O CONTEXTO DO LIXO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DA CIDADE DE PETROLINA-PE.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Santos, B.O. (IF- SERTÃO PE) ; Mudo, L.M.D. (IF- SERTÃO PE) ; Vieira, G.A.B. (IF- SERTÃO PE) ; Costa, K.B.S. (IF- SERTÃO PE)

Resumo

Na escola Padre Manoel de Paiva Netto na cidade de Petrolina-PE observamos que o tema lixo tem pouca “visibilidade”, tanto em sala de aula como também fora dela. Visando este problema os alunos do PIBID IF- Sertão/PE realizaram um trabalho de intervenção, de cunho qualitativo que busca orientar e conscientizar os alunos e até mesmo professores para que através de atividades como palestras, exibição de documentário e mutirão ecológico possa-se informar e estimular os alunos a progredir nas ações cidadãs. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, através destas atividades realizadas, os alunos participaram ativamente, como também foram retiradas várias dúvidas a respeito do lixo em suas diversas áreas. Deste modo, podemos concluir que este trabalho é de suma importância nas escolas.

Palavras chaves

Lixo; Escola; Educação Ambiental

Introdução

Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. Antes o que era problema apenas de grandes cidades, começa a fazer parte da vida de pequenos municípios. Isso acontece pelo fato de que a sociedade cresce e com ela cresce também o consumo por pessoa fazendo com que o lixo aumente de forma mais rápida e não se tenha locais adequados para depositá-lo. A escola é o local privilegiado para implementação de atividades educativas de preservação ambiental, pois é neste ambiente que se inicia a formação do cidadão através de atividades reflexivas. Como cita Dias (1992), toda essa importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo com ações orientadas em projetos e em processos de participação que leve à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar. Devido à carência existente no que diz respeito ao desenvolvimento do assunto lixo no ambiente escolar, foi escolhido o tema “O contexto do lixo em uma escola da rede Estadual da cidade de Petrolina-PE” para ser trabalhado. Pois, é necessário que se crie práticas ambientais e as introduza no ambiente escolar e em outros locais importantes, como local de trabalho e nas residências, para podermos amenizar a problemática lixo no ambiente que estamos inserido.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na Escola Padre Manoel de Paiva Netto na cidade de Petrolina-PE, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com trinta alunos. Assim, desenvolveram-se atividades que conscientizavam acerca da preservação ambiental. Inicialmente foi ministrada uma palestra pelos alunos do PIBID IF-Sertão/PE que tinha como objetivo a conscientização e orientação acerca da temática lixo, e logo depois foi exibido o documentário “Lixo Extraordinário”. Ao término do mesmo, iniciou-se um debate sobre o que foi assistido. Posteriormente, ocorreu um mutirão ecológico na qual os alunos produziram cartazes para serem expostos por toda a escola, além da confecção de objetos de decoração como vaso, jardineira e suporte para vela, feitos de garrafa PET. Dessa forma os alunos foram direcionados a desenvolver atividades educativas na questão ambiental da escola e até mesmo das suas casas, beneficiando o trabalho das pessoas que recolhem o lixo, como também ajudando o meio ambiente.

Resultado e discussão

O trabalho iniciou-se com a realização da palestra, que teve a participação efetiva dos alunos e até mesmo dos professores. Os mesmos esclareceram suas dúvidas a respeito do tema lixo, principalmente sobre o lixo na cidade de Petrolina/PE. Portanto, compreende-se que a palestra atingiu o objetivo esperado, porque foi introduzido na escola práticas educativas. O segundo passo realizado foi à exibição do documentário “Lixo Extraordinário”. Após sua exposição, os alunos relataram com suas palavras o que o documentário retratava e os pontos mais observados e questionados por eles. Por fim, realizou-se o mutirão ecológico, na qual foram elaborados cartazes educativos pelos próprios alunos e distribuídos por toda a escola. Além disso, foram produzidos objetos com garrafa PET, como vaso, jardineira e suporte para vela. Assim, foram alcançadas as metas porque através da retirada de dúvidas, explicação do documentário pelos alunos e mutirão ecológico, trabalhou-se com os alunos a responsabilidade, a conscientização e o cuidado que os mesmos devem ter pela preservação ambiental, pois a escola é um local imprescindível para se trabalhar a problemática ambiental, como cita FIGUEIREDO; LAMOUNIER apud HÜLLER (2010), ao lado das ações globalizantes em torno da problemática ambiental, as iniciativas locais são imprescindíveis, sejam nas residências, escolas, bairros ou órgãos públicos.

Figura 1

Realização de palestra ministrada pelos alunos do PIBID IF-SERTÃO PE.

Figura 2

Exibição do documentário e produção de objetos com materiais recicláveis produzido pelos alunos da escola.

Conclusões

As escolas ainda sofrem com a falta de incentivo com o que diz respeito à questão ambiental, pois a temática lixo é esquecida pelos educadores e visto por muitos como algo impróprio para se trabalhar em sala de aula. As práticas ambientais surtiram efeito neste ambiente trabalhado, pois através destas ações os alunos e professores demonstraram interesse em desenvolver programas para colaborar com o ambiente, como também realizar a mudança de comportamento nas suas casas, local de trabalho e escola.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES pela bolsa concedida do PIBID, ao IF-Sertão/PE e a todos da Escola Padre Manoel de Paiva Netto que contribuíram com o nosso trabalho.

Referências

DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
HÜLLER, A. Gestão Ambiental nos Municípios: instrumentos e experiências na administração pública. Organizador: Alexandre Hüller. – Santo Ângelo: FURI, 2010.

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