ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Iniciação Científica
Autores
Sousa, A.S. (UFCG) ; Silva, A.S. (UFCG) ; Araújo, D.S. (UFCG) ; Costa, E.O. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Lima, R.C.S. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)
Resumo
A experimentação é de extrema importância para que o aluno consiga entender o conteúdo aplicado na teoria, mas o que deve ficar claro é que esta experimentação deve sempre buscar acrescentar algo no conhecimento do aluno e não apenas ser uma aula diferente. Este trabalho aborda questões relacionadas aos conceitos de ácidos, bases e misturas. Foi realizado com turmas do ensino médio no laboratório de ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité - PB, com o objetivo de uma melhor compreensão dos assuntos vistos em sala de aula.
Palavras chaves
Experimentação; Ensino Inovador; Ensino de Química
Introdução
A experimentação é uma técnica que consiste no conjunto de processos utilizados para verificar as hipóteses, coomprovando a teoria. As atividades experimentais são indispensáveis, porém condição não suficiente para as aulas de química terem êxito (LOPES, 1998; GIORDAN, 1999). Acredita-se que as atividades que estão postas aqui servem de bom início para nossa discussão sobre o papel da experimentação no ensino de ciências, bem como para discussão do modo de desenvolver tal modelo de ensino. A experimentação, possui um papel fundamental, uma vez que é benéfica no processo de ensino-aprendizagem, quando acompanhada de uma reflexão sobre sua aplicação. O caminho da experimentação e teoria é uma via de mão dupla, podendo ter a finalidade de comprovar uma teoria ou criar uma nova. O papel da experimentação no ensino é abrir novos caminhos de aprendizagem aos alunos, mas claro, se o professor souber achar o caminho correto para isso. A experimentação por si só não garantirá o aprendizado do aluno, e sim a maneira na qual o professor abordará esta experimentação, sabendo que ela deve ser executada não somente por uma simples brincadeira, mas como uma nova forma de ensinar e despertar o interesse dos estudantes na prática. O objetivo deste trabalho foi levar para a aula uma melhor compreensão sobre os conceitos envolvidos em soluções químicas através de um experimento de baixo custo.
Material e métodos
Trabalhou-se os experimentos com materiais alternativos, com duas turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Orlando Venâncio dos Santos, situada em Cuité-PB, sendo necessário 1 litro de óleo de cozinha, 1 copo de água, corante artificial verde, 1 comprimido efervescente antiácido e pote alto. Esse experimento faz parte das atividades do PIBID-Química e leva para os alunos uma melhor ompreensão do que é visto em sala de aula. No laboratório da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, antes de realização do experimento, aplicou-se um questionário e depois de realizada a prática aplicamos outro questionário, para verificamos a que nível estava a turma em relação ao assunto, verificando o que os alunos compreenderam com a realização do experimento.
Resultado e discussão
Inicialmente foi realizada uma discussão sobre o assunto em questão que foi
trabalhado com os experimentos, buscando fazer com que os alunos relacionassem o assunto com o cotidiano. Ao longo da realização da prática foi feita algumas perguntas aos alunos sobre o que iria acontecer na próxima etapa e ao final pode-se observar que os mesmos alcançaram os objetivos da aula prática,
pois eles conseguiram responder de forma clara, as perguntas relacionadas a
ácidos, bases, misturas, soluções e viram que a química pode ser observada
também no dia-a-dia e em diversas atividades do nosso cotidiano (Figura 1). Com produtos de baixo custo podem-se realizar vários experimentos. Ao final
do experimento foi possível comprovar que eles compreenderam as explicações que
foram dadas durante a realização do experimento já que a maioria dos alunos foi
muito bem nas respostas e na prática em si, visto que todo o procedimento foi
realizado por eles e também foi observado que a com aula prática os alunos
interagem de forma mais dinâmica.
Atividades experimentais realizadas na escola.
Conclusões
Pode-se verificar que a experimentação no ensino de ciências é de fundamental importância, não apenas por fazer uma aula diferenciada, mas porque através dessa irá surgir questionamentos e interesse da parte dos alunos, os quais irão observar, relatar, e desta maneira começarão a expandir seu campo de conhecimento.
Agradecimentos
PIBID/CAPES/UFCG
Referências
LOPES, A. R. C. O Ensino Médio em Questão. Química Nova na Escola, n. 7, p.17-20, 1998.
GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p.43-45, 1999.