ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Mendes, T.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Martins, S.O. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Monteiro, R.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
o presente trabalho tem por finalidade orientar os habitantes de São Miguel do Guamá quanto a reutilização do PET. Foi embasado em pesquisas bibliográficas e em observações adquiridas na própria execução do projeto. Os catadores de lixo da cidade aprofundaram ainda mais os seus conhecimentos acerca do assunto e os alunos das escolas do município obtiveram uma ótima experiência quanto à preservação do meio ambiente. Notou-se que a realização do trabalho foi de grande valia ressaltando quanto a questão da responsabilidade ambiental que é um dever de todos.
Palavras chaves
REUTILIZAÇÃO; PET; PRESERVAÇÃO
Introdução
O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do plástico reciclado. O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. Os principais contaminantes do PET (Politereftalato de etileno), listados pelo CEMPRE (2005) são: cola, outros plásticos, em especial o PVC (Policloreto de Vinila), metais, areia e terra, além de ferrugem. O PET é encontrado em garrafas de bebidas, frascos de alimento e de produtos de limpeza e recipientes de produtos farmacêutico. (Colim et al, 2011 p. 750). Outro problema, é a recorrência de embalagens multicoloridas entre vários produtos embalados com PET, denotando um foco gerencial muito mais centrado na ampliação do consumo do que na responsabilidade ambiental. A reciclagem é um processo vital para a manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida das pessoas, uma vez que propicia a redução da quantidade de recursos retirados da natureza e de resíduos produzidos, além de constituir fonte de renda para muitos trabalhadores. (4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos p.16. 2013). Apesar disso, infelizmente a reciclagem não consegue dar conta de todo o material produzido pelas indústrias. Por isso, os trabalhos artesanais também são ótimas alternativas para diminuir a quantidade de plástico descartada e dar vida nova aos materiais. Então, com a realização do presente trabalho, almeja-se conscientizar a população de São Miguel do Guamá, sobre a reciclagem de plásticos, visando contribuir para a sustentabilidade e também para a criação de fontes de renda por meio da reutilização das garrafas PET.
Material e métodos
A realização deste trabalho teve como base pesquisas bibliográficas e posteriormente as observações adquiridas na aplicação dessa pesquisa desenvolvida no Parque Ambiental na cidade de São Miguel do Guamá, estado do Pará, para os alunos da escola da rede pública e privada de educação em que foi dividido nas seguintes fases: Primeira fase: foram feitas perguntas aos catadores de lixo relacionadas ao assunto para verificar seu conhecimento prévio e depois foi conduzido a palestra dialogada sempre relacionando com o cotidiano dos ouvinte, explicando o que era o PET, os problemas relacionados com o descarte indevido do lixo no meio ambiente, depois foi demonstrado como é feito a coleta seletiva, a reciclagem e a importância da reutilização. Segunda fase: primeiro executou-se um questionário e logo em seguida ministrou- se uma palestra para os alunos do 2° ano do ensino Médio de uma escola particular sobre a importância de não jogar garrafas PET em qualquer lugar relatando os problemas ecológicos relacionados pelo descarte indevido e também informou aos alunos sobre a reutilização da garrafa PET. Depois foi feito uma trilha ecológica pelo Parque Ambiental com os alunos mostrando os diversos produtos que se pode confeccionar a partir da garrafa PET, como por exemplo na trilha sensitiva do parque ambiental há um piso feito só com os fundos de garrafa PET. Terceira fase: foi realizado uma aula para os alunos do 7°ano de uma escola da rede municipal falando sobre os prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte indevido do PET e como se procede a coleta seletiva a seguir foi realizado um passeio pelo Parque e no fim desse passeio foi pedido para que eles fizessem durante 5 minutos uma coleta seletiva do lixo que se encontrava no parque.
Resultado e discussão
Sobre a pesquisa com os catadores de lixo foi verificado que os catadores
possuem um conhecimento prévio sobre o assunto pois responderam às perguntas
obtendo os seguintes dados (gráfico 1), isso pode ser comprovado através do bom
dialogo em que eles apresentaram mais conhecimento ao trabalho citando a lei
12305.
Quanto aos alunos do ensino Médio foi percebido que os mesmos já possuíam um
conhecimento prévio (gráfico 2), quando foi feito a pergunta sobre o tema
reutilização e reciclagem, um aluno respondeu:
“Reciclagem é a reutilização de um material modificando seu estado físico e
reutilização é a utilização de um material sem modificar seu estado físico”.
(aluno x)
No entanto percebeu que eles não colocavam esse conhecimento em ação, pois
quando perguntados sobre se eles separam o lixo em suas casas mais da metade
responderam que não (gráfico 2).
Na na aula a céu aberto e no passeio ecológico foi obtido o resultado esperado
pois durante o percusso os alunos notaram a reutilização da garrafa PET durante
o passeio no parque de várias maneiras. Comprovado na frase:
"Em minha casa eu uso uma vassoura feita de garrafa PET, uso para colocar água,
também eu uso um cofre feito de garrafa pet tenho um tio que usa a garrafa para
fazer jardineira e para fazer represa." (aluno y)
Com os alunos do ensino fundamental o passeio ecológico com a posterior coleta
de lixo foi de suma importância pois percebeu-se que os alunos já possuíam um
conhecimento prévio do assunto, pois em sua escola já é aplicado um projeto de
reutilização por isso eles se dedicaram a pesquisa com um grande entusiasmo
chegando até a competir de quem encontrava mais lixo. Eles mostraram interesse
pela lixeira feita de baldes que eram de construção.
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Resposta dos catadores de são Miguel do Guamá
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Resposta dos alunos do ensino médio
Conclusões
Ficou claro que o processo de conscientização ambiental sobre a garrafa PET é um processo vital para a sociedade, como pode-se analisar nas atividades realizadas com os catatatores de lixo, com os alunos do ensino fundamental e médio. É necessário resolver o problema do lixo já que a reciclagem e a reutilização é uma responsabilidade social, para uma melhor conscientização e como pode-se perceber a sociedade tem conhecimento da importância de fazê-la, então agora .
Agradecimentos
Universidade do Estado do Pará.
Referências
BAIRD, C.; CANN, M. Resíduos sólidos e sedimentos.IN: QUIMICA ANBIENTAL.Cap.16, p 750 e751. :Bookman, 4ªed.Porto Alegre, 2011.
CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem. O sucateiro e a coleta seletiva. Reciclagem & Negócios – Mercado de Sucatas, CEMPRE, São Paulo, 2005.
4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos p.16. 2013.