ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Mendes, T.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Martins, S.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Monteiro, R.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
o presente trabalho tem por finalidade orientar os habitantes de São Miguel do Guamá quanto a reutilização do PET. Foi embasado em pesquisas bibliográficas e em observações adquiridas na própria execução do projeto. Os catadores de lixo da cidade aprofundaram ainda mais os seus conhecimentos acerca do assunto e os alunos das escolas do município obtiveram uma ótima experiência quanto à preservação do meio ambiente. Notou-se que a realização do trabalho foi de grande valia ressaltando quanto a questão da responsabilidade ambiental que é um dever de todos.
Palavras chaves
REUTILIZAÇÃO; PET; PRESERVAÇÃO
Introdução
O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado. O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. Os principais contaminantes do PET (Politereftalato de etileno), listados pelo CEMPRE (2005) são: cola, outros plásticos, em especial o PVC (Policloreto de Vinila), metais, areia e terra, além de ferrugem. O PET é encontrado em garrafas de bebidas, frascos de alimento e de produtos de limpeza e recipientes de produtos farmacêutico. (Colim et al, 2011 p. 750). Outro problema, é a recorrência de embalagens multicoloridas entre vários produtos embalados com PET, denotando um foco gerencial muito mais centrado na ampliação do consumo do que na responsabilidade ambiental. A reciclagem é um processo vital para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida das pessoas, uma vez que propicia a redução da quantidade de recursos retirados da natureza e de resíduos produzidos, além de constituir fonte de renda para muitos trabalhadores. (4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos p.16. 2013). Apesar disso, infelizmente a reciclagem não consegue dar conta de todo o material produzido pelas indústrias. Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartada e dar vida nova aos materiais. Então, com a realização do presente trabalho, almeja-se conscientizar a população de São Miguel do Guamá, sobre a reciclagem de plásticos, visando contribuir para a sustentabilidade e também para a criação de fontes de renda por meio da reutilização das garrafas PET.
Material e métodos
A realização deste trabalho teve como base pesquisas bibliográficas e posteriormente as observações adquiridas na aplicação dessa pesquisa desenvolvida no Parque Ambiental na cidade de São Miguel do Guamá, estado do Pará, para os alunos da escola da rede pública e privada de educação em que foi dividido nas seguintes fases: Primeira fase: foram feitas perguntas aos catadores de lixo relacionadas ao assunto para verificar seu conhecimento prévio e depois foi conduzido a palestra dialogada sempre relacionando com o cotidiano dos ouvinte, explicando o que era o PET, os problemas relacionados com o descarte indevido do lixo no meio ambiente, depois foi demonstrado como é feito a coleta seletiva, a reciclagem e a importância da reutilização. Segunda fase: primeiro executou-se um questionário e logo em seguida ministrou- se uma palestra para os alunos do 2° ano do ensino Médio de uma escola particular sobre a importância de não jogar garrafas PET em qualquer lugar relatando os problemas ecológicos relacionados pelo descarte indevido e também informou aos alunos sobre a reutilização da garrafa PET. Depois foi feito uma trilha ecológica pelo Parque Ambiental com os alunos mostrando os diversos produtos que se pode confeccionar a partir da garrafa PET, como por exemplo na trilha sensitiva do parque ambiental há um piso feito só com os fundos de garrafa PET. Terceira fase: foi realizado uma aula para os alunos do 7°ano de uma escola da rede municipal falando sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte indevido do PET e como se procede a coleta seletiva a seguir foi realizado um passeio pelo Parque e no fim desse passeio foi pedido para que eles fizessem durante 5 minutos uma coleta seletiva do lixo que se encontrava no parque.
Resultado e discussão
Sobre a pesquisa com os catadores de lixo foi verificado que os catadores
possuem um conhecimento prévio sobre o assunto pois responderam às perguntas
obtendo os seguintes dados (gráfico 1), isso pode ser comprovado através do bom
dialogo em que eles apresentaram mais conhecimento ao trabalho citando a lei
12305.
Quanto aos alunos do ensino Médio foi percebido que os mesmos já possuíam um
conhecimento prévio (gráfico 2), quando foi feito a pergunta sobre o tema
reutilização e reciclagem, um aluno respondeu:
“Reciclagem é a reutilização de um material modificando seu estado físico e
reutilização é a utilização de um material sem modificar seu estado físico”.
(aluno x)
No entanto percebeu que eles não colocavam esse conhecimento em ação, pois
quando perguntados sobre se eles separam o lixo em suas casas mais da metade
responderam que não (gráfico 2).
Na na aula a céu aberto e no passeio ecológico foi obtido o resultado esperado
pois durante o percusso os alunos notaram a reutilização da garrafa PET durante
o passeio no parque de várias maneiras. Comprovado na frase:
"Em minha casa eu uso uma vassoura feita de garrafa PET, uso para colocar água,
também eu uso um cofre feito de garrafa pet tenho um tio que usa a garrafa para
fazer jardineira e para fazer represa." (aluno y)
Com os alunos do ensino fundamental o passeio ecológico com a posterior coleta
de lixo foi de suma importância pois percebeu-se que os alunos já possuíam um
conhecimento prévio do assunto, pois em sua escola já é aplicado um projeto de
reutilização por isso eles se dedicaram a pesquisa com um grande entusiasmo
chegando até a competir de quem encontrava mais lixo. Eles mostraram interesse
pela lixeira feita de baldes que eram de construção.
Resposta dos catadores de são Miguel do Guamá
Resposta dos alunos do ensino médio
Conclusões
Ficou claro que o processo de conscientização ambiental sobre a garrafa PET é um processo vital para a sociedade, como pode-se analisar nas atividades realizadas com os catatatores de lixo, com os alunos do ensino fundamental e médio. É necessário resolver o problema do lixo já que a reciclagem e a reutilização é uma responsabilidade social, para uma melhor conscientização e como pode-se perceber a sociedade tem conhecimento da importância de fazê-la, então agora .
Agradecimentos
Universidade do Estado do Pará.
Referências
BAIRD, C.; CANN, M. Resíduos sólidos e sedimentos.IN: QUIMICA ANBIENTAL.Cap.16, p 750 e751. :Bookman, 4ªed.Porto Alegre, 2011.
CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem. O sucateiro e a coleta seletiva. Reciclagem & Negócios – Mercado de Sucatas, CEMPRE, São Paulo, 2005.
4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos p.16. 2013.