ISBN 978-85-85905-10-1
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
Figueredo, M.K.S. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Santos, M.T.M. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Benigno, A.P.A. (IFCE - CAMPUS UMIRIM)
Resumo
O trabalho teve como objetivo elaborar e apresentar oficinas que abordassem a discussão/contextualização da química através do chocolate e oportunizassem os participantes a conhecerem sobre a produção artesanal trufas de chocolate como possibilidade de geração de renda familiar, em associações comunitárias da cidade de União dos Palmares/AL. O trabalho foi fruto de uma ação extensionista do IFAL - Campus Murici e foi realizado em uma comunidade contando com 40 participantes.
Palavras chaves
Chocolate; Conhecimento químico; Geração de renda
Introdução
Segundo, Santos e Schnetzler (2010, p.15)1 “a presença da química no dia-a-dia das pessoas é mais do que suficiente para justificar a necessidade de o cidadão ser informado sobre ela”. No entanto, destaca-se que muitos jovens não se interessam pela química, chegando a considerar até que essa ciência não faz parte de suas vidas. Desta forma, verifica-se a necessidade da utilização de alternativas relacionadas ao ensino e/ou divulgação de química, com o intuito de despertar o interesse e apresentar a importância de estudar/aprofundar os conceitos químicos. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo elaborar oficinas que abordassem a discussão da química através do chocolate e a confecção de trufas de chocolate como oportunidade de geração de renda familiar, em associações comunitárias da cidade de União dos Palmares/AL. As ações foram desenvolvidas através do Projeto de Extensão, o qual foi elaborado por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Campus Murici, com orientação docente. A partir do presente projeto utilizou-se o chocolate como possibilidade de contextualizar e discutir a respeito de conteúdos químicos, bem como, oportunizar o conhecimento a respeito da produção artesanal de trufas de chocolate, possibilitando a geração de renda familiar dos participantes da ação extensionista. Projeto desta natureza foi importante por possibilitar aprofundamento teórico e prático de alunos do curso médio integrado a respeito dos assuntos discutidos, que fazem parte de sua formação profissional, bem como maior contato do Instituto com a comunidade de União dos Palmares/AL.
Material e métodos
As principais atividades desenvolvidas foram, o levantamento bibliográfico sobre a química do chocolate; seleção de temas a serem abordados na oficina; interligação/contextualização entre conteúdos químicos e os selecionados para compor as oficinas; preparação das oficinas (slides a serem utilizados, seleção de texto e vídeo); aquisição de materiais para a mesma; elaboração de questionários com o intuito de obter informações socioeconômica dos participantes, bem como, sobre a opinião em relação a participação na ação extensionista; realização de contato com associações comunitárias na cidade de União dos Palmares/AL para recebimento do projeto; elaboração de cronograma das atividades a serem desenvolvidas; e por fim, iniciou-se a realização das oficinas. Dentre os materiais utilizados destacam-se folhas de papel A4, datashow, barras de chocolate, formas de silicone e embalagens para as trufas, luvas e tocas.
Resultado e discussão
OS conteúdos químicos quando relacionados com aspectos e temas da vida dos
estudantes facilita com que estes compreendam as contribuições da ciência
química à sociedade e à sua vida2. Pois, os conhecimentos científicos não são os
fenômenos da natureza, mas construções desenvolvidas pela comunidade científica
para interpretar a natureza3. Assim, os temas abordados para contextualização da
química através do chocolate foram: discussão sobre o cacau,
plantação, pragas e pesticidas, avaliação química dos rótulos, discussão sobre
diet e light, estrutura química e nomenclatura de alguns componentes do
chocolate, identificação de grupos funcionais presentes nos compostos contidos
no chocolate. Além disso, foi discutido nas oficinas a respeito das boas
práticas de fabricação para produção das trufas. Conhecimentos estes importantes
para formação básica de alunos do curso técnico, visto que a química é
disciplina de 1º ao 3º ano do ensino médio integrado, e também na formação de
alunos do curso técnico integrado em agroindústria e agroecologia. A oficina foi
dividida em quatro partes (duas aulas teóricas e duas aulas práticas), ocorreu
com a participação de 40 moradores de uma comunidade, e os encontros aconteceram
no centro comunitário de uma comunidade localizado em União dos Palmares/AL.
Conclusões
Esta proposta caracterizou uma ação extensionista significativa para contextualizar a química através do chocolate. Atividade desta natureza favoreceu a troca de experiências entre os alunos do curso médio integrado em agroecologia e agroindústria do IFAL - Campus Murici envolvidos na atividade de extensão e a comunidade de União dos Palmares/AL participante do projeto, oportunizando aos alunos colocar em prática os conhecimentos construídos durante o curso, bem como, o desenvolvimento local através da possibilidade da geração de renda dos participantes da oficina.
Agradecimentos
A Pró-Reitoria de Extensão do IFAL e ao IFAL - Campus Murici pelo apoio.
Referências
1. SANTOS, W.L.P. dos; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4.ed. Ijuí: Unijuí, 2010.
2. SCAFI, S.H.F.; Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Química Nova na Escola, v. 32, n.3, p. 176-183, 2010.
3. DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Science Education, v. 84, n.3, 2007.