UM ESTUDO SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE PILHAS E BATERIAS NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA – PB

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ambiental

Autores

Alves Rodrigues, I. (IFPB) ; Rodrigues, E.G.S. (UFPB)

Resumo

O crescimento populacional e o aumento da produção industrial para uma melhor comodidade de vida e diversos outros fatores são responsáveis pelo o aumento da geração de resíduos sólidos. O avanço tecnológico contribui para o crescente número de aparelhos eletrônicos, necessitando-se do uso de pilhas e baterias portáteis. O objetivo deste trabalho é sensibilizar os alunos do ensino médio para diagnosticar o gerenciamento dos resíduos que são gerados nos descartes de pilhas e baterias. Essa pesquisa foi realizada através de levantamento de dados, com entrevistas em comunidades de bairros da cidade de Santa Rita-PB. Através das observações e o uso de questionários, verificou-se que não ocorre um gerenciamento adequado dos resíduos de pilhas e baterias nos bairros pesquisados e a maioria dos participantes desconhecia o correto processo de descarte.

Palavras chaves

Descartes; resíduos; sensibilização

Introdução

A falta de gerenciamento do destino final e o consumo exacerbado proporcionam um acúmulo acentuado de pilhas e baterias nas cidades dificultando o gerenciamento desses resíduos. A coleta seletiva, o uso de transportes adequado e o correto tratamento desses resíduos, utilizando as tecnologias mais compatíveis com a realidade local, proporcionam um destino final capaz de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável. Segundo Calderoni (1999), os metais traços oferecem riscos potenciais para o meio ambiente, visto que pode atingir a cadeia alimentar do homem, e por isto, exige destinação adequada. E assim, o objetivo desse trabalho é conhecer o gerenciamento dos descartes de pilhas e baterias na cidade de Santa Rita PB, com o intuito de obter dados significativos, traçar medidas esclarecedoras e educativas sobre o processo, manuseio e descarte dos resíduos a fim de prevenir acidentes e contaminação no meio ambiente.

Material e métodos

A pesquisa constitui-se em um estudo qualitativo e quantitativo, realizado em quatro bairros: Tibiri II, Várzea nova, Marcos Moura e Heitel Santiago na cidade de Santa Rita PB. Para a execução do trabalho foram realizadas, palestras, campanhas educativas, gincana ambiental com a participação de professores e especialistas na área de Química e Educação Ambiental. Os alunos trabalharam com a realização de pesquisas relacionadas ao descarte de pilhas e baterias, produção de cartazes, faixas destacando a necessidade de preservar o meio ambiente. Os discentes elaboraram questionários que foram aplicados com 10 moradores de cada bairro, totalizando 40 pessoas entrevistadas, tal questionário era composto por 4 questões de fácil entendimento.

Resultado e discussão

Durante a aplicação dos questionários, diante das respostas do destino das pilhas e baterias foram analisadas duas questões. A primeira relacionada ao descarte do material verificou-se (figura 1) que 10% dos moradores dos bairros entregavam as baterias sem uso para o posto de coleta localizado na capital João Pessoa, situada próximo a Santa Rita, e 70% descarta junto ao lixo misturado, 20% troca ou vende por acessórios para celular em casas de conserto para aparelho.Já os materiais como pilhas, os resíduos não eram separados por categoria, depois de usados eram depositados em sacolas plásticas encaminhadas para cestos de lixo misturados. Para segunda questão, figura 2 observou-se que 30% dos entrevistados relataram possuir algum conhecimento sobre o gerenciamento dos RS e 50% ouviram comentários, mas não conhecem tal gerenciamento, 20% são totalmente leigos nunca ouviram falar sobre o gerenciamento.

Figura 1. Destino do descarte de baterias por moradores entrevistados

Fonte: Própria (2014)

Figura 2. Porcentagem do grau de conhecimento relacionado ao gerenciam

Fonte: Própria (2014)

Conclusões

Nos setores responsáveis pela coleta de lixo não ocorreu um processo correto da gestão de RS, e a maioria dos trabalhadores do setor não possuem nível técnico de formação e não conheciam os processos de gerenciamento descartes, o que pode contribuir para o aumento do nível de contaminação dos trabalhadores e moradores no ambiente urbano. Deve haver uma definição de uma política ambiental séria nesta área, principalmente por parte da prefeitura, englobando a coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de pilhas e baterias e o incentivo às pesquisas de novas tecnologias para a reciclagem desses resíduos.

Agradecimentos

A comunidade escolar dos bairros de Santa Rita.

Referências

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo: Humanistas, 1999.
LIMA, L.M. Q. Tratamento de lixo. São Paulo: Hemus, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ