EFEITO DA HIDROXILA NA MOLÉCULA DE NAFTALENO E AZULENO UTILIZANDO A TEORIA DO FUNCIONAL DA DENSIDADE

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Físico-Química

Autores

Costa, A. (UFMA) ; Gomes Varela Júnior, J.J. (UFMA) ; Pereira Silva, A.L. (UFMA) ; Ramos de Macedo, E. (UFMA) ; Matos Mourão Neto, I. (UFMA)

Resumo

No presente trabalho estudaram-se os efeitos do substituinte do grupo hidroxila nas moléculas de naftaleno e azuleno. Todos os cálculos de otimização de geometria e freqüência vibracional foram realizados com o auxílio do programa Gaussian 09 utilizando a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) com o funcional híbrido B3LYP e o conjunto de base 6-311G(d) para as moléculas naftaleno (1), mono-hidroxi-naftaleno (2), azuleno (3) e mono-hidroxi-azuleno (4). A energia total do naftaleno e azuleno tem uma relação direta com o a adição dos radicais sendo assim as moléculas 2 e 4 apresentaram uma menor energia total apresentando dessa forma os menores gap com valores muito próximos (3.579 eV) e (3.578) indicando uma instabilidade e alta reatividade.

Palavras chaves

Naftaleno; Azuleno; Energia total

Introdução

Os compostos aromáticos são importantes na indústria e desempenham papéis fundamentais na bioquímica de todos os seres vivos (K. J. DENNISTON et al, 2007). Os materiais semicondutores orgânicos, tais como, moléculas orgânicas conjugadas têm sido amplamente utilizados como materiais ativos para dispositivos óptico eletrônicos, como fotovoltaicos e células solares (G. YU, J. WANG et al, 1998) e (C. J. BRABEC et al, 2001). O naftaleno é o mais simples dos compostos da classe que chamamos de hidrocarbonetos aromáticos condensados. Considera-se esse composto como um híbrido de ressonância de três estruturas canônicas apresentando uma baixa energia de ressonância quando comparada com o benzeno. Além disso, o naftaleno apresenta uma tendência a reagir através de reações de substituição apresentando resistência às reações por adição manifestando, mais uma vez, a estabilidade aromática em relação ao benzeno (SOLOMONS, T.W.G 2003). Por outro a molécula de azuleno é estruturalmente similar á do naftaleno, porém é compreendida por 11 átomos de carbono e 9 de hidrogênios, o que confere ao azuleno propriedades físicos-químicas diferentes das observadas no naftaleno como, por exemplo, a região de emissão no espectro de UV (MILIAN TRSIC et al, 2009). No presente trabalho estudaram-se os efeitos do substituinte do grupo hidroxila nas moléculas de naftaleno e azuleno e seus derivados.

Material e métodos

Todos os cálculos de otimização de geometria e freqüência vibracional foram realizados com o auxílio do programa Gaussian 09 utilizando a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) com o funcional híbrido B3LYP e o conjunto de base 6-311G(d) para as moléculas naftaleno (1), mono-hidroxi-naftaleno (2), azuleno (3) e mono- hidroxi-azuleno(4).

Resultado e discussão

Na Tabela 1 são mostradas as estruturas otimizadas e os parâmetros estruturais comprimento de ligação e ângulo de ligação. A partir dos valores teóricos, podemos constatar que os comprimentos de ligação das moléculas 1,2,3 e 4 são ligeiramente próximos dos valores experimentais C-C (1.39 Å) C-H (1.09 Å) (Nidia França Roque, p.74.2011) se comparados com compostos aromáticos. Enquanto que os ângulos de ligação das moléculas 1 e 2 se aproximam dos valores calculados por (CRUICKSHANK, 1975), em contrapartida as moléculas 3 e 4 apresentam ângulos superiores a 120º. A tabela 2 mostra que a energia total do naftaleno e azuleno tem uma relação direta com o a adição dos radicais sendo assim as moléculas 2 e 4 apresentaram uma menor energia total. Outro ponto importante corresponde às mudanças de simetria das moléculas estudadas, sendo a molécula 3 planar com o centro de inversão e simetria C2v (alta simetria), enquanto que molécula 4 tem simetria CS (baixo simetria). A substituição dos grupos laterais reduziu a população dos orbitais moleculares ocupados, isso levou a uma diminuição do gap de energia para as moléculas com o grupo hidroxila, sendo que a molécula 1 apresentou um maior gap (4.778 eV) mostrando-se altamente estável e com baixa reatividade outro efeito contrário foi observado para as moléculas 2 e 4 que apresentaram os menores gap com valores muito próximos (3.579 eV) e (3.578) indicando uma instabilidade e alta reatividade.

Tabela 1

Estruturas otimizadas e os parâmetros estruturais comprimento de ligação e ângulo de ligação com funcional B3LYP e o conjunto de base 6-311G(d).

Tabela 2

Energia total,simetria, estados eletrônicos e os gaps de energia (eV)com o funcional híbrido B3LYP e o conjunto de base 6-311G(d).

Conclusões

A metodologia empregada nos cálculos, B3LYP/6-311G(d) em nível de DFT, descreve satisfatoriamente o comportamento dos compostos de naftaleno e azuleno substituídos pela hidroxila.A energia total do naftaleno e azuleno tem uma relação direta com o a adição dos radicais sendo assim as moléculas 2 e 4 apresentaram uma menor energia total apresentando dessa forma os menores gap com valores muito próximos (3.579 eV) e (3.578) indicando uma instabilidade e alta reatividade.

Agradecimentos

A Universidade Federal do Maranhão

Referências

BY D. W. J. CRUICKSHANK.; A Detailed Refinement of the Crystal and Molecular Structure of Naphthalene . Acta Cryst. (1957). 10, 504.
C. J. BRABEC, N. S. SARICIFTCI, J. C. HUMMELEN, Adv. Funct. Mater, 11, 15, 2001.
G. YU, J. WANG, J. MC ELVAIN, A. HEEGER, Adv. Mater, 10, 1431, 1998.

NIDIA FRANÇA ROQUE.; Substâncias Orgânicas: Estruturas e Propriedades. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, p.74.2011.

MILIAN TRSIC, MELISSA F. SIQUEIRA PINTO.; Química quântica:fundamentos e aplicações. Barueri, SP: Manole, p.119.2009.

K. J. DENNISTON, J.TOPPING AND T. M. DWYER, "General Organic and Biochemistry", 5th Edition, Towson University, 2007.

SOLOMONS, T.W.G; FRYHLE, C.B.; Organic Chemistry, 8th ed. John Wiley & Sons, 2003.



Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ