ESCOLA PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Almeida, M.I.B. (IF SERTÃO PE) ; Silva, M.C.C. (IF SERTÃO PE) ; Souza, C.A.S. (IF SERTÃO PE) ; Vieira, G.A.B. (IF SERTÃO PE) ; Veras, M.L. (IF SERTÃO PE)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver atividades na disciplina de ciência relacionada à química ambiental para que estimule o aluno a cultivar o ambiente escolar de forma sustentável. As atividades desenvolvidas foram executadas em três etapas, a primeira foi a ministração de uma palestra, onde foi passado um vídeo com o tema: Destruição do Meio Ambiente. A segunda etapa os alunos participaram de uma oficina produção de objetos através de materiais recicláveis e a terceira etapa foi o planejamento de um jardim ornamental. Assim os alunos construíram conceitos para as questões da sustentabilidade, deram continuidade com as atividades relacionadas a preservação ambiental e transmitiram para os demais colegas e familiares a importância de zelar pelo nosso planeta.

Palavras chaves

Escola; Meio Ambiente; Sustentabilidade

Introdução

A questão ambiental é um assunto cada vez mais tratado na sociedade e pode estar integrado às práticas cotidianas de uma escola. Abordar em sala de aula a temática relacionada a este assunto faz com que os alunos tenham uma visão reflexiva desta problemática. A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Trata-se de uma educação voltada à reutilização que minimizará o impacto dos descartáveis, introduzindo tais produtos novamente no sistema produtivo de forma a se transformar em novo produto, sendo considerada uma educação completa, aquela que versa sobre o consumo sustentável, a reutilização de materiais e redução de descarte de embalagens, (CORTEZ e ORTIGOZA, 2007, p. 12-34).O trabalho tem como principal relevância o incentivo de mobilizar os estudantes a cultivar o meio ambiente, partindo do principio que a escola reflete no desenvolvimento dos indivíduos e na sua formação. Faz com que os mesmos tomem consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento, propiciando a estimulação dos alunos em participar de uma mobilização em favor de um mundo melhor e mais sustentável. O trabalho foi de grande importância social e ambiental, visto que, estimula o plantio de mudas, a reciclagem, e o reaproveitamento de materiais que normalmente são descartados, minimizando a quantidade de lixo, já que não temos mais lixões o suficiente para armazenar tudo que é descartado pelo homem. O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de elaborar atividades que promovessem o aprendizado e mobilização dos alunos, sobre a importância da preservação, garantindo uma vida melhor e mais satisfatória para eles mesmos e para as gerações futuras.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos - CAIC, localizada no bairro Cohab Massangano, no município de Petrolina – PE. O público-alvo foi os alunos das turmas dos 8º anos A e B do ensino fundamental, totalizando o quantitativo de 42 alunos por turma. O presente trabalho foi embasado em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva e teve a durabilidade de três meses.O tema escolhido foi referente ao conteúdo de botânica que estava sendo aplicado pela professora regente da turma na qual o trabalho foi desenvolvido. Nesta perspectiva percebeu-se a necessidade de falar sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade. Foi necessário que houvesse a elaboração de atividades com a utilização de materiais sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente, a fim de garantir o desenvolvimento sustentável. A partir disso, foi planejada como cada etapa seria aplicada, o trabalho foi executado em três etapas. Na primeira etapa foi ministrada uma palestra e apresentado um vídeo com o tema “Destruição do Meio Ambiente”. Em seguida foram discutidas questões sobre melhoria da qualidade de vida e o mundo mais sustentável promovendo a conscientização dos alunos.Na segunda etapa os alunos participaram de uma oficina de reciclagem na produção de alguns objetos: porta-lápis, lixeiras e vasos para as plantas.A terceira etapa foi a construção de um jardim, no qual eles plantaram diversas mudas, fizeram a ornamentação, dedicando-se na cultivação do jardim. Marques (1993), um trabalho de educação ambiental será mais rico se tiver como base um levantamento das formas de percepção do ambiente. Sendo assim, faz-se necessário conhecer a visão que o outro tem, tanto do seu lugar como do espaço antes de se realizar qualquer trabalho.

Resultado e discussão

Durante a primeira etapa do trabalho foi ministrada uma palestra e a exibição de um vídeo, com a temática: “Destruição do Meio Ambiente”, no qual foi possível promover um debate sobre o assunto, explanando a visão dos alunos com relação ao tema. O debate levantado durante este processo foi muito proveitoso, visto que, pode-se notar a participação dos alunos que passaram a expor suas respectivas opiniões, deixando claro o seu ponto de vista sobre as possíveis medidas que deveriam ser tomadas para melhorar os seus hábitos. A principal função do trabalho com meio ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com ensino-aprendizagem de procedimentos (BRASIL, 2001, v. 9 p.29). No segundo momento foi feita oficina de reciclagem. Os alunos confeccionaram objetos por meio de materiais recicláveis: cola, jornal, caixa de papelão, revistas e garrafas pets. Utilizando toda sua criatividade e percebendo a necessidade de reutilizar estes objetos descartados de forma útil, como na criação de porta lápis, lixeiras para as salas de aula, e vasos para as plantas que seriam colocadas no jardim da escola. O incentivo do reaproveitamento desses materiais descartáveis é uma forma de enriquecer o conhecimento, além de mostrar que o lixo precisa ser transformado. Assim, na última etapa foi elaborado um jardim ornamental com a mobilização dos alunos,estimulando-os na cultivação do mesmo,já que eles sabiam dos benefícios que as plantas proporcionam para o meio ambiente.

Conclusões

Percebeu-se que os alunos construíram conceitos para as questões da sustentabilidade, e deram continuidade com as atividades relacionadas a preservação ambiental. Transmitiram para os demais colegas e familiares o conjunto de definições e ideias da temática debatida e aprendida ao logo do trabalho desenvolvido, ressaltando sobre a importância de zelar pelo nosso planeta, demonstrando que a prática da conscientização é fundamental para garantir o futuro das próximas gerações.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. v. 9, Brasília-DF, 2001.

CORTEZ, A. T. C.; ORTIGOZA, S. A. G. (Orgs). Consumo Sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: Unesp, 2007.

MARQUES, J. G. W. Etnoecologia, educação ambiental e superação da pobreza em áreas de manguezais. Anais do 1ºEncontro Nacionalde Educação Ambiental em Áreas de Manguezais, 1993. Maragogipe, Brasil, p.29-35.

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