UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DA MANDIOCA “MANIPUEIRA” COMO FONTE DE FERTILIZANTE ORGÂNICO.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Lago, I. (UESB) ; Araujo, S. (UESB) ; Pereira, R. (UESB)

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar os macronutrientes no solo tratados com resíduo da mandioca (manipueira) que são descartados por casas de farinha. O resíduo gerado no processamento da mandioca (manipueira) apresenta alta carga orgânica e elevada concentração de nutrientes. Tal resíduo, se descartado indiscriminadamente no solo, pode trazer sérios riscos ao ambiente. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar as alterações químicas de amostras de solos com e sem o descarte da manipueira na região do município de Lafaiete Coutinho/BA. Para caracterização dos parâmetros químicos foram avaliados pH, teor de fósforo e os teores de cátions trocáveis K+, Ca+2,Na+1, Mg+2. A aplicação de manipueira ao solo propiciou um aumento significativo pH,teores de cátions trocáveis e do teor de P.

Palavras chaves

Manipueira; Solos; Nutrientes

Introdução

A mandioca (Manihotesculenta), da família das Euforbiáceas, é uma espécie de origem latino-americana e sua produção está voltada principalmente para o consumo humano. No processo de fabricação da farinha um dos produtos gerados é a manipueira. A manipueira é um líquido de coloração amarelada, tóxico e de alto potencial poluidor, a manipueira assim chamada, é um resíduo gerado na prensagem da mandioca durante o processo de fabricação da farinha de mandioca. Este é empregado de forma errônea pelos subprodutosde farinha, sendo descartada no meio ambiente e provocando alteração da capacidade de autodepuração e eutrofização. Segundo (Fioretto, 2001), a manipueira caracteriza-se como um extrato líquido, com aspecto leitoso, contendo fécula, glicose, ácido cianídrico, bem como outras substâncias orgânicas (carboidratos, proteínas e lipídeos) e nutrientes minerais.

Material e métodos

Foram coletadas vinte amostras de solos próximos a casas de farinha da sub – região de Lafaiete Coutinho/Ba, dos quais dez tratados com manipueira e dez sem a manipueira. Posteriormente, as amostras foram levadas para o laboratório de solos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia para as devidas análises.As análises foram realizadas segundo a metodologia descrita pela(EMBRAPA, 1979). Para determinar o pH utilizou-se potenciômetro com eletrodo combinado em meio aquoso, o cálcio e magnésio foram determinados pelo espectrofotometria de absorção atômica (AAS), sódio e potássio pelo fotômetro de chama.Matéria orgânica por titulometria (EMBRAPA, 1997) e por ultimo o fosforo por calorimetria.Todas as análises foram realizadas em triplicata.

Resultado e discussão

As análises mostraram que os solos tratados com a manipueira possuem altas concentrações de macronutrientes como P, K+, Ca2++, Mg2+ e Na+,tabela 1, comparando-se com solos sem a manipueira tabela 2. Esse crescimento de macronutrientes implica no aumento do pH do solos favorecendo a disponibilidade de nutrientes, fonte de adubação bem como a fertilidade de solos pobres em macronutrientes A utilização da manipueira para devidos fins pode ocasionar na diminuição dos danos causados pelo resíduo descartado de forma irregular em regiões de cultivo e industrialização da mandioca.

Tabela 1

Tabela 1

Tabela 2

Tabela 2

Conclusões

A manipueira apresenta-se como um substrato potencial para a produção de fertilizantes bem como fonte de nutrientes às plantas. É um produto de elevado valor agregado, sendo necessários maiores estudos para a viabilidade técnico- econômica do processo para cada tipo de cultivo.

Agradecimentos

Os autores agradecem a CAPES, FAPESB e UESB .

Referências

CEREDA, M., P. Caracterização dos subprodutos da industrialização da mandioca. In:____. (coord.). Manejo, Uso e Tratamento de subprodutos daindustrialização da mandioca. São Paulo: Fundação Cargill, v.4, cap. 1, p.13 37.(Série Culturas de tuberosas amiláceas Latino Americanas), 2001.
CAMILI E. A.; CABELLO C. Avaliação do processo de flotação no tratamento da manipueira originada da fabricação de farinha de mandioca. Revista Energia na Agricultura. 23: 32-45, 2008.

EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro, 1979. 271p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA — EMBRAPA. Manual de métodos de análises de solo. 2 ed. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura e do Abastecimento,1997. 212p.
FIORETTO, R. A., Uso direto da manipueira em fertirrigação. In: CEREDA, M. P (coord): Manejo, Uso e Tratamento de Subprodutos da Industrialização da Mandioca. v. 4. São Paulo: Fundação CARGILL, 2001. p. 67-79.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ