ESTUDO DO EQUILÍBRIO DE FASES PARA SISTEMAS COMPOSTOS POR POLIETILENOGLICOL 4000 g/mol, SULFATO DE ZINCO E ÁGUA EM DIFERENTES TEMPERATURAS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Físico-Química

Autores

Rodrigues Barreto, C.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Souza de Araújo, B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Alves Tolentino, S.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Cardim de Jesus, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Cardozo de Souza Júnior, E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Barreto do Nascimento, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos Pereira Flores, M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos Sampaio, V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Ferreira Bonomo, R.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

A utilização dos SAB permite separar moléculas com atividade biológica de misturas complexas, como as proteínas, pois as fases constituídas majoritariamente por água. O artigo tem como objetivo apresentar os dados de equilíbrio do sistema formado basicamente por sulfato de sódio e polietileno-glicol 4000 nas temperaturas 20, 30, 40 e 50°C . Pode-se observar que a variação de temperatura não altera de forma significativa o comportamento das binodais, portanto a área bifásica não será reduzida.

Palavras chaves

Sistemas aquosos bifásico; binodais; efeito da temperatura

Introdução

Os Sistemas Aquosos Bifásicos (SABs) têm sido utilizadas com sucesso na extração e purificação de macromoléculas biológicas, tais como proteínas, ácidos nucleicos e antibióticos (Diamond e Hsu, 1992). Comparada a outras técnicas de purificação tradicionais, SAB tem vantagens por ter elevado teor de água em suas fases (70-90%, m/m), elevada biocompatibilidade, baixa degradação biomoléculas e baixo custo. (DIAMOND e HSU, 1992; GUNDUZ, 2000). O polietileno glicol é o polímero padrão para os sistemas bifásicos aquosos. Sua utilização torna-se vantajosa pelo seu baixo custo, propriedades físicas e químicas favoráveis, pela não diminuição da atividade das biomoléculas, além de ser biodegradável e atóxico (ZASLASVSKY, 1995). Objetivou-se fazer a determinação dos dados de equilíbrio para sistemas composto de polietileno glicol (4000 g.mol-1) + Sulfato de sódio + água, em diferentes temperaturas.

Material e métodos

Os diagramas de equilíbrio dos sistemas aquosos bifásicos contendo PEG (4000 g/mol) + sal (sulfato de zinco) + água foram obtidos nas temperaturas de (20, 30, 40 e 50ºC).As curvas binodais para esse sistema foram obtidas mediante a técnica turbidimétrica, segundo metodologia de Albertsson (1986), nas temperaturas de estudo. Soluções aquosas estoque de PEG (50% em massa), do sal (25% em massa) foram utilizadas no experimento. Quantidades adequadas de PEG, sal e água, foram pesadasem balança analítica. O tubo contendo a solução foi levado a um banho termostático, onde foi deixado por 2 minutos para atingir o equilíbrio térmico nas temperaturas desejadas. Em seguida, foram adicionadas alíquotas da solução estoque de sal com uma pipeta automática, mantendo-se a agitação manual do tubo dentro do banho, até que o sistema se turvasse. O aparecimento da turbidez indica que o sistema passou de monofásico para bifásico. Obtinha-se, com isso, o primeiro ponto da curva binodal. Os pontos adicionais foram obtidos pela adição de pequenas quantidades de água para que o sistema ficasse homogêneo (límpido) e, na sequência, sal até promover uma nova turvação. O processo foi repetido até se obterem os pontos suficientes para a construção da curva. As massas foram cuidadosamente anotadas para que possa ser realizado o balanço de massa das fases e dos componentes do sistema.

Resultado e discussão

As composições de equilíbrio dos SAB’s compostos por PEG 4000 + sulfato de zinco + água, em diferentes temperaturas, estão apresentadas na Figura 1. O aumento da temperatura provoca diminuição da solubilidade mútua, ou seja, aumento da região bifásica. Analisando o comportamento do sistema formado por PEG 4000 + sulfato de zinco + água, em diferentes temperaturas (20, 30, 30 e 50°C), notou-se um pequeno aumento da região bifásica com o aumento da temperatura, sendo mais evidente quando comparado as binodais de 20°C e 50°C, nas demais temperaturas não foi possível observar um deslocamento significativo das binodais, corroborando com estudos de ZAFARANIMOATTAR & GASEMI, (2002).

Curva da Binodal do Sulfato de Zinco

Binodal do PEG 4000+ Sulfato de zinco nas temperaturas de 20ºC, 30ºC, 40ºC e 50ºC.

Conclusões

Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir pode-se que o comportamento destes SAB’s não é significativamente influenciado pela variação da temperatura na faixa estudada.

Agradecimentos

Referências

1.DIAMOND, A. D., Hsu, J. T. (1992), Aqueoustwophase systems for biomoleculeseparation. Advances in BiochemistryEngineering. v. 47, 89-135.

2. ALBERTSSON, P.A., Partition of Cell Particles and Macromolecules, third ed., Wiley, New York, 1986.

3.GUNDUZ, U. (2001), Optimizationofbovineserumalbuminpartitioncoefficient in aqueoustwo-phasesystems.Bioseparation 9: 277-281.

4. ZASLASVSKY, B. Y. (1995), Aqueoustwo-phasepartitioning-PhysicalChemistryandBioanalyticalApplications, Mercel Dekker, Inc. New York. 3.P.A. Albertsson, Partition of Cell Particles and Macromolecules, third ed., Wiley, New York, 1986.

ZAFARANI-MOATTAR, M. T.; GASEMI, J. Liquid-liquid equilibria of aqueous two-phase
systems containing polyethylene glycol and ammonium dihydrogen phosphate or diammonium hydrogen phosphate. Experiment and correlation. Fluid Phase Equilibria, v.198, p. 281–291, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ