduzir nas escolas de ensino fundamental 1,onde grande parte das escolas brasileiras não possuem horta e não possuem um trabalho efetivo e direto sobre o meio ambiente e as principais formas de se relacionar com o mesmo e o porque dessas modificações no meio ambiente.

Palavras chaves

educação ambiental; conceitos sustentáveis; conscientização

Introdução

A cada dia aumenta-se a necessidade de se introduzir o conceito de sustentabilidade na nossa sociedade. O ambiente escolar, em especial, o ambiente formal de ensino, é um cenário pertinente para abordar esta temática. A Educação Ambiental (EA) assume importante função, ao ser vista como um processo contínuo que busca sensibilizar as pessoas sobre suas responsabilidades na preservação ambiental para o pleno exercício de sua cidadania. Neste contexto fica expressa a necessidade de conscientizar e sensibilizar a população, fazendo a difusão da consciência ambiental, onde os alunos da rede municipal de educação foram conscientizados e formou-se agentes de difusão do conhecimento na sua comunidade, de forma que essas ações atinjam toda a sociedade. Nesse contexto, a Educação Ambiental pode ser uma ferramenta na mudança de mentalidades e de atitudes na relação homem ambiente. Desta forma, esta intervenção visa favorecer a troca de ideias e a construção participativa de conhecimentos sobre temas relacionados ao meio ambiente e as formas sustentáveis de como conviver com o mesmo, baseado nas diretrizes curriculares da educação que orienta que a Educação Ambiental dever ser desenvolvida como prática educativa integrada e interdisciplinar e que a mesma deve estar envolvida em toda grade curricular de todas as escolas.

Material e métodos

As atividades foram desenvolvidas com alunos da educação fundamental ‘’I’’ da Escola Professor Aderbal Jurema na zona rural de Gravatá, Pernambuco. As atividades foram realizadas, em espaço formal e não formal, através de atividades teóricas e práticas. No ambiente formal, utilizou-se como ferramentas didáticas materiais áudios-visuais, como fichas, questionários, cartilhas, gibis e vídeos, com a finalidade de trabalhar temáticas como sustentabilidades, meio ambiente, reciclagem, bem como conceitos de agroecologia e sua importância para manutenção da biodiversidade. No ambiente não formal realizou-se a construção de canteiros sustentáveis, fazendo com que os discentes vivenciassem a prática, fazendo-os sujeitos da ação, onde foram realizadas atividades como plantio, capinação, irrigação, tratos culturais diversos (desbaste, eliminação de ervas daninhas).

Resultado e discussão

A partir dessas atividades realizadas no espaço formal e não formal, os discentes saíram do contexto de quatro paredes da sala de aula, e atuaram num campo mais amplo, possibilitando a extrapolação de conceitos teóricos-práticos. Os alimentos que foram produzidos na horta escolar foram utilizados para o consumo na merenda e também doados para os alunos. Enfatizando que os mesmo estavam livres de agrotóxicos e de qualquer insumo químico que é utilizado na agricultura convencional. Desta forma, os conceitos inseridos na escola, possibilitaram a formação de agentes transformadores que além de melhorarem seus hábitos, podem transmitir para muitas gerações futuras a forma correta de se viver com o meio ambiente. Para enfatizar a importância de se trabalhar esta temática, pode-se citar a Constituição Federal (1988 pg 103), no Art. 225 onde tem-se o seguinte texto: “Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações”. Ficando claro que o meio ambiente equilibrado é fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos. Destacando, que é de responsabilidade do cidadão tudo o que é feito em relação ao meio ambiente, por que se necessita inerentemente dele para a sobrevivência, por isso temos que preservar. As atividades e respostas dos alunos para as questões trabalhadas revelaram que podem ser feitas e vivenciadas tanto em casa como em sala, fazendo com que o aluno leve essas atividades para seu cotidiano familiar tornando-se um agente modificador e multiplicador de conceitos sustentáveis.

Conclusões

Neste contexto, fica evidente, a necessidade de conscientizar e sensibilizar a população, fazendo a difusão da consciência ambiental. Tendo em vista que não se pode preserver o que não se conhece. Deste modo, trababalhar a temática ambiental em sala de aula, através de ferramentas que facilitem o aprendizado e formem agentes multiplicadores de conceitos ambientais é extremamente importante para a preservação do meio ambiente. Desta forma, os alunos da rede municipal de educação de Gravatá podem realizar pequenas ações, que atinjam toda a sociedade.

Agradecimentos

A Deus por me permitir realizar essas atividades e as pessoas que colaboraram de forma diretamente para a efetivação do acontecimentos.

Referências

LDB, Leis de Diretrizes e bases da Educação. Ministério de Educação e Cultura: Brasília 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Meio Ambiente, Saúde; Brasília:MEC/SEF, 1998.

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