ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Ambiental
Autores
Vieira, J.T.F. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Júnior, A.B. (FACTO) ; Fonseca, K.C.S. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Montelo, D.B. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Marques, J.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Barbosa, L.G.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Oliveira, C.L. (IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Castro, I.P.M. (PROFESSORA DO IFTO CAMPUS PARAISO DO TOCANTINS) ; Ferraz, R.G.B. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS) ; Viroli, S.L.M. (PROFESSOR DO IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS)
Resumo
O sistema de tratamento de efluente de lavagem de veículo apresenta caixa de areia seguida de caixa separadora de água e óleo para minimizar os impactos causados ao meio ambiente. O lançamento desses efluentes sem um prévio tratamento no esgotamento sanitário implica em impactos ambientais aos recursos hídricos. As amostras foram coletas mensalmente, no período de maio a outubro de 2013, acondicionadas e encaminhadas para analises. Os parâmetros físicos e químicos analisados foram pH, oxigênio dissolvido, turbidez, óleos e graxas, sólidos totais, sólidos suspensos totais. Os resultados estão em desacordo com a legislação, pois as altas concentrações de substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento.
Palavras chaves
EFLUENTE; LAVA JATO; IMPACTO AMBIENTAL
Introdução
Estudos realizados em diferentes partes do mundo alertam para o potencial poluidor dos efluentes provenientes dos serviços de lavagem de veículos. Os efluentes industriais possuem relação com a matéria prima a ser processada e também com o processo industrial empregado (VON SPERLING, 2005). Essas águas contem surfactantes, óleos e graxas, metais pesados, sólidos totais suspensos ( BROWN, 2000; Smith e Shilley, 2009). Segundo o Denatran existe, no Brasil, cerca de 61 milhões de veículos provocando o aumento dos impactos ambientais provenientes dos processos lavagem de veículos. Dentre alguns impactos sócio ambientais ocasionados por lava jatos pode-se destacar o uso excessivo de água e o lançamento desses efluentes sem um prévio tratamento no esgotamento sanitário (COSTA et al. 2009). O lançamento dessas substâncias em corpos hídricos, deve cumprir as determinações da Resolução CONAMA 357/05 e CONAMA nº 430, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes (Brasil, 2005). Esses efluentes apresentam elevado potencial de toxicidade, capacidade de bioacumulação provocando danos irreparáveis para flora e fauna aquáticas, pois interferem nas trocas gasosas e transferência de energia, afetando a saúde humana. (Odum e Barret, 2007; Ricklefs, 2003). A lavagem de veículos é uma atividade impactante, por isso requer licenciamento ambiental para instalação e funcionamento e devem estar em concordância com as resoluções CONAMA 237/1997; CONAMA 273/2000; CONAMA 357/2005 e CONAMA nº 430. A pesquisa teve como objetivo caracterizar as águas residuárias provenientes do sistema de tratamento de efluente de uma empresa de lavagem de veículos da cidade de Paraíso do Tocantins, e avaliar os impactos ambientais gerados por essa atividade.
Material e métodos
Após levantamento da quantidade de empresas de lavagem de veículos junto aos órgãos fiscalizadores de desse tipo de serviços na Cidade de Paraíso do Tocantins, foi aplicado um questionário nos estabelecimentos e verificou-se que 28% tinham licença de funcionamento e 60% usavam caixas coletoras como mecanismos para o controle de resíduos e preservação do meio ambiente. No período de agosto a dezembro de 2013 escolheu-se uma empresa de lavagem de veículos aleatoriamente para a realização das coletas das amostras. As coletas realizadas mensalmente, no período matutino entre 10 e 11 horas e analisadas logo em seguida. O local da coleta foi após o sistema de tratamento de águas residuárias da lavagem dos veículos para, obtenção das águas em diversas etapas do processo de lavagem, com diferentes tipos de insumos utilizados. Em seguida, as amostras foram acondicionadas em garrafões opacos de 5 litros e encaminhadas em caixas térmicas refrigeradas para as analises físico químicas no o Laboratório de Saneamentos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFTO Campus Paraíso do Tocantins. Seguindo as recomendações do Standard Methods (APHA et al.2000), foram analisados os seguintes parâmetros físicos químicos potencial hidrogeniônico (pH) oxigênio dissolvido (OD), turbidez, óleos e graxas(OG), sólidos totais (ST), sólidos suspensos totais (SST).
Resultado e discussão
Os valores de pH apresentaram condições acidas devido a presença de produtos de
limpeza ácidos e manteve-se dentro dos padrões. A concentração de oxigênio das
águas varia com a temperatura, salinidade, turbulência, pressão atmosférica.
(HELLER, 2006) O oxigênio dissolvido é um fator fundamental para o controle de
processos de tratamentos aeróbios, sendo necessário manter uma concentração de
oxigênio dissolvido entre 1,5 e 2 mg/l no tanque de aeração para a obtenção de
um bom desempenho (PESSÔA e JORDÃO, 1995). Em termo de tratamento de aguas
residuárias é necessário um teor mínimo de oxigênio dissolvido de 1mg/L (VON
SPERLING, 2005). Esse parâmetro é extremamente importante, pois interfere
diretamente no processo de absorção da luz e, por conseguinte, na produção de
fotossíntese em corpos hídricos (Odum e Barret, 2007). As concentrações de óleos
e graxas nas águas residuárias pesquisadas apresentaram resultados fora do
padrão pois excederam o limite de 20 mg.L-1 (Brasil, 2005). A partir dos
resultados, obtidos pode-se verificar concentrações elevadas de ST, com destaque
para o lava jato 13, cujo valor máximo atingiu 4200 mg/L de ST. Os autores Rubio
et al. (2007), realizando um estudo sobre tratamento de águas residuárias
proveniente da lavagem de ônibus, ao analisar esse parâmetro verificou uma
concentração média de ST de 552 mg/L. Os sólidos suspensos totais (SST)
presentes nas águas indicam compostos de natureza inorgânica. Isso se deve ao
fato de haver grande quantidade de areia impregnada nos pneus e chassis dos
veículos (Grobério et al., 2004). Os gráficos, 01, 02 e 03, abaixo apresentam os
resultados obtidos das analises dos parâmetros, físico químico, analisados
conforme as Resolução CONAMA 357/05 e CONAMA nº 430
Resultado dos parâmetros físico químicos analisados
Conclusões
De acordo com resultados conclui-se que as águas residuárias das empresa de lavagem de veículo pesquisada esta em desacordo com a legislação CONAMA nº 357 e CONAMA nº 430. Altas concentrações de substâncias poluentes implicam sérios problemas ambientais se lançadas em corpos aquáticos sem o devido tratamento. Portanto, a empresa de lavagem de veículos contribuem para o desenvolvimento local e regional, mas, também proporciona impactos ambientais negativos. É indispensável a fiscalização dos órgão competentes para provocar um gerenciamento adequado que possa minimizar os impactos provocados
Agradecimentos
A DEUS, IFTO CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS,
Referências
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