ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Santos, B.O. (IF- SERTÃO PE) ; Mudo, L.M.D. (IF- SERTÃO PE) ; Vieira, G.A.B. (IF- SERTÃO PE) ; Costa, K.B.S. (IF- SERTÃO PE)
Resumo
Na escola Padre Manoel de Paiva Netto na cidade de Petrolina-PE observamos que o tema lixo tem pouca “visibilidade”, tanto em sala de aula como também fora dela. Visando este problema os alunos do PIBID IF- Sertão/PE realizaram um trabalho de intervenção, de cunho qualitativo que busca orientar e conscientizar os alunos e até mesmo professores para que através de atividades como palestras, exibição de documentário e mutirão ecológico possa-se informar e estimular os alunos a progredir nas ações cidadãs. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, através destas atividades realizadas, os alunos participaram ativamente, como também foram retiradas várias dúvidas a respeito do lixo em suas diversas áreas. Deste modo, podemos concluir que este trabalho é de suma importância nas escolas.
Palavras chaves
Lixo; Escola; Educação Ambiental
Introdução
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. Antes o que era problema apenas de grandes cidades, começa a fazer parte da vida de pequenos municípios. Isso acontece pelo fato de que a sociedade cresce e com ela cresce também o consumo por pessoa fazendo com que o lixo aumente de forma mais rápida e não se tenha locais adequados para depositá-lo. A escola é o local privilegiado para implementação de atividades educativas de preservação ambiental, pois é neste ambiente que se inicia a formação do cidadão através de atividades reflexivas. Como cita Dias (1992), toda essa importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo com ações orientadas em projetos e em processos de participação que leve à autoconfiança, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar. Devido à carência existente no que diz respeito ao desenvolvimento do assunto lixo no ambiente escolar, foi escolhido o tema “O contexto do lixo em uma escola da rede Estadual da cidade de Petrolina-PE” para ser trabalhado. Pois, é necessário que se crie práticas ambientais e as introduza no ambiente escolar e em outros locais importantes, como local de trabalho e nas residências, para podermos amenizar a problemática lixo no ambiente que estamos inserido.
Material e métodos
O trabalho foi realizado na Escola Padre Manoel de Paiva Netto na cidade de Petrolina-PE, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com trinta alunos. Assim, desenvolveram-se atividades que conscientizavam acerca da preservação ambiental. Inicialmente foi ministrada uma palestra pelos alunos do PIBID IF-Sertão/PE que tinha como objetivo a conscientização e orientação acerca da temática lixo, e logo depois foi exibido o documentário “Lixo Extraordinário”. Ao término do mesmo, iniciou-se um debate sobre o que foi assistido. Posteriormente, ocorreu um mutirão ecológico na qual os alunos produziram cartazes para serem expostos por toda a escola, além da confecção de objetos de decoração como vaso, jardineira e suporte para vela, feitos de garrafa PET. Dessa forma os alunos foram direcionados a desenvolver atividades educativas na questão ambiental da escola e até mesmo das suas casas, beneficiando o trabalho das pessoas que recolhem o lixo, como também ajudando o meio ambiente.
Resultado e discussão
O trabalho iniciou-se com a realização da palestra, que teve a participação
efetiva dos alunos e até mesmo dos professores. Os mesmos esclareceram suas
dúvidas a respeito do tema lixo, principalmente sobre o lixo na cidade de
Petrolina/PE. Portanto, compreende-se que a palestra atingiu o objetivo
esperado, porque foi introduzido na escola práticas educativas.
O segundo passo realizado foi à exibição do documentário “Lixo Extraordinário”.
Após sua exposição, os alunos relataram com suas palavras o que o documentário
retratava e os pontos mais observados e questionados por eles.
Por fim, realizou-se o mutirão ecológico, na qual foram elaborados cartazes
educativos pelos próprios alunos e distribuídos por toda a escola. Além disso,
foram produzidos objetos com garrafa PET, como vaso, jardineira e suporte para
vela. Assim, foram alcançadas as metas porque através da retirada de dúvidas,
explicação do documentário pelos alunos e mutirão ecológico, trabalhou-se com os
alunos a responsabilidade, a conscientização e o cuidado que os mesmos devem ter
pela preservação ambiental, pois a escola é um local imprescindível para se
trabalhar a problemática ambiental, como cita FIGUEIREDO; LAMOUNIER apud HÜLLER
(2010), ao lado das ações globalizantes em torno da problemática ambiental, as
iniciativas locais são imprescindíveis, sejam nas residências, escolas, bairros
ou órgãos públicos.
Realização de palestra ministrada pelos alunos do PIBID IF-SERTÃO PE.
Exibição do documentário e produção de objetos com materiais recicláveis produzido pelos alunos da escola.
Conclusões
As escolas ainda sofrem com a falta de incentivo com o que diz respeito à questão ambiental, pois a temática lixo é esquecida pelos educadores e visto por muitos como algo impróprio para se trabalhar em sala de aula. As práticas ambientais surtiram efeito neste ambiente trabalhado, pois através destas ações os alunos e professores demonstraram interesse em desenvolver programas para colaborar com o ambiente, como também realizar a mudança de comportamento nas suas casas, local de trabalho e escola.
Agradecimentos
Agradecemos a CAPES pela bolsa concedida do PIBID, ao IF-Sertão/PE e a todos da Escola Padre Manoel de Paiva Netto que contribuíram com o nosso trabalho.
Referências
DIAS, G.F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
HÜLLER, A. Gestão Ambiental nos Municípios: instrumentos e experiências na administração pública. Organizador: Alexandre Hüller. – Santo Ângelo: FURI, 2010.