PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO VISANDO A CONCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Sousa Moura, S. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ) ; Souza de Carvalho, E. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ) ; Silva Sousa Costa, V. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ) ; Figueiredo Brasil, D. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ) ; Silva Oliveira, J. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ) ; Saraiva de Oliveira, A.P. (IFPA- CAMPUS INDUSTRIAL MARABÁ)

Resumo

O papel é um produto muito utilizado no cotidiano, porém descartado de modo incorreto. Por isso, este trabalho desenvolveu-se, com intuito de conscientizar a comunidade à reciclagem do papel, estimulando o aprendizado de técnicas de reciclagem para utilização consciente. Foi realizada coleta seletiva, montados os materiais a serem utilizados no processo; telas e molduras, realizados testes de fabricação, e a produção do papel, finalizando com a confecção de produtos artesanais. Ao final, destacou-se positivamente a conscientização da comunidade no que diz respeito à importância do ato de reciclar. Portanto, reciclar o papel tem sido importante na solução do problema de acúmulo de lixo, evitando árvores ser derrubadas, poupando recursos naturais.

Palavras chaves

Papel; Reciclagem; Lixo

Introdução

O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia a dia, por isso é muito importante. Quando descartado, pode passar por um processo de reciclagem que garante o seu reaproveitamento na produção do papel reciclado, o qual tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor varia de acordo com o papel utilizado no processo. Cada vez mais são necessários meios alternativos para evitar danos maiores ao meio ambiente, como é o caso do reaproveitamento do papel transformando-o em papel reciclado. Além de ter um apelo ecológico, o papel reciclado está atualmente cada vez mais valorizado. (ANTONELO g. g. G, et al, 2010) A reciclagem do papel visa produzir papeis, cartões, cartolinas e papelões, provenientes de sobras/aparas durante a fabricação e artefatos desses materiais pós-consumos. Os principais fatores favoráveis à reciclagem de papel são a preservação dos recursos naturais e a diminuição da quantidade de resíduos que vai para os aterros. (ROCHA J. C, et al, pag. 231, 2009). O comprometimento individual e da comunidade passa pelas instituições de ensino que possuem a possibilidade de aprofundar seus estudos, de forma reflexiva, através de pesquisa, sobre a produção e aplicação do papel reciclado. São objetivos desse trabalho: - Estimular a criação e aprendizado de técnicas de reciclagem de papel; - Estimular a preservação e conservação dos recursos naturais; - Criar uma metodologia aplicada à reciclagem de papel; - Fazer a coleta seletiva do papel; - Preservar o meio ambiente, tendo como meta a reciclagem e o reaproveitamento de papel.

Material e métodos

COLETA A coleta foi realizada utilizando cestos e sacos, onde os cestos foram personalizados, com mensagem de incentivo a reciclagem. PREPARAÇÃO Após a coleta, separou-os por tipo; jornal, revistas, folhetos, etc. Os papeis foram recortados em pedaços menores, colocados de molho, pesado em balança analítica, e colocado no liquidificador onde era adicionado agua e triturado até que se objete uma mistura homogênea. MONTAGEM DE TELAS E MOLDURAS As varetas de madeira foram postas num formato de moldura, depois os cantos grampeados, em seguida o nylon 44-fios foi esticado sobre a moldura e fixado com auxilio do grampeador. TESTES E FABRICAÇÃO Foram realizados diversos testes, a qual procedimento é descrito a seguir. Numa bacia com agua colocou-se a tela e moldura uma sobre a outra, despejou-se a polpa sobre a tela de modo uniforme, tirou a tela e moldura da bacia lentamente, colocadas sobre um local plano, retirou a moldura e utilizando um pedaço de pano o estendia sobre a tela para que se retirasse o papel, com ajuda de uma base e uma esponja retirou se o excesso d’água, retirou o papel da tela e o colocou para secar ao sol. MONTAGEM DE PEÇAS ARTESANAIS Montagem dos blocos; o papel foi recortado em pedaços da metade do A4, postos um sobre o outro, em seguida encadernados. Na montagem de envelopes, o papel foi dobrado ao modelo de um envelope, utilizando cola e tesoura.

Resultado e discussão

COLETA Pode ser observado, que as maiorias das pessoas não estão muito interessadas com a questão da reciclagem, porém bastar apenas alguém aparecer com essa iniciativa que prontamente apoiam tal atitude. É necessário que façamos a nossa parte em casa, na escola e na rua. PREPARAÇÃO Pode se notar que devido ao fato do papel ficar de molho, o mesmo esteve maleável, possibilitando uma melhor trituração, e dependo do tipo de papel utilizado cada polpa possuía uma cor diferente. MONTAGEM DE TELAS E MOLDURAS Observou-se um pouco de noção sobre serigrafia, pois as telas que foram montadas são parecidas às utilizadas e também como utilizar corretamente um grampeador pneumático. TESTES E FABRICAÇÃO Dependendo do tipo de papel utilizado, da quantidade e de agua utilizada, produziu se diversos tipos de papeis, cada um com suas características diferentes, pois cada tipo de papel possui características peculiares. RECORTE DE BORDAS Nota-se que a guilhotina é uma ferramenta de grande valia para diversos tipos de atividades, pois outra maneira de se recorta as bordas seria através de tesouras, réguas e estiletes o que dificultaria bastante a atividade. MONTAGEM DE PEÇAS ARTESANAIS O que para a grande maioria não serve mais pode ser reciclado e reutilizado novamente, gerando emprego e renda a famílias de baixa renda, responsáveis pela coleta, reciclagem e fabricação de peças artesanais, blocos confeccionados com o papel reciclado na figura 1.

Figura 1

Blocos confeccionados com o papel reciclado

Conclusões

A reciclagem de papel é muito importante na solução do problema do acúmulo de lixo no mundo, evitando que um maior número de árvores seja derrubado, poupando recursos naturais, diminuindo a poluição e economizando energia e água. O reaproveitamento do papel, por meio da reciclagem, foi uma boa sugestão que pode ser viabilizada diante da conscientização e organização da sociedade. Dessa forma, no decorrer do projeto pode se observar que o mesmo estimulou a comunidade a avaliar e repensar sobre a reciclagem de papel, como prática social.

Agradecimentos

Referências

ANTONELO g. g. G, et al., A produção de papel artesanal reciclado em curso de extensão: A validade de um material didático. Anais 25ª JAI. – Santa Maria, 2010.

ROCHA j. c, et al. Introdução à Química Ambiental. 2. Ed. – Porto Alegre. Bookman, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ