IMPACTO AMBIENTAL DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTES DE UMA EMPRESA DE LAVAGEM DE VEICULOS ATRAVES DA AVALIAÇÃO DO TEOR DE OLEOS E GRAXAS EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE LAVAGEM

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Barbosa, L.G.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Montelo, D.B. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Marques, J.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Oliveira, C.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Fonseca, K.C.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Vieira, J.T.F. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Silva, J.G.D. (PROFESSOR CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS) ; Ferraz, R.G.B. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Castro, I.P.M. (PROFESSORA DO IFTO CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)

Resumo

Os serviços de lavagem de veículos apresentam potencial poluidor, pois contém surfactantes, óleos e graxas. O lançamento dessas substâncias em corpos hídricos deve cumprir as determinações da Resolução CONAMA 430/2011. O objetivo deste trabalho foi determinar as quantidades de óleos e graxas encontrados nas as águas residuárias das lavagens de veículos da cidade de Paraíso do Tocantins. A coleta foi realizada apos as caixa separadora de água e óleo. Em seguida, as amostras foram acondicionadas em garrafões de 5 litros e encaminhadas para o laboratório de Saneamentos do IFTO Campus Paraíso do Tocantins.As analises foram realizadas conforme as recomendações do Standard Methods. Os resultados encontrados apresentam teor de óleos e graxas em desacordo com a legislação.

Palavras chaves

Óleos e graxas; Impacto ambiental; Aguas residuárias

Introdução

A Associação Brasileira de Normas Técnicas define efluente como despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico (ABNT 9800/1987), Os efluentes industriais possuem relação com a matéria prima a ser processada e também com o processo industrial empregado (VON SPERLING, 2010). Despejos líquidos oriundos da lavagem dos veículos apresentam óleos e graxas, surfactantes, materiais em suspensão e sólidos sedimentáveis ( SMITH e SHILLEY, 2009). Após a utilização da água pelo processo de lavagem de veículos diversos resíduos são incorporados modificando-lhes as suas características físicas, químicas e biológicas, gerando assim os efluentes líquidos. (GIORDANO, 2004). O sistema de tratamento de efluente de lavagem de veículo apresenta caixa de areia e caixa separadora de água e óleo. O óleo é conduzido a um terceiro reservatório que precisa ser limpo periodicamente; a água vai para uma última caixa, de onde é liberada na rede de tratamento de esgoto. Entretanto, nem sempre este sistema de tratamento cumpre os padrões estipulados e o lançamento do efluente em corpos receptores pode implicar em impacto ambiental (BRASIL, 2011). A legislação federal Resolução n° 430 do CONAMA, estabelece limite máximo de descarte de óleos em efluentes como 50 mg.L-1 para óleos de origem vegetal e 20 mg.L-1 para óleos minerais. Os despejos industriais devem ser submetidos a tratamentos adequados antes do seu destino em corpos aquáticos (CORDI 2008). O objetivo deste trabalho consiste em determinar o teor de óleos e graxas encontrados em águas residuárias de lavagem de veículos e avaliar os impactos ambientais gerados por essa atividade.

Material e métodos

No período de março a maio de 2013, foi realizado um levantamento da quantidade de empresas de lavagem de veículos existentes na Cidade de Paraíso do Tocantins. Após o levantamento, verificou-se que 28% das empresas de lavagem de veículos possuíam licença administrativa de funcionamento. As amostras para as analises de óleos e graxas foram coletas mensalmente, no período de junho a dezembro de 2013 em uma empresa de lavagem de veiculo da Cidade de Paraíso do Tocantins escolhida aleatoriamente. Após autorização do proprietário da empresa, as amostras para as analises do teor de óleos e graxas foram coletadas após a caixa separadora de água e óleo, acondicionadas em recipientes de 5L opacos, transportado em caixa térmica refrigerada para o laboratório de Saneamentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFTO Campus Paraíso do Tocantins. As analises de óleos e graxas foram realizadas conforme as recomendações do Standard Methods (APHA. 2000). O teor de óleos e graxas foi determinado matematicamente em ppm com a equação ((MF – MI)/V) x 1000 onde MF (massa final em miligramas do béquer com os resíduos), MI (massa do béquer vazio em miligramas do béquer) e V (volume em litros da amostra).

Resultado e discussão

As concentrações de óleos e graxas nas águas residuárias pesquisadas nas lavagens de veículos das empresas apresentaram um valor mínimo de 56,6 mg.L-1 e valor máximo de 285,4 mg.L-1 e média de 132,84 mg.L-1. Fall et al. (2007), estudando águas residuárias, na cidade do México, de lavagem de veículos encontraram concentrações de óleos e graxas de 324 mg.L-1 para empreendimentos com tratamento prévio das águas residuárias, e concentrações de 1100 mg.L-1 para os que não tratavam suas águas residuárias. Klautau e Gonçalves (2007), estudando águas residuárias de lavagem de veículos em Curitibá encontraram concentrações de 60 mg.L-1 para óleos e graxas. A Resolução CONAMA nº 430/2011 determina que o descarte de fontes poluidoras de óleos e graxas minerais só poderá ser feito direta ou indiretamente na rede coletora no limite de 20 mg.L-1(Brasil, 2011). Os óleos e graxas descartados nos córregos ou rios são absorvidos pelos vegetais aquáticos afetando os organismos presentes. Esses compostos derivados de petróleo são formados por hidrocarbonetos aromáticos e poliaromáticos que apresentam elevado potencial de toxicidade, capacidade de bioacumulação nos diversos níveis tróficos das diferentes cadeias alimentares e são causadores de danos ecológicos (BRITOet al., 2005; CETESB, 2005; TIBURTIUS et al., 2005; BERTI et al., 2009).A empresa em estudo apresentou a caixa de areia seguida de caixa de separação para água e óleo como etapas do tratamento de águas residuárias e que não possui sistema de tratamento para a reutilização da água usada na lavagem de veiculo conforme as leis nº 9.439/2010 e 3.812/2006.

TEOR DE ÓLEOS E GRAXAS

Gráfico 01. Média dos resultados dos parâmetros físico-químicos analisados

Conclusões

Considerando os resultados encontrados, conclui-se que as águas residuárias das empresas de lavagem de veículos pesquisadas apresentam teor de óleos e graxas em desacordo com a legislação CONAMA nº 430/2011. As altas concentrações das substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento. É indispensável a fiscalização dos órgão competentes para minimizar os impactos provocados pelo lançamento de óleos e graxas proveniente das águas residuárias da lavagem de veículos.

Agradecimentos

A DEUS, IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS

Referências

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VON SPERLING, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental/UFMG, v. 1, 243 p. 2010

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