LabStocker - Sistema Baseado em Nuvem para Gerenciamento de Estoque de Laboratórios de Química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Santos, A.F.C.B. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Souza, A.M.A. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Sousa, B.V.G. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Lima, R.R.C. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE)

Resumo

O LabStocker consiste em um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química. Laboratórios frequentemente têm necessidade de um mecanismo eficaz e de fácil utilização na obtenção de informações e rastreamento de reagentes químicos e soluções. As funções do sistema incluem informações sobre materiais de maneira rápida, localização de reagentes em utilização, identificação de responsáveis, controle de entrada e saída, além de notificações sobre diversos status de estoque. Com sua primeira versão para desktop desenvolvida na linguagem Java, está em andamento a implementação de arquitetura baseada em nuvem, o que permite a integração simultânea de diferentes interfaces e plataformas, incluindo web e dispositivos móveis.

Palavras chaves

Software; Estoque; Laboratório de Química

Introdução

Em laboratórios de química, mecanismos que realizem o gerenciamento automatizado e centralizado dos materiais, reagentes e soluções utilizados tornam-se essenciais para o controle eficaz e visualização holística desse estoque, seja no desenvolvimento de projetos ou em uma grande demanda de aulas práticas. Visualizando tal problemática, e tendo como base experiências vivenciadas no laboratório de química do Campus Natal - Zona Norte do IFRN, foi desenvolvido o LabStocker, software inovador de gerenciamento de estoque capaz de cadastrar e localizar reagentes que estejam em utilização; identificar responsáveis por cada material; oferecer informações sobre os grupos e usuários que utilizam o laboratório; disponibilizar dados sobre os reagentes de maneira rápida; controlar a entrada e saída de materiais; gerar relatórios de estatísticas e previsões de consumo; e ainda, efetuar a separação de reagentes por grupos de compatibilidade (líquidos inflamáveis, ácidos, bases, sólidos, indicadores, soluções de aulas práticas, etc.), como meio de proteger inflamáveis de ignição, minimizar o potencial de exposição a venenos, e segregar compostos incompatíveis para prevenir qualquer forma acidental de mistura (THE UNIVERSITY OF IOWA, 2012).

Material e métodos

O desenvolvimento da aplicação foi iniciado através do levantamento de requisitos e especificações para o software - processo fundamental para a definição da estrutura da aplicação (SOMMERVILLE, 2011) - com base nas demandas do laboratório de química do IFRN Campus Natal - Zona Norte. O sistema foi moldado em torno de uma arquitetura cliente-servidor, o que permite a centralização do processamento e gestão de dados. Podemos relevar, como exemplo, a possibilidade de utilização do sistema de maneira simultânea em uma interface de navegador web e em dispositivos móveis, gerando facilidade de acesso em qualquer ambiente. Em seguida, o processo de codificação da primeira versão do software para desktop foi iniciado na linguagem de programação Java, sobre um servidor de gerenciamento de banco de dados MySQL. O usuário, ao acessar o sistema, tem à disposição um arsenal de funções responsáveis pela gestão eficaz e inteligente dos materiais, visíveis no diagrama abaixo. As contas podem ser divididas em diversos níveis de acesso, o que permite habilitar ou desabilitar determinadas funções do sistema. A separação de usuários por grupos, a atribuição de responsabilidades, e os empréstimos e devoluções de materiais aprimoram o controle da utilização dos reagentes e soluções, o que, como exemplo, é vital quando esses são compartilhados por uma grande quantidade de projetos. O mecanismo de separação por grupos de compatibilidade facilita uma maior atenção às práticas recomendadas de disposição de materiais em prateleiras e armários. A funcionalidade de geração automática de relatórios e de previsões e análises estatísticas de consumo, através da exibição de gráficos e tabelas - atualmente em desenvolvimento -, favorecem uma melhor gestão de investimentos em insumos.

Resultado e discussão

Os testes do LabStocker iniciaram com a utilização de dados reais do Laboratório de Química do IFRN - Campus Natal Zona Norte. Houve levantamento de informações sobre os reagentes armazenados, usuários e grupos de utilizadores (professores, orientadores e alunos). O sistema preliminar foi implementado em um terminal centralizado no laboratório. O software, no contexto do laboratório do campus, tem trazido impactos bastante positivos para uma administração eficiente dos materiais consumidos pelos usuários do laboratório, mostrados inclusive no melhor planejamento da aquisição de recursos para as iniciativas de pesquisa e extensão. É importante ressaltar a alta escalabilidade e adaptabilidade do software - as funções desenvolvidas são apenas preliminares e quaisquer melhorias, correções ou novos recursos podem ser facilmente acoplados à aplicação distribuída. Atualmente, está em andamento o processo de centralização do processamento e armazenamento de dados, por meio de arquitetura em nuvem para sistemas distribuídos (LAUDON, 2007). O projeto iniciou seu desenvolvimento para plataforma web, através da utilização das mais atualizadas tecnologias e padrões de desenvolvimento para a web (WORLD WIDE WEB CONSORTIUM, 2014) e das linguagens de programação PHP e JavaScript. Um dos grandes diferenciais da aplicação é evidenciado na facilidade em que os dados poderão ser administrados, uma vez que o usuário poderá acessar o sistema de onde estiver, por ser necessário apenas um navegador de internet para a sua utilização. Além disso, perspectivas futuras incluem a portabilidade para interfaces em dispositivos móveis.

Logo Inicial do Software

A figura mostra o primeiro logo desenvolvido para o software LabStocker.

Especificações do Software

A figura mostra um diagrama de visão geral das especificações do LabStocker.

Conclusões

Após o desenvolvimento da primeira versão do software, vimos que é possível facilitar demandas de controle de estoque em laboratórios por meio de um sistema centralizado de gerenciamento, de modo a se evitar que tais necessidades tornem-se potencial empecilho para o desempenho de atividades laboratoriais. Concluímos, além disso, que o emprego de uma arquitetura centralizada em nuvem permite uma alta escalabilidade do software, bem como facilitar posteriores atualizações e correções. A curto prazo, sólidas perspectivas incluem a conclusão do desenvolvimento da primeira versão da interface web.

Agradecimentos

Agradecemos à nossa instituição, IFRN - Campus Natal - Zona Norte, pelo apoio e suprimento de condições para desenvolvimento do projeto.

Referências

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.

LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 452 p.

THE UNIVERSITY OF IOWA. Chemical Storage: Nine Compatible Storage Group System. 2012. Disponível em: <http://ehs.research.uiowa.edu/chemical-storage-nine-compatible-storage-group-system>. Acesso em: ago. 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. HTML5: A vocabulary and associated APIs for HTML and XHTML. 2014. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/2014/CR-html5-20140731/>. Acesso em: ago. 2014.

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