ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Calado, S.C.S. (UFPE/ABQ) ; Almeida, L.S. (UFPE) ; Silva, R.N.S. (UFPE) ; Assunção, A.L.C. (UFRPE)
Resumo
Os chuveirões localizados na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE pode ocasionar riscos à saúde humana e ao meio ambiente, contaminando a água do lençol freático. O presente trabalho analisou as concentrações de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes (E. coli) das águas dos chuveirões para avaliar se estas concentrações estão dentro dos limites máximos estabelecidos pela Resolução do CONAMA n° 357/2005 para águas salobras de classe I. Foram selecionados 10 pontos de coletas de amostras da água e levadas para análise em laboratório. Os resultados foram realizados em duplicatas constatando- se que as águas dos chuveirões da areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE apresentaram índices mais elevados do que o preconizado na legislação.
Palavras chaves
contaminação; águas; praia
Introdução
As atividades econômicas realizadas na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE pelos comerciantes, são desenvolvidas para atender as exigências dos banhistas que evitam entrar na água da praia devido o risco de ataque de tubarões, proporcionando conforto aos mesmos, e transformando o espaço geográfico. Esta adaptação, muitas vezes, é realizada de forma desordenada, podendo tornar-se o princípio da eclosão de inúmeros problemas de ordem ambiental (CARDOSO, 2003). Os chuveirões localizados na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE utilizados pelos comerciantes e banhistas, assim como o local selecionado, a conservação e utilização inadequada dos mesmos, pode ocasionar riscos à saúde humana e ao meio ambiente, contaminando a água do lençol freático (PEREIRA, 2010). Outra forma de poluição está diretamente ligada à permeabilidade da areia da praia, proporcionando a infiltração de agentes contaminantes no lençol freático. Entre os indicadores de água imprópria podem ser citados os índices de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes(E. coli) (CARDOSO, 2003). A presença desses compostos em valores que estão em desacordo com a legislação vigente é um indicativo de possíveis condições higiênico-sanitárias insatisfatórias que pode estar relacionada a processos naturais ou antropogênicos, onde seu acumulado nos lençóis freáticos pode ser oriundo de derivados de fertilizantes, detergentes, efluentes domésticos e por dejetos de origem animal (ALABURDA, 1998). O presente trabalho investigou se os valores de Nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, Fósforo, coliformes totais e termotolerantes (E. coli) estão dentro dos limites máximos estabelecidos pela Resolução do CONAMA n°357/2005 para águas salobras de classe I.
Material e métodos
Realizou-se uma visita de 18 à 21 de abril de 2014 para identificar os poços rasos perfurados ao longo da orla da praia de Boa Viagem-Recife/PE. Aplicou-se um questionário a cada usuário responsável (comerciantes) para levantar os dados a cerca da profundidade e o tempo de uso, se os responsáveis conheciam a procedência da água oriunda destes e se os mesmos cobravam pelo uso dessa água. Foram contabilizados 78 poços em funcionamento na praia de Boa Viagem onde a maioria não apresentavam cuidados quanto a manutenção dos mesmos. Segundo os comerciantes, não existe fiscalização quanto a qualidade das águas bombeadas para os chuveirões nesta região. Concomitante ao questionário foi realizado registro fotográfico dos poços e seus usos para balneabilidade. Para identificar a localização de cada poço foi utilizada como referência a numeração dos edifícios da Av. Boa Viagem. No dia 04 de maio de 2014 foram coletadas amostras de 10 pontos (Figura 1), utilizando como critérios de seleção a profundidade(5 a 8 m) e tempo de funcionamento(9 a 30 anos) dos poços. Foram retiradas duas amostras de cada chuveirão, uma com um recipiente de plástico de 500 mL lacrado, e a outra com bolsas de coletas de 300 mL. Durante as coletas também foram determinados o pH e a temperatura das amostras in loco. O material coletado foi levado ao laboratório e analisados em duplicatas. Os parâmetros analisados foram: N.Amoniacal, NO3, NO2, Fósforo Total, Coliformes Totais e E. Coli. Com os valores obtidos foram elaborados os laudos para cada amostra, apresentando o parecer e comparado com os padrões estabelecidos nas Resoluções do CONAMA de nº 357/2005 e de nº 274/2000. Todas as análises seguiram a metodologia do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater(1998).
Resultado e discussão
Os resultados das análises das águas dos 10 pontos de coletas estão apresentados
na Tabela 1.O pH está dentro dos padrões estabelecidos.O ponto 10 apresentou o
valor para P dentro dos parâmetros, enquanto as outras amostras apresentaram as
concentrações de N.amoniacal,NO3,NO2 e P maiores que os permitidos pela
Resolução 357/2005, respectivamente, 0,4, 0,4, 0,07 e 0,124 mg/L.Os altos
valores encontrados de N. amoniacal indicam contaminação recente e pode estar
relacionada à construção precária dos poços e falta de proteção(ALABURDA e
NISHIHARA, 1998).A presença de compostos de N2 nos seus diferentes estados de
oxidação (Figura 2) é indicativo de contaminação do aquífero(BAIRD,2011).Os
altos valores de NO2 indicam processos biológicos ativos influenciados por
poluição orgância, podendo significar uma grande atividade bacteriana e carência
de oxigênio no curso hídrico(PEREIRA,2004; SILVA, et al,2014).O alto teor de
P(Figura 3) pode estar relacionado a processos naturais ou
antropogênicos,ocasionando seu acúmulo nos lençóis freáticos derivados de
fertilizantes,detergentes e efluentes domésticos.A presença de coliformes(Figura
4) indica contaminação por dejetos de origem animal, sendo provável a existência
de outros microrganismos intestinais(FERNANDES,2011).O ponto 3 não apresentou
coliformes totais e termotolerante(E. coli).Os pontos 5 e 10 apresentaram as
concentrações para E. coli dentro dos valores máximos permitidos. No ponto 4 não
foi possível fazer a análise para coliformes, pois a amostra foi danificada no
transporte até o laboratório.Os valores elevados de E. coli indicam contaminação
recente, podendo estar relacionados a intensa frequência de pessoas em todo
percurso da orla de Boa Viagem.
Mapa dos pontos de coletas de amostras de águas de chuveirão e resultados das análises das águas dos chuveirões da areia da praia de Boa Viagem.
Gráficos das concentrações de N.amoniacal, NO3, NO2, P, coliformes totais e termotolerantes das amostra de águas dos chuveirões na areia de Boa Viagem
Conclusões
Os valores elevados de E. coli nos pontos 1,2,6,7,8 e 9,podem estar relacionados a intensa frequência de pessoas.Outra possível fonte de contaminação seria o descarte inadequado de esgoto,pois próximo ao ponto 09,que apresentou valores de coliforme totais e E.coli>1.600.000,foi encontrado uma tubulação descartando resíduos.As águas dos chuveirões da praia de Boa Viagem estão fora dos valores máximos permitidos de N.amoniacal,NO3,NO2,P,coliformes totais e E. coli para se enquadrarem como águas salobras de classe I,indicando contaminação no aquífero.
Agradecimentos
Aos comerciantes que atuam na areia da praia de Boa Viagem-Recife/PE.
Referências
ALABURDA, J.E.; NISHIHARA, L. Presença de compostos de nitrogênio em águas de poços. Revista de Saúde Pública, n.32,v.2. 1998. p.160-165.
American Public Health Association. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20th Edition, 1998.
BAIRD, C. Química Ambiental. 4ª edição. Porto Alegre: Bockman, , 2011. 844 p.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Resolução CONAMA nº 357, de 17 de março de 2005.
CARDOSO, A. L. P.; TESSARI, E. N. C.; CASTRO, A. G. M.; KANASHIRO.A. M. I.; ZANATA, G. F. nfluÊncia de Coliforme e Salmonella sp em águas provenientes de abatedouro avícola. Higiene Alimentar, v. 17, n. 111, 2003,p. 73-78.
FERNANDES, A. M. F.; Diagnóstico da Qualidade da Água Subterrânea Em Propriedade Rural no Município de Planalto, RS. 65f. 2011. Dissertação (Curso de Geografia). Ijuí, RS: UNIJUI, 2011.
PEREIRA, J. A. P, et al. Avaliação Bacteriológica da Água de Consumo em Unidades de Alimentação do Recife, PE. Higiene Alimentar, Pernambuco: v. 24 n. 190/191 2010.
SILVA, D. D.; MIGLIORINI, R. B.; SILVA, E. C.; LIMA, Z. M., MOURA, I. B.; Falta de saneamento básico e as águas subterrâneas em aquífero freático: região do Bairro Pedra Noventa, Cuiabá (MT). Engenharia Sanitária Ambiental, v. 19, n. 11, p. 43-52.